Detalhes da seção


Artigos

 
Edição Título
 
v. 31, n. 118 (2023): Revista Ensaio Jan./Mar. Desafios e riscos da Educação remota para crianças e adolescentes Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Candido Alberto da Costa Gomes, Carlos Angelo de Meneses Sousa
 
v. 31, n. 118 (2023): Revista Ensaio Jan./Mar. Uma análise longitudinal do IDEB em municípios de médio porte do estado de São Paulo Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Mozart Neves Ramos, Leomar da Silva, João Bosco Paraíso da Silva, Antonio José da Costa Filho
 
v. 30, n. 117 (2022): Revista Ensaio Out./Dez. Aprendizagem do respeito por meio da Educação musical nas escolas Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Cristina Silva Kreutzfeld, Maria Judith Sucupira da Costa Lins
 
v. 30, n. 117 (2022): Revista Ensaio Out./Dez. Programa de avaliação da Educação Básica do Espírito Santo: repercussões nas escolas e no Ensino de matemática Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Rosiane Pereira Lima, Lúcio Souza Fassarella
 
v. 30, n. 117 (2022): Revista Ensaio Out./Dez. Percursos e trajetórias: a identidade do diretor de escola negro nas escolas municipais da cidade de São Paulo Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Douglas Aparecido Campos, Maria Angélica Chagas Ferreira
 
v. 30, n. 117 (2022): Revista Ensaio Out./Dez. A política de internacionalização do Ensino Superior. Efeitos, lacunas e assimetrias persistentes Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Jaime Moreles Vázquez, Sara Aliria Jiménez García, Silvia Regina Canan
 
v. 30, n. 117 (2022): Revista Ensaio Out./Dez. Sistema de Educação Superior canadense: avaliação da Agência HEQCO para o desenvolvimento da Educação na província de Ontário Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Danilo de Melo Costa
 
v. 30, n. 117 (2022): Revista Ensaio Out./Dez. O financiamento educacional no Espírito Santo: o que dizem os gestores de Educação Especial Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Marileide Gonçalves França, Douglas Christian Ferrari de Melo, Mariangela Lima de Almeida
 
v. 30, n. 117 (2022): Revista Ensaio Out./Dez. Determinantes do gasto público em Educação nos municípios do estado do Mato Grosso do Sul Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Jonatas Dutra Sallaberry, Edicreia Andrade dos Santos, Pedro Henrique da Silva Melo Pereira, Débora Larissa Brum
 
v. 30, n. 117 (2022): Revista Ensaio Out./Dez. Contribuições para ampliar a visão no desenho de políticas públicas de juventude, Educação e trabalho na América Latina Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Maria Eugenia Vicente
 
v. 30, n. 117 (2022): Revista Ensaio Out./Dez. O acesso universal à Educação no Brasil: uma questão de justiça social Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Clóvis Trezzi
 
v. 30, n. 117 (2022): Revista Ensaio Out./Dez. Concepções e Práticas Avaliativas em Escolas Municipais do Rio de Janeiro Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Andréa Baptista de Almeida, Rodrigo Pereira da Rocha Rosistolato, Diana Gomes da Silva Cerdeira
 
v. 30, n. 117 (2022): Revista Ensaio Out./Dez. A (re)interpretação e a implementação das políticas educativas de cidadania pelos professores * Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Maria José D. Martins, Ana Margarida Veiga Simão
 
v. 30, n. 117 (2022): Revista Ensaio Out./Dez. Avaliação educacional: um olhar sobre a produção acadêmica na revista Ensaio (2009–2020) Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Maria de Lourdes Haywanon Santos Araújo, Herica Luar da Silva Oliveira, Ana Clara Almeida dos Santos
 
v. 30, n. 116 (2022): Revista Ensaio Jul./Set. Autoestima e motivação para aprender online: o caso de mulheres reclusas Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Rita Barros, Angélica Monteiro, Carlinda Leite
 
v. 30, n. 116 (2022): Revista Ensaio Jul./Set. Organismos internacionais e as perspectivas para a formação de professores no marco da Agenda E2030 Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Marilia Costa Morosini, Egeslaine de Nez, Vanessa Gabrielle Woicolesco
 
v. 30, n. 116 (2022): Revista Ensaio Jul./Set. Avaliação do processo educacional de gestão para a integração de modelos didáticos mediados pela TIC: um estudo de múltiplos casos Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Isabel Jiménez Becerra, Kemel Ahmed Ghotme, Artieres Estevao Romeiro, Lina Rosa Parra Bernal
 
