A Educação de jovens e adultos na perspectiva das agendas internacionais e no Brasil

Valeria Silva de Moraes Novais, Abdeljalil Akkari

Resumo


Este artigo busca discutir as principais orientações presentes nas agendas internacionais das últimas três décadas e o que priorizaram para a Educação de jovens e adultos. Buscou-se, por meio de pesquisa documental, comparar e analisar as metas e estratégias definidas nas agendas Educação para Todos – EPT, nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS da Agenda 2030. Os resultados mostram que houve continuidade das orientações macros, no entanto a EPT enfatizou a alfabetização e aprendizagem e os ODS priorizou ações de fomento a formação técnica e profissional. Ao final, apresentam-se alguns indicativos de aproximação da agenda nacional brasileira para a EJA com a agenda internacional.


Palavras-chave


Educação de Jovens e Adultos; Agendas Internacionais; Educação para Todos; Objetivos de Desenvolvimento do Milênio; Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

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DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362024003103945

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