Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

   ISSN 0104-4036
e-ISSN 1809-4465

A revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação tem por finalidade publicar artigos relacionados à Educação, tendo como temática questões sobre avaliação e políticas públicas em educação, priorizando os resultados de pesquisas, estudos teóricos e ensaios.

Os artigos submetidos a revista Ensaio, obrigatoriamente, devem seguir a linha editorial da revista e atender as normas estabelecidas para publicação.

A revista ENSAIO só aceita colaborações inéditas, podendo os artigos ser apresentados em português, inglês ou espanhol. Entende-se que um artigo é inédito quando não foi integralmente publicado em nenhuma revista nacional ou estrangeira, em anais de congressos/seminários, em espaços virtuais da internet que tenham a finalidade de divulgação de trabalhos científicos e acadêmicos. Ainda deve originar-se de pesquisa cientifica na área de educação. A revista ENSAIO não cobra taxas aos autores.


Notícias

 

Nota de falecimento: Professora Marli André

 

É com imenso pesar que a revista Ensaio toma conhecimento do falecimento da Professora e Pesquisadora Marli Eliza Dalmazo Afonso de André, na data de ontem, dia 04 de janeiro.

A Professora Marli deixa um legado para a Educação brasileira, por meio de suas pesquisas no campo da Formação de Professores e Didática. Marli André colaborou intensamente com a revista Ensaio ora como autora ora como avaliadora, garantindo a qualidade da nossa publicação com as suas avaliações.

Pesquisadora dedicada, responsável, estudiosa, generosa com a formação dos seus alunos de graduação e de pós-graduação. Deixamos nossos sentimentos aos dois filhos da Marli, Maíra e Tiago, aos demais familiares, amigos e alunos. Nossa profunda gratidão à Professora Marli André .

Descanse em paz Professora, sua ausência deixará uma imensa saudade. 

 
Publicado: 2021-01-05
 

Agradecimento e boas festas

 
Se a Educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda (Paulo Freire).
A Revista Ensaio deseja a todos os nossos leitores, colaboradores e avaliadores um feliz Natal e um 2021 menos atribulado, com mais saúde, tranquilidade e realizações para todos. 
Que continuemos juntos, lutando e trabalhando em prol da Educação brasileira, pois juntos somos mais fortes. A pandemia não nos parou e conseguimos fazer o nosso trabalho, com a preciosa ajuda dos nossos avaliadores, dos colaboradores, dos autores e dos leitores. Nosso sentimento é de gratidão. 
Agradecemos cada curtida, cada comentário e cada compartilhamento nas nossas redes sociais e em 2021 continuaremos a fazer o nosso trabalho e contamos com as respostas e compartilhamento de vocês. Aos avaliadores da revista Ensaio um agradecimento especial, vocês foram primordiais para que, neste ano tão atípico, conseguíssemos manter a qualidade dos artigos e publicar normalmente cada número.
Neste ano de pandemia, lembramos o que disse Paulo Freire, "se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda". Que continuemos fazendo a diferença, que possamos ultrapassar todos os obstáculos e continuemos a fazer o nosso trabalho como transformadores da sociedade. Feliz Natal e um excelente 2021 para todos. 
 
Publicado: 2020-12-23 Mais...
 

Quer receber a revista Ensaio?

 
Muita gente ainda não sabe, mas....  
Publicado: 2020-02-17 Mais...
 

ORCID: urgente e imprescindível!

 
Aos Autores, Conselheiros ad hoc e membros efetivos do Conselho Editorial e Comitê Consultivo


A revista Ensaio, em consonância com a modernização dos indexadores, no que tange à correta citação dos pesquisadores, adotou o ORCID a partir do segundo semestre 2017, e o tornou obrigatório a partir de 2018, visando identificar os pesquisadores de maneira única.

Para aqueles que não estão familiarizados com este identificador, deixamos aqui um link que expõe tudo o que você deve saber sobre este importante instrumento e, desde já, fazemos um apelo: registre-se no ORCID o quanto antes, edite o seu perfil e insira esta informação na revista Ensaio.

Identificadores e Pesquisa: Fundamentos e Planos do ORCID – Entrevista com Laure Haak

https://blog.scielo.org/blog/2018/05/18/identificadores-e-pesquisa-fundamentos-e-planos-orcid-entrevista-com-laure-haak/#.XkrVw0pv9KI

(Fonte: Blog SciELO em Perspectiva, 2018)


Equipe
Revista Ensaio

 
Publicado: 2020-02-17
 
Outras notícias...