Qual o lugar que as crianças do 2º ano do Ensino Fundamental ocupam na política de accountability escolar no estado do Ceará?

Karlane Holanda Araújo, Anderson Gonçalves Costa, Clarice Zientarsk

Resumo


Esse artigo busca desvelar os efeitos do modelo de responsabilização na relação entre docentes e discentes em escolas de alto rendimento no Ceará, questionando o lugar que as crianças do 2º ano do Ensino Fundamental ocupam diante da política representada pelo Prêmio Escola Nota Dez. De natureza qualitativa, investigou essa realidade em escolas premiadas de cinco municípios de diferentes regiões do estado, utilizando-se de entrevistas semiestruturadas com professoras do 2º ano do Ensino Fundamental. A análise do material empírico baseou-se na noção de fusão de horizontes da hermenêutica gadameriana . Verificou-se que a obsessão de trabalhar sistematicamente o alcance da premiação tende a impor um standard student , ocupando a criança um lugar passivo, de receptora e reprodutora de conhecimentos.


Palavras-chave


Accountability; Avaliação da Educação; Ensino Fundamental; Crianças

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DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362023003103406

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