Ensino Superior no Brasil: retrospectiva, desafios atuais e perspectivas

Lucilaine Maria Pascuci, Albert Fishlow

Resumo


A Educação Superior tem se tornado uma área cada vez mais competitiva e o conhecimento, sua essência, uma commodity global. Como resultado, universidades em todo o mundo têm sido pressionadas a responder às crescentes novas demandas de forma rápida, dinâmica e criativa. No contexto brasileiro, a superação dos desafios vivenciados pelas instituições de Ensino Superior demanda um significativo esforço de adaptação e de mudança, principalmente por parte de universidades públicas. Nesse ensaio, analisamos os principais desafios das instituições de Ensino Superior brasileiras, especialmente, os decorrentes da crise do Coronavírus. Focamos em desafios como qualidade do Ensino Superior, financiamento e gestão acadêmica. Para tanto, exploramos algumas das principais mudanças que instituições de Ensino Superior têm sofrido ao longo do tempo. Destacamos, também, alguns caminhos alternativos para esses desafios, incluindo reflexões sobre oportunidades disponíveis no período pós-pandemia.


Palavras-chave


Faculdades e Universidades; Administração Universitária; Financiamento da Educação; Qualidade educacional

Referências


ALAALI, M. A. (ed.). Assessing university governance and policies in relation to the covid-19 pandemic. Hershey: IGI Global, 2022.

ALTBACH, P. Private higher education: a global revolution. Boston: Center for International Higher Education, 2005.

BALDRIDGE, J. V. Power and conflict in the university. New York: Wiley, 1971.

BASTEDO, M. N. (ed.). The organization of higher education: managing colleges for a new era. Baltimore: JHU Press, 2012.

CASTIONI, R., et al. Universidades federais na pandemia da Covid-19: acesso discente à internet e ensino remoto emergencial. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 29, n. 111, p. 399-419, abr./jun. 2021. https://doi.org/10.1590/S0104-40362021002903108

CASTRO, C. M. Os dinossauros e as gazelas do ensino superior. In: MEYER, V.; MURPHY, J. P. (orgs.), Dinossauros, gazelas & tigres: novas abordagens da administração universitária: um dialogo Brasil e EUA. Florianópolis SC: Editora Insular, 2003. p. 23-38.

CHARLE, C.; VERGER, J. História das universidades. São Paulo: Editora Unesp, 1996.

COHEN, M. D.; MARCH, J. G. Leadership and ambiguity: the American college president. New York: Mc Graw-Hill, 1974.

ETZIONI, A. A comparative analysis of complex organizations. Nova York: The Free Press of Glencoe, 1961.

FISHLOW, A. Starting over: Brazil since 1985. Washington, DC: The Brookings Institution, 2011.

FITZER, G. O que Lutero realmente disse. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1971.

GOMES, C.A., et al. Education during and after the pandemics. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 29, n. 112, p. 574-594, jul./set. 2021. https://doi.org/10.1590/S0104-40362021002903296

HARARI, Y. N. 21 lessons to the 21st Century. Penguin, 2018.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - INEP. Censo da educação superior, 2020. Available from: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-da-educacaosuperior/resultados?authenticator=73b6b0e03f10cadf5ec8ab8e09e6be4f931e571f Access in: 2020 Dec. 8. Era IPEA

LEVY, D. Higher education and state in Latin America: private challenges to public dominance. Chicago: University of Chicago Press, 1986.

LOPES, E. M. T. Origens da educação pública: instrução na revolução burguesa do século XVIII. São Paulo: Loyola, 1981.

McCOWAN, T. Expansion without equity: an analysis of current policy on access to higher education in Brazil. Higher Education, [s. l.], v. 53, n. 5, p. 579-598, May 2007. https://doi.org/10.1007/s10734-005-0097-4

MARGOLIS, E. The McDonaldization of higher education. The Journal of Higher Education. [s. l.], v. 75, n.3, p.3 68-370, 2004.

