Uma análise longitudinal do IDEB em municípios de médio porte do estado de São Paulo

Mozart Neves Ramos, Leomar da Silva, João Bosco Paraíso da Silva, Antonio José da Costa Filho

Resumo


Este trabalho faz uma análise longitudinal do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para os anos iniciais do ensino fundamental de 49 municípios de médio porte do Estado de São Paulo entre os anos de 2007 a 2019. Nesta análise foi levado em conta o desempenho médio ao longo desses anos, a taxa de crescimento médio de uma edição do Ideb para outra e o cumprimento de metas para cada edição. A técnica estatística multivariada de análise de componentes principais (ACP) foi empregada para analisar a matriz original dos dados de 49 municípios por 7 edições do cálculo do Ideb. Foi possível estabelecer os municípios que mais se destacaram de acordo com os três aspectos analisados. Além disso, dois resultados nos chamaram a atenção: a importância do ano de 2013, em relação aos demais, para explicar a variância dos dados originais e a existência de um platô de 2017 para 2019 no Ideb verificado para os 49 municípios.

Palavras-chave


desempenho escolar, componentes principais, heterogeneidade escolar

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