v. 30, n. 116 (2022): Revista Ensaio Jul./Set. Ecologia de saberes e línguas na produção acadêmica latino-americana Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Kyria Rebeca Finardi, Claudio França, Felipe Furtado Guimarães
 
v. 30, n. 116 (2022): Revista Ensaio Jul./Set. Processos de liderança no Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Nuno Fraga, Gorete Pereira, Ana Isabel Gouveia, Fernanda Gouveia
 
v. 30, n. 116 (2022): Revista Ensaio Jul./Set. Políticas públicas de planeamento da rede escolar em Portugal: evolução das responsabilidades e opções municipais Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Lúcia Isabel Ribeiro Santos, Joaquim Luís Medeiros Alcoforado, António Manuel Rochette Cordeiro
 
v. 30, n. 116 (2022): Revista Ensaio Jul./Set. As políticas públicas de Educação: o caso do ensino médio na região nordeste do Brasil* Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Assis Leão da Silva, André Benedito Graciano
 
v. 30, n. 116 (2022): Revista Ensaio Jul./Set. Pode a inteligência artificial apoiar ações contra evasão escolar universitária? Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Wanderci Alves Bitencourt, Diego Mello Silva, Gláucia do Carmo Xavier
 
v. 30, n. 116 (2022): Revista Ensaio Jul./Set. Políticas e práticas de avaliação externa de escolas: quais os espaços para a colaboração docente? Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Filipa Seabra, Marta Abelha, Susana Henriques, Ana Mouraz
 
v. 30, n. 116 (2022): Revista Ensaio Jul./Set. A pesquisa brasileira em Educação sobre o uso das tecnologias no Ensino Médio no início do século XXI e seu distanciamento da construção da BNCC Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Alvaro Martins Fernandes Junior, Fernando José de Almeida, Siderly do Carmo Dahle de Almeida
 
v. 30, n. 116 (2022): Revista Ensaio Jul./Set. Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação: desconhecido por pais e professores Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Viviane Aparecida Pereira dos Santos, José Luiz Lopes Vieira, Vânia de Fátima Matias de Souza, Luciana Ferreira
 
v. 30, n. 116 (2022): Revista Ensaio Jul./Set. Teoria e Prática na Formação de Professores: Brasil, Escócia e Inglaterra Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Menga Lüdke, Ana Ivenicki
 
v. 30, n. 115 (2022): Revista Ensaio Abr./Jun. Violência e conflito como elementos centrais para a deterioração do contexto educacional do Ensino Básico e Secundário nas instituições públicas de ensino Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Jhon Jairo Mosquera Rodas
 
v. 30, n. 115 (2022): Revista Ensaio Abr./Jun. Uso das avaliações de larga escala na formulação de políticas públicas educacionais Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Flavia Viana Basso, Rodrigo Rezende Ferreira, Adolfo Samuel Oliveira
 
v. 30, n. 115 (2022): Revista Ensaio Abr./Jun. Notas para a reconstrução da noção de equidade subjacente ao desenho do Paic* Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Naira da Costa Muylaert Lima, Alicia Maria Catalano de Bonamino, Maria Océlia Mota
 
v. 30, n. 115 (2022): Revista Ensaio Abr./Jun. Aceitação e resistência à adoção de e-learning em países em desenvolvimento: uma revisão de literatura Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Eduardo Bizzo
 
v. 30, n. 115 (2022): Revista Ensaio Abr./Jun. Educação inclusiva no Brasil e Espanha: discussão conceitual Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Daisy Eckhard Bondan, Flávia Obino Côrrea Werle, Jesús Molina-Saorín
 
v. 30, n. 115 (2022): Revista Ensaio Abr./Jun. A relação entre o desenvolvimento cognitivo e indicadores de comportamento e desenvolvimento pessoal, social e emocional na pré-escola Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Karina Porciuncula de Almeida Rodrigues Santos, Tiago Lisboa Bartholo, Mariane Campelo Koslinski
 
v. 30, n. 115 (2022): Revista Ensaio Abr./Jun. Educação Superior no México: os desafios do governo presidencial no período 2018-2024 em matéria de cobertura Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Juan Carlos Castellanos Ramírez, Shamaly Alheli Niño Carrasco
 
v. 30, n. 115 (2022): Revista Ensaio Abr./Jun. Organizações de estudantes universitários na Ucrânia: política juvenil no campus e participação social Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Mateusz Kamionka
 
