Liderança Compartilhada nas escolas: mudanças na percepção das práticas educacionais

Óscar Maureira Cabrera, Luis Ahumada Figueroa, Carlos Ascencio Garrido, Wagner Bandeira Andriola

Resumo


A Liderança Compartilhada (LC) favorece a colaboração entre os profissionais e o desenvolvimento de capacidades de gestão escolar. Um programa de desenvolvimento de práticas de liderança foi implementado em vinte escolas chilenas com estudo sobre a percepção da frequência das mudanças tendo sido investigada por meio da pré e pós-aplicação de um questionário multifatorial de LC. Os resultados indicaram que a comunidade de três (75%) dos quatro centros educacionais analisados perceberam mudanças em suas práticas de liderança. As escolas primárias apresentam maior frequência de mudanças em relação às instituições secundárias. Conclui-se que fatores organizacionais internos e externos favorecem a implantação da LC, visto que existe uma grande convicção de que o desenvolvimento da liderança compartilhada favorece os resultados de aprendizagem dos alunos.


Palavras-chave


Liderança Compartilhada; Mudança Educacional; Melhoria Escolar; Inovação Educacional

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DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362023003103839

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