Liderança Compartilhada nas escolas: mudanças na percepção das práticas educacionais

Óscar Maureira Cabrera, Luis Ahumada Figueroa, Carlos Ascencio Garrido, Wagner Bandeira Andriola

Resumo


A Liderança Compartilhada (LC) favorece a colaboração entre os profissionais e o desenvolvimento de capacidades de gestão escolar. Um programa de desenvolvimento de práticas de liderança foi implementado em vinte escolas chilenas com estudo sobre a percepção da frequência das mudanças tendo sido investigada por meio da pré e pós-aplicação de um questionário multifatorial de LC. Os resultados indicaram que a comunidade de três (75%) dos quatro centros educacionais analisados perceberam mudanças em suas práticas de liderança. As escolas primárias apresentam maior frequência de mudanças em relação às instituições secundárias. Conclui-se que fatores organizacionais internos e externos favorecem a implantação da LC, visto que existe uma grande convicção de que o desenvolvimento da liderança compartilhada favorece os resultados de aprendizagem dos alunos.


Palavras-chave


Liderança Compartilhada; Mudança Educacional; Melhoria Escolar; Inovação Educacional

Referências


AHUMADA, L., et al. Liderazgo distribuido en establecimientos educacionales: Recurso clave para el mejoramiento escolar. [S. l.]: Centro de Liderazgo para la Mejora Escolar, 2017. (Informe Técnico, n. 7)

ANDRIOLA, W. B. Escala para avaliar a qualidade da mediação docente em ambiente universitário: adaptação cultural e evidências de validade. Perspectiva: Revista do Centro de Ciências da Educação, Florianópolis, v. 40, n. 1, p. 1-19, 2022. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e67993

ANDRIOLA, W. B. Factores caracterizadores de centros educativos eficaces. Bordón: Revista de Pedagogía, Madrid, v. 53, n. 2, p. 175-183, 2001.

ANDRIOLA, W. B.; ANDRIOLA, C. G.; MOURA, C. P. Opiniões de docentes e de coordenadores acerca do fenômeno da evasão discente dos cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v.14, n.52, p.365-382, set. 2006. https://doi.org/10.1590/S0104-40362006000300006

ANDRIOLA, W. B.; McDONALD, B. C. (orgs.). Avaliação: fiat lux em educação. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2003.

BELLEI, C., et al. El liceo en tiempos turbulentos. ¿Cómo ha cambiado la educación media chilena? Santiago Chile: LOM, 2020.

CAMPOS, F.; VALDÉS, R.; ASCORRA, P. ¿Líder pedagógico o gerente de escuela? Evolución del rol del director de escuela en Chile. Calidad en la Educación, Santiago, n. 51, p. 53-84, dic. 2019. https://doi.org/10.31619/caledu.n51.685

CHILE. Ministerio de Educación. Marco para la buena dirección y el liderazgo escolar. Santiago de Chile: Ministerio de Ecucación, 2015.

DAY, C. Prácticas exitosas de liderazgo educativo desde una perspectiva comparada. Bilbao: Mensajero, 2013.

DERBY ALLENDES, F. Liderazgo distribuido en procesos de gestión curricular. Tesis (Doctoral en Ediucación) – Pontificia Universidad Católica de Chile, Santiago, 2017.

ENGESTRÖM, Yrjö. Los estudios evolutivos del trabajo como punto de referencia de la teoría de la actividad: el caso de la práctica médica de la asistencia básica. In: CHAIKLIN, S.; LAVE, J. Estudiar las prácticas: perspectivas sobre actividad y contexto. Buenos Aires: Amorrortu, 2001. p. 78–88, (Colección agenda educative).

FULLAN, M.; HARGREAVES, A. What’s worth fighting for in your school?. Amsterdam: Teachers College Press, 1996.

GARAY OÑATE, S. I., et al. El liderazgo distribuido desde la perspectiva del análisis de redes: una experiencia en escuelas vulnerables y efectivas de Chile. Revista de Currículum y Formación de Profesorado, Granada, v. 23, n. 2, p. 169-188, 2019. https://doi.org/10.30827/profesorado.v23i2.9269

GARCÍA TORRES, D. Distributed leadership and teacher job satisfaction in Singapore. Journal of Educational Administration, Leeds, v. 56, n. 1, p. 127-142, Dec. 2017.