v. 30, n. 115 (2022): Revista Ensaio Abr./Jun. Conteúdo de Ciências Naturais no Ensino Primário no passado recente em Santiago del Estero: uma análise das regulamentações nacionais e provinciais Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Raúl Esteban Ithuralde, Ana Gabriela Dumrauf
 
v. 30, n. 115 (2022): Revista Ensaio Abr./Jun. Políticas públicas na alfabetização: um diálogo com a avaliação nacional da alfabetização e o Programa Mais Alfabetização* Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Helen Vieira de Oliveira, Dina Maria Vieira Pinto, Luiz Antônio Gomes Senna
 
v. 30, n. 115 (2022): Revista Ensaio Abr./Jun. O que dizem os atores estratégicos sobre a relação entre o Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Pernambuco e a qualidade educacional? Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Maurílio Mendes da Silva, Zélia Maria Soares Jófili
 
v. 30, n. 115 (2022): Revista Ensaio Abr./Jun. A avaliação educacional na produção científica vista por meio de análise de redes sociais Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Luiz Ney d’Escoffier, Camila Cristina Gomes Ferreira de Oliveira, Lívia da Fraga Lima, Alvaro Chrispino
 
v. 30, n. 114 (2022): Revista Ensaio Jan./Mar. Resolução colaborativa de problemas: resultados brasileiros no Pisa * Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Andriele Ferreira Muri Leite, Patrícia Ferreira Miranda, Nathalie Loye
 
v. 30, n. 114 (2022): Revista Ensaio Jan./Mar. Desempenho dos estudantes de cursos presenciais e a distância no Enade em 2015, 2016 e 2017 Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Angelo Luiz Cortelazzo, Cristina de Carvalho Ares Elisei
 
v. 30, n. 114 (2022): Revista Ensaio Jan./Mar. Programa de transporte escolar como meio para melhorar a educação pública em um pequeno município rural no Nordeste do Brasil Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Maria Victória Leal de Almeida Nascimento, Mauricio Oliveira de Andrade
 
v. 30, n. 114 (2022): Revista Ensaio Jan./Mar. Egressos de um Curso de Pedagogia: trajetórias formativas e profissionais Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Carla Patrícia Quintanilha Corrêa
 
v. 30, n. 114 (2022): Revista Ensaio Jan./Mar. Reconhecimento: uma característica das práticas pedagógicas em histórias de professores de escolas normais em contextos de conflito interno na Colômbia Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Milton Molano Camargo, Felipe Andrés Aliaga Saez
 
v. 30, n. 114 (2022): Revista Ensaio Jan./Mar. Emprego do Data Envelopment Analysis (DEA) para estimar a eficiência escolar Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Rita de Fátima Muniz, Wagner Bandeira Andriola, Sheila Maria Muniz, Antonio Clécio Fontelles Thomaz
 
v. 30, n. 114 (2022): Revista Ensaio Jan./Mar. Internacionalização das Instituições de Ensino Superior (IES): percepções de acadêmicos Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Rejane Pinto Costa, Alberto Gabbay Canen
 
v. 30, n. 114 (2022): Revista Ensaio Jan./Mar. Os desafios da universidade pública pós-pandemia da Covid-19: o caso brasileiro Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Lourdes Maria Rodrigues Cavalcanti, Maria das Graças Gonçalves Vieira Guerra
 
v. 30, n. 114 (2022): Revista Ensaio Jan./Mar. A QUESTÃO DA VALIDADE NA AVALIAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Girlene Ribeiro de Jesus, Renata Manuelly de Lima Rêgo, Victor Vasconcelos de Souza
 
v. 30, n. 114 (2022): Revista Ensaio Jan./Mar. Educação online aberta e massiva como alternativa à crise educacional da Covid-19 Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Andres Chiappe, Alejandro Emilio Wills
 
v. 30, n. 114 (2022): Revista Ensaio Jan./Mar. De quem é a responsabilidade?: uma análise de perspectivas para a Lei de Responsabilidade Educacional prevista no Plano Nacional de Educação Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Danilo Trombetta Neves, Cristiano Amaral Garboggini Di Giorgi
 
v. 29, n. 113 (2021): Revista Ensaio Out./Dez. Respostas às demandas políticas na pesquisa científica e na terceira missão em instituições de Ensino Superior especializadas: estudo comparado entre a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil, e o Instituto Politécnico de Bragança, Portugal Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Caroline Lievore, Luiz Alberto Pilatti, João Alberto Sobrinho Teixeira
 
101 a 150 de 732 itens << < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>