O financiamento educacional no Espírito Santo: o que dizem os gestores de Educação Especial

Marileide Gonçalves França, Douglas Christian Ferrari de Melo, Mariangela Lima de Almeida

Resumo


O artigo analisa a compreensão dos gestores de Educação Especial do estado do Espírito Santo acerca do financiamento dessa modalidade de Ensino. Assume, como perspectiva teórico-metodológica, a pesquisa-ação colaborativo-crítica, que se ocupa simultaneamente da ação e da investigação. A pesquisa evidencia que alguns gestores demonstram ter conhecimento sobre o financiamento da Educação Especial, em relação à fonte de recursos, normativas, dupla matrícula no Fundeb e programas específicos. No entanto, faz-se necessário destacar os gestores que desconhecem a temática, o que revela o desafio da formação para esses profissionais que atuam na gestão da Educação Especial nos municípios.


Palavras-chave


Financiamento da Educação; Gestão Educacional; Educação Especial

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DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362022003002952

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