GÓMEZ, M. M. Introducción a la metodología de la investigación científica. Córdoba: Brujas, 2016.

GURR, D. Panorama del liderazgo en escuelas de alta complejidad. In: WEINSTEIN, J.; MUÑOZ, G. (eds.). Liderazgo en escuelas de alta complejidad sociocultural: diez miradas. Santiago de Chile: Ediciones Universidad Diego Portales; 2019. p. 19-70.

HALLINGER, P.; HECK, R. H. Leadership for learning: does collaborative leadership make a difference in school improvement? Educational Management Administration & Leadership, [s. l.], v. 38, n. 6, p. 654-678, Nov. 2010. https://doi.org/10.1177/17411432103790

HALLINGER, P.; HECK, R. H. What do you call people with visions? The role of vision, mission and goals in school leadership and improvement. In: LEITHWOOD, K., et al. (eds.). Second international handbook of educational leadership and administration. Dordrecht: Springer, 2002. p. 9-40

HARRIS, A. Distributed leadership matters: perspectives, practicalities, and potential. Thousand Oaks: Corwin Press, 2014.

HARRIS, A.; DEFLAMINIS, J. Distributed leadership in practice: evidence, misconceptions and possibilities. Management in Education, v. 30, n. 4, p. 141-146, 2016. https://doi.org/10.1177/0892020616656734

HARRIS, A.; JONES, M. Connecting professional learning: leading effective collaborative enquiry across teaching school alliances. Triumph Road: National College for School Leadership, 2012.

HARRIS, A.; JONES, M.; ISMAIL, N. Distributed leadership: taking a retrospective and contemporary view of the evidence base. School Leadership & Management, [s. l.], v. 42, n. 5, p. 438-456, Jul. 2022. https://doi.org/10.1080/13632434.2022.2109620

HARRIS, A., et al. El liderazgo docente en perspectiva: evidencia, implicancias y rumbos futuros. In: WEINSTEIN, J.; MUÑOZ, G. (eds.), Mejoramiento y liderazgo en la escuela: once miradas. Santiago de Chile: Ediciones Universidad Diego Portales, 2017. p. 227-162.

HUTCHINS, E. How a cockpit remembers its speeds. Cognitive Science, Hoboken, v. 19, n. 3, p. 265-288, 1995. https://doi.org/10.1016/0364-0213(95)90020-9

IMMEGART, G. L. Dirección participativa: realidades prácticas, estratégicas y éticas. In: CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE DIRECCIÓN PARTICIPATIVA Y EVALUACIÓN DE CENTROS, 2., Bilbao, 1996. Bilbao: Universidad de Deusto, 1996. p. 361-376

LABRÍN, K. Prácticas que configuran un liderazgo distribuido en un liceo politécnico de la comuna de San Miguel. Tesis (Magister en Educación) – Universidad de Chile, Santiago, 2014.

LARRAÍN RIOS, F. J. The changes in relational trust during the first year of a distributed leadership implementation: a descriptive study on the changes of trust among distributed leadership teams. Tesis (Doctorado) – University of Pennsylvania, 2017

LEITHWOOD, K. ¿Cómo liderar nuestras escuelas? Aportes desde la investigación. Fundación Chile. Área de Educación, 2009.

LEITHWOOD, K., et al. Successful school leadership what it is and how it influences pupil learning. Santiago de Chile: DFES Publications, 2006.

