Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

   ISSN 0104-4036
e-ISSN 1809-4465

A revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação tem por finalidade publicar artigos relacionados à Educação, tendo como temática questões sobre avaliação e políticas públicas em educação, priorizando os resultados de pesquisas, estudos teóricos e ensaios.

Os artigos submetidos a revista Ensaio, obrigatoriamente, devem seguir a linha editorial da revista e atender as normas estabelecidas para publicação.

A revista ENSAIO só aceita colaborações inéditas, podendo os artigos ser apresentados em português, inglês ou espanhol. Entende-se que um artigo é inédito quando não foi integralmente publicado em nenhuma revista nacional ou estrangeira, em anais de congressos/seminários, em espaços virtuais da internet que tenham a finalidade de divulgação de trabalhos científicos e acadêmicos. Ainda deve originar-se de pesquisa cientifica na área de educação. A revista ENSAIO não cobra taxas aos autores.


Notícias

 

Eventos: Submissões temporariamente fechadas

 
Em virtude da grande demanda da revista Ensaio no ano de 2025, estamos fechando temporariamente as submissões de artigos. Precisamos tratar das centenas de artigos recebidos este ano, até o presente. Assim que possível, vamos reabrir as submissões de artigo, e informaremos por aqui.  
Publicado: 2025-09-18
 

Educação e Cultura: A revista Ensaio e a ABAVE

 

É com enorme satisfação que informamos à comunidade acadêmica que somos a revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional - ABAVE com o propósito de nos apoiarmos para alcançar um objetivo comum que é a melhoria da Educação no Brasil e dos processos avaliativos. 

Assim, convidamos todos os pesquisdores da área da Educação, incluindo os associados da ABAVE, a nos enviarem suas pesquisas, originais, para que sejam avaliadas, e se aprovadas, publicadas na nossa revista. A Ensaio é uma revista da Fundação Cesgranrio, com mais de 32 anos de existência, qualificada como A1, indexada no Scielo, Educ@, redalyc, Scopus entre outros. 

Os artigos aqui publicados, são originários de diversas partes do mundo, e visam promover o avanço da área da Educação no nosso país, seja pelo exemplo dos outros países, seja pela publicação de pesquisas que propõem planos de ação e novas políticas públicas para a Educação e sistemas de avaliação. 

Enviem suas pesquisas e boa leitura a todos e todas!

 

 

 
Publicado: 2024-09-12 Mais...
 

ORCID: urgente e imprescindível!

 
Aos Autores, Conselheiros ad hoc e membros efetivos do Conselho Editorial e Comitê Consultivo


A revista Ensaio, em consonância com a modernização dos indexadores, no que tange à correta citação dos pesquisadores, adotou o ORCID a partir do segundo semestre 2017, e o tornou obrigatório a partir de 2018, visando identificar os pesquisadores de maneira única.

Para aqueles que não estão familiarizados com este identificador, deixamos aqui um link que expõe tudo o que você deve saber sobre este importante instrumento e, desde já, fazemos um apelo: registre-se no ORCID o quanto antes, edite o seu perfil e insira esta informação na revista Ensaio.

Identificadores e Pesquisa: Fundamentos e Planos do ORCID – Entrevista com Laure Haak

https://blog.scielo.org/blog/2018/05/18/identificadores-e-pesquisa-fundamentos-e-planos-orcid-entrevista-com-laure-haak/#.XkrVw0pv9KI

(Fonte: Blog SciELO em Perspectiva, 2018)


Equipe
Revista Ensaio

 
Publicado: 2020-02-17
 
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