MARTINS, C. B. A reforma universitária de 1968 e a abertura para o ensino superior privado no Brasil. Educação & Sociedade, Campinas, v. 30, n. 106, p. 15-35, jan./abr., 2009. https://doi.org/10.1590/S0101-73302009000100002

MEYER JÚNIOR, V.; LOPES, M. C. B. Administrando o imensurável: uma crítica às organizações acadêmicas. Cadernos EBAPE.BR, Rio de Janeiro, v. 13, n. 1, p. 40-51, jan./mar. 2015. https://doi.org/10.1590/1679-395117485

MEYER JÚNIOR, V.; MURPHY, J. P.; MEYER, B. Avoiding the mediocrity pact: another crisis in higher education. In: ALAALI, M. (ed.). Assessing university governance and policies in relation to the covid-19 pandemic. Hershey: IGI Global, 2022. p. 128-139.

MILLETT, J. D. Higher education management versus business management. Educational Record, [s. l.], v. 56, n. 4, p. 221-225, 1975.

MINOGUE, J. P. The 20th Century university is obsolete. Inside Higher Ed. 2008. Available from: http://insidehighered.com/views/2006/09/05/minogue Access in: 2021 Jan. 16.

MOREIRA, L. K. R.; MOREIRA, L. R.; SOARES, M. G. Educação Superior no Brasil: discussões e reflexões. Educação por Escrito, Porto Alegre, v. 9, n. 1, p. 134-150, 2018. https://doi.org/10.15448/2179-8435.1.29594

MULUNEH, G. S.; GEDIFEW, M. T. Leading changes through adaptive design: change management practice in one of the universities in a developing nation. Journal of Organizational Change Management, [s. l.], v. 31, n. 6, p. 1249-1270, 2018. https://doi.org/10.18844/prosoc.v5i4.3701

OLIVEIRA, J. B.; GOMES, M.; BARCELLOS, T. A Covid-19 e a volta às aulas: ouvindo evidências. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 28, n. 108, p. 555-678, jul./set. 2020. https://doi.org/10.1590/s0104-40362020002802885

PARKER, M.; JARY, D. The McUniversity: organization, management and academic subjectivity. Organization, [s. l.], v. 2 , n. 2, p. 319-338, May 1995. https://doi.org/10.1177/135050849522013

QUEIROZ, F. C. B. P., et al. Transformações no ensino superior brasileiro: análise das Instituições Privadas de Ensino Superior no compasso com as políticas de Estado. Ensaio: Avaliação de Políticas Públicas Educacionais, Rio de Janeiro, v. 21, n. 79, p. 349-370, abr./jun. 2013. https://doi.org/10.1590/S0104-40362013000200009

RAMALEY, J. A. The changing role of higher education: learning to deal with wicked problems. Journal of Higher Education Outreach and Engagement, [s. l.], v 18, n. 3 p. 7-22, 2014.

RITZER, G. The McDonaldization of society. Newbury Park: Pine Forge, 1993.

ROSOVSKY, H. The university: an owner’s manual. New York: W. W. Norton, 1993.

RUËGG, W. (org.). A history of the university in Europe: universities in early modern Europe (1500-1800). Cambridge: Cambridge University Press, 2003. V. 2.

SA, V. Qualidade em Educação: variações em torno de um tema maior. Ensaio: Avaliacao e Politicas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 30, n. 116, p. 567-578, jul./set. 2022. https://doi.org/10.1590/S0104-40362022003000001

SIMON, H. Administrative behavior. 4. ed. New York: The Free Press, 1957.

SIMON, H. A. The job of a college president. Educational Record, [s. l.], n. 48, p. 68-78, Winter 1967.

SOBRAL, F. A. Educação para a competitividade ou para a cidadania? São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 14, n. 1, p. 3-11, mar. 2000. https://doi.org/10.1590/S0102-88392000000100002

SOUZA, A. M. Higher education in Brazil: recent evolution and current issues. Higher Education, v. 21, n. 2, p. 223-233, Mar. 1991. https://doi.org/10.1007/BF00137075

THE ECONOMIST. The brains business. Special Report, 2018, Aug. 14. Available from: https://www.economist.com/special-report/2018/08/14/the-brains-business Access in 2021 July 8.

THE ECONOMIST UNIT. Covid-19 and the crisis for higher education, 2020. Retrieved June 18, 2021, from https://www.eiu.com/n/campaigns/covid-19-and-the-crisis-for-higher-education/

TIERNEY, W. G. (ed.). The responsive university: restructuring for high performance. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 1998.




DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362023003103775

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2023 Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Apoio:


Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)  

Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)

SCImago Journal & Country Rank