LIU, Y.; BELLIBAŞ, M. Ş.; GÜMÜŞ, S. The effect of instructional leadership and distributed leadership on teacher self-efficacy and job satisfaction: mediating roles of supportive school culture and teacher collaboration. Educational Management Administration & Leadership, [s. l.], v. 49. n; 3. p. 430-453, 2020. https://doi.org/10.1177/174114322091043

LÓPEZ ALFARO, P. Fundamentos epistemológicos del liderazgo distribuido: el caso de la investigación en educación. Cinta de Moebio, Santiago, n. 47, p. 2, set. 2013. https://doi.org/10.4067/S0717-554X2013000200003

LÓPEZ ALFARO, P.; GALLEGOS ARAYA, V. Liderazgo distribuido y aprendizaje de la matemática en escuelas primarias: el caso de Chile. Perfiles Educativos, v. 39, n. 158, p. 112-129, oct./dic. 2017. https://doi.org/10.22201/iisue.24486167e.2017.158.58786

MACBEATH, J. No lack of principles: leadership development in England and Scotland. School Leadership and Management, v. 31, n. 2, p. 105-121, 2011. https://doi.org/10.1080/13632434.2010.525029

MASCALL, B., et al. The relationship between distributed leadership and teachers’ academic optimism. In: HARRIS, A. (ed.) Distributed leadership: different perspectives. Dordrecht: Springer, 2009. p. 81-100. (Studies in educational leadership, v. y).

MAUREIRA CABRERA, O; GARAY OÑATE, S. Hacia la medición de la distribución del liderazgo en escuelas efectivas y vulnerables en Chile. Perfiles Educativos, v. 41, n. 166, p. 141-159, oct./dic. 2019. https://doi.org/10.22201/iisue.24486167e.2019.166.58718

MAUREIRA CABRERA, O; GARAY OÑATE, S.; LÓPEZ ALFARO, P. Reconfigurando el sentido del liderazgo en organizaciones escolares contemporáneas: la perspectiva del liderazgo distribuido. Revista Complutense de Educación, v. 27, n. 2, p. 689-706, 2016 https://doi.org/10.5209/rev_RCED.2016.v27.n2.47079

MUNIZ, R. F., et al. Emprego do Data Envelopment Analisys (DEA) para estimar a eficiência escolar. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 30, n. 114, p. 116-140, jan./mar. 2022. https://doi.org/10.1590/S0104-403620210002902688

PINO-YANCOVIC, M.; GONZÁLEZ, Á.; AHUMADA, L. Indagación colaborativa: elementos teóricos y prácticos para su uso en redes educativas. Valparaiso: Centro de Liderazgo para la Mejora Escolar, 2018. (Informe Técnico Líderes Educativos, n. 4).

PIOT, L.; KELCHTERMANS, G. The micropolitics of distributed leadership: four case studies of school federations. Educational Management Administration & Leadership, v. 44, n. 4, p. 632-649, May 2015. https://doi.org/10.1177/1741143214559224

SENGE, P., et al. La quinta disciplina en la práctica: estrategias para construir la organización abierta al aprendizaje. Barcelona: Juan Gránica, 1995.

SILVA, A. S. R.; ANDRIOLA, W. B. Uso de equações estruturais para validar um modelo explicativo da relação entre domínio tecnológico, interação e aprendizagem colaborativa na educação a distância (EaD). Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 20, n. 75, p. 373-396, jun. 2012. https://doi.org/10.1590/S0104-40362012000200008

SPILLANE, J. P.; HALVERSON, R.; DIAMOND, J. B. Investigating school leadership practice: a distributed perspective. Educational Researcher, [s. l.], v. 30, n. 3, p. 23-28, 2001. https://doi.org/10.3102/0013189X030003023

THIEN, L. M. Distributive leadership functions, readiness for change, and teachers affective commitment to change: a partial least squares analysis. SAGE Open, v. 9, n. 2, p. 1-15, apr.-jun. 2019. https://doi.org/10.1177/2158244019846209

VROOM, V. H.; JAGO, A. G. Situation effects and levels of analysis in the study of leader participation. In: YAMMARINO, F. J.; DANSEREAU, F. (eds.), Leadership: the multiple-level approaches. Stanford: JAI Press, 1998. p. 145-160.

WEINSTEIN, J.; MUÑOZ, G. (ed.). Mejoramiento y liderazgo en la escuela: once miradas. Santiago de Chile: Ediciones Universidad Diego Portales, 2017.




DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362023003103839

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2024 Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Apoio:


Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)  

Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)

SCImago Journal & Country Rank