Diretrizes para Autores

ISSN 0104-4036 versão impressa

e-ISSN 1809-4465 versão eletrônica

 

 

A revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação tem por finalidade publicar artigos relacionados à Educação, tendo como temática questões sobre avaliação e políticas públicas em educação, priorizando os que resultam de pesquisas, de estudos teóricos e de ensaios.

Os artigos submetidos à revista Ensaio, obrigatoriamente, devem seguir a linha editorial da revista e atender às normas estabelecidas para publicação.

A revista Ensaio não cobra taxa de submissão, avaliação ou publicação de artigo – APC (article processing charge) –, não há nenhum custo para os autores que cadastram seus artigos na plataforma da revista.

A partir de 2023, a revista Ensaio passa a ser uma publicação contínua, contudo, manterá sua publicação em números e não em um volume único.

1. Normas gerais

A revista Ensaio só aceita colaborações inéditas, podendo os artigos ser apresentados em português, inglês ou espanhol. Entende-se que um artigo é inédito quando não foi publicado em nenhuma revista nacional ou estrangeira, em anais de congressos/seminários, em espaços virtuais da Internet que tenham a finalidade de divulgação de trabalhos científicos.

2. Submissão de artigos

A revista Ensaio aceita artigos com até quatro autores. Preferencialmente, um dos autores deve estar inserido em um Programa de Pós-Graduação em Educação. Exceto autores com filiação estrangeira.

Os originais deverão ser enviados à revista por meio do Portal de Revistas da Fundação Cesgranrio, no endereço https://revistas.cesgranrio.org.br.

Para realizar a submissão, é necessário, antes, cadastrar-se no portal de revistas, observando os campos obrigatórios marcados com ‘*’.

Observação:

Por razões sistêmicas, alguns campos não apresentam o sinal de obrigatoriedade de preenchimento ‘*’, porém, são imprescindíveis e, portanto, obrigatórios.

São eles: ORCID; Resumo; Palavras-chave; Resumo da biografia e Filiação Institucional.

O registro ORCID pode ser feito, gratuitamente, acessando a página https://orcid.org/.

Também é necessário que os autores incluam no cadastro do artigo, num documento suplementar, em word, informações sobre os dados de pesquisa utilizados na elaboração do artigo (DOI ou URL do repositório de dados abertos ou explicação sobre os dados utilizados), uma declaração acerca de conflitos de interesses, uma explicação sobre o financiamento da pesquisa, se alguma agência de fomento ou instituição privada financiou a elaboração da pesquisa ou do artigo, se algum autor recebeu bolsa de pesquisa, e por último, qual a contribuição de cada autor para a elaboração do artigo. Nos pontos abaixo, os autores encontrarão explicações sobre cada um destes itens.

3. Formatação do Artigo

  • O artigo deverá seguir as normas da ABNT. Deverá ter, no máximo, 7.000 palavras, incluindo título, resumo, palavras-chave, referências bibliográficas, ilustrações, gráficos, tabelas e mapas. O arquivo deverá estar no formato ‘.doc’ ou ‘.docx’ (documento texto), e obedecer às seguintes formatações:

    fonte Times New Roman, tamanho 12;
    alinhamento justificado;
    espaçamento entre linhas de 1,5;
    referências bibliográficas, com alinhamento à esquerda e espaçamento entre linhas simples;
    títulos e seções não deverão ter fontes ou atributos diferentes (itálico, negrito, tachado, sobrescrito, cor realçada, etc).

  • O título, o resumo e as palavras-chave deverão preceder o artigo e serem apresentados em três idiomas: português, inglês e espanhol.
  • As palavras-chave devem ser extraídas de thesaurus ou dicionários temáticos nos idiomas que o periódico publica.
  • A Ensaio indica que, ao final dos resumos, devem ser indicadas, entre três e seis palavras-chave (descritores) do conteúdo do texto, buscadas, preferencialmente, no Thesaurus Brasileiro de Educação, no Thesaurus de Educação da Unesco (IBE Education Thesaurus) ou no Thesaurus Europeu dos Sistemas Educativos.
  • O uso do itálico fica reservado apenas às palavras e às expressões estrangeiras.
  • As siglas devem ser desdobradas quando mencionadas pela primeira vez no artigo.
  • Resumo + palavras-chave não deverão ultrapassar 1 mil caracteres, excluindo-se os espaços, e deverão ser diagramados com espaçamento entre linhas simples.

Observação: A responsabilidade pela tradução do título, do resumo e da palavras-chave em língua estrangeira são, exclusivamente, do autor.

  • As notas de rodapé, se existirem, deverão ser numeradas sequencialmente.

3.1 Dados abertos

Todos os artigos resultantes de pesquisas originais devem ser submetidos com uma nota de rodapé na página inicial sobre a "Disponibilidade de dados", informando se o conjunto de dados estará disponível publicamente, ou não, após a aprovação do artigo. Em concordância com a Ciência Aberta, é relevante que os dados da pesquisa fiquem disponíveis para possível consulta por outros/as pesquisadores/as, após a aprovação do artigo, observadas as restrições ao acesso público impostas pelas características dos dados. Após a aprovação do artigo, é necessário que se indique na nota o nível de acesso definido para o recurso aos dados, dentre as seguintes redações possíveis:

  • Disponibilidade de dados: O conjunto de dados que dá suporte aos resultados deste estudo não está disponível publicamente, devido a [indicação dos motivos]. A solicitação de acesso aos dados pode ser feita diretamente ao/à autor/a, pelo e-mail [endereço de e-mail].
  • Disponibilidade de dados: Todo o conjunto de dados que dá suporte aos resultados deste estudo foi publicado no próprio artigo.
  • Disponibilidade de dados: Todo o conjunto de dados que dá suporte aos resultados deste estudo foi disