Análise quantitativa dos fatores que influenciam a aprovação de disciplinas de cursos de graduação de uma instituição pública de Ensino do Sul do Brasil
Resumo
Buscar melhorias de índices de formação, êxito e redução de retenção dos estudantes de graduação suportam o desenvolvimento regional. Nosso artigo, por meio de um estudo de caso, tem como objetivo identificar se fatores relacionados a docentes e discentes impactam as taxas de aprovação do curso de graduação em processos de gestão de uma instituição pública de Ensino do sul do Brasil. Na análise quantitativa realizada, percebeu-se que fatores relacionados aos docentes, como formação (apenas graduação, mestrado ou doutorado), tipo de vínculo (permanente ou temporário) e possuir licenciatura com licenciatura, não afetam as taxas de aprovação. No entanto, fatores relacionados aos alunos influenciam a taxa de aprovação, por exemplo, as taxas de frequência em sala de aula e a idade dos alunos influenciam as taxas de aprovação. Os alunos com maior frequência na sala de aula e os alunos com mais de 30 anos têm taxas de aprovação mais elevadas do que os restantes. Este trabalho auxiliou a identificar quais os fatores que impactam negativamente nas taxas de aprovação, por exemplo, que alunos mais jovens e frequência de alunos em sala de aula têm taxas de aprovação mais baixas nas disciplinas.
Palavras-chave
Referências
ARAÚJO, A. C. P. L.; MARIANO, F. Z.; OLIVEIRA, C. S. Determinantes acadêmicos da retenção no Ensino Superior. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 29, n. 113, p. 1045-1066, out./dez. 2021. https://doi.org/10.1590/s0104-403620210002902255
BEAUMONT, C.; MOSCROP, C.; CANNING, S. Easing the transition from school to HE: scaffolding the development of self-regulated learning through a dialogic approach to feedback. Journal of Further and Higher Education, [S. l.], v. 40, n. 3, p. 331-350, 2016. https://doi.org/10.1080/0309877X.2014.953460
BETTS, J. R.; ZAU, A C.; RICE, L. A. Determinants of student achievement: new evidence from San Diego. San Francisco: Public Policy Institute of California, 2003. Available from: papers3://publication/uuid/24213F39-8358-4CD0-8CC2-C198059715CE Access: 2022 Feb 15.
BUDDIN, R.; ZAMARRO, G. Teacher qualifications and student achievement in urban elementary schools. Journal of Urban Economics, [s. l.], v. 66, n. 2, p. 103-115, Sep. 2009. https://doi.org/10.1016/j.jue.2009.05.001
CALCAGNO, J. C. et al. Community college student success: What institutional characteristics make a difference? Economics of Education Review, Orlando, v. 27, n. 6, p. 632-645, Dec. 2008. https://doi.org/10.1016/j.econedurev.2007.07.003
CARNEVALE, A. P.; HANSON, A. R.; GULISH, A. Failure to launch: structural shift and the new lost generation. Washington, DC: Georgetown University, 2013.
COMPUTING, R. Foundation for Statistical. R: a language and environment for statistical computing. Vienna: R Foundation, 2021. Available from: https://www.r-project.org/ Access: 2022 Feb 15.
COX MÉNDEZ, L. C. El constructivismo en la reforma de la educación en Chile. Contextos: Estudios de Humanidades y Ciencias Sociales, [s. l.], n. 15, p. 13-24, 2006. Era Méndez
DONOSO-DÍAZ, S.; ITURRIETA, T. N.; TRAVERSO, G. D. Sistemas de Alerta Temprana para estudiantes en riesgo de abandono de la Educación Superior. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 26, n. 100, p. 944-967, jul./set. 2018. https://doi.org/10.1590/s0104-40362018002601494
DRESCH, A.; LACERDA, D. P.; ANTUNES JUNIOR, J. A. V. Design science research. Cham: Springer, 2015. https://doi.org/10.1007/978-3-319-07374-3
FRISON, L. M. B. et al. Higher education students’ paths with unsuccessful trajectories. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 29, n. 112, p. 669-690, Jul./Sep. 2021. https://doi.org/10.1590/S0104-403620210002902747
GOES, L. The link between teacher quality and students outcomes: a research synthesis. Washingoton, DC: The Nacional Compreensive Center for Teacher Quality, 2007. Disponível em: http://www.niusileadscape.org/docs/FINAL_PRODUCTS/LearningCarousel/LinkBetweenTQandStudentOutcomes.pdf Access: 2022 Feb 15.
LinkBetweenTQandStudentOutcomes.pdf
HARRIS, D. N.; SASS, T. R. Teacher training, teacher quality and student achievement. Journal of Public Economics, Amsterdam], v. 95, n. 7-8, p. 798-812, Aug. 2011. https://doi.org/10.1016/j.jpubeco.2010.11.009
KOIVUNIEMI, M. et al. Higher education students’ learning challenges and regulatory skills in different learning situations. Infancia y Aprendizaje, [s. l.], v. 40, n. 1, p. 19-55, 2017.://doi.org/10.1080/02103702.2016.1272874
LEE, Se W.; LEE, E. A. Teacher qualification matters: the association between cumulative teacher qualification and students’ educational attainment. International Journal of Educational Development, [s. l.], v. 77, p. 102218, Sep. 2020. https://doi.org/10.1016/j.ijedudev.2020.102218
LIMA JUNIOR, P. et al. Taxas longitudinais de retenção e evasão: uma metodologia para estudo da trajetória dos estudantes na educação superior. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 27, n. 102, p.157-178, jan./mar. 2019. https://doi.org/10.1590/s0104-40362018002701431
OLIVEIRA, A. K. D.; LUZ, A. R. J. B.; OLIVEIRA, K. K. D. As possibilidades da utilização de técnicas de autorregulação da aprendizagem por alunos de graduação. Brazilian Journal of Development, [s. l.], v. 6, n. 3, p. 10228-10243, 2020. https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-050
OLIVEIRA, C. T. et al. Percepções de estudantes universitários sobre a relação professor-aluno. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 18, n. 2, p. 239-246, 2014. https://doi.org/10.1590/2175-3539/2014/0182739
SÁEZ, F. M. et al. Revisión Sistemática sobre Competencias de Autorregulación del Aprendizaje en Estudiantes Universitarios y Programas Intracurriculares para su Promoción. Formación Universitaria, [s. l.], v. 11, n. 6, p. 83-98, 2018. https://doi.org/10.4067/S0718-50062018000600083
XIE, G.; ZHANG, Y. School of golden touch? A study of school effectiveness in improving student academic performance. The Journal of Chinese Sociology, [s. l.], v. 7, n. 1, p. 7, 2020. https://doi.org/10.1186/s40711-020-00118-7
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362023003103898
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2024 Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.


Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)
Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)