Governança educacional em cenário pandêmico: mapeamento das ações públicas no estado do Amazonas

Camila Ferreira da Silva, Michelle de Freitas Bissoli, Caroline Oliveira da Silva, Miriane Feitoza dos Santos

Resumo


Com o objetivo de analisar o desenho da governança educacional para a Educação Básica, que se materializou no primeiro ano da pandemia de Covid-19, no Amazonas, o artigo retoma e analisa as tomadas de decisões do poder público sobre as redes municipal e estadual de ensino da capital e do estado, entre março de 2020 e fevereiro de 2021. A partir da Sociologia da Ação Pública, e de uma abordagem qualitativa, o estudo que serve de base para esse artigo – levado a cabo por pesquisadoras da área da Educação da Universidade Federal do Amazonas, a partir de uma revisão integrativa da literatura especializada, de mapeamento e de análise das ações das secretarias de Educação de Manaus e do Amazonas – reconstruiu os caminhos consolidados no campo educacional em um dos epicentros da pandemia no país. Os dados são reveladores da complexa teia de agentes públicos e privados que engendram a governança aqui investigada, das tensões entre as idas e as vindas em torno da retomada das aulas presenciais, bem como dos modelos de ensino alternativos para o cenário pandêmico e do aprofundamento das parcerias público-privadas.


Palavras-chave


Governança; Ação Pública; Educação Básica; Pandemia

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DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362023003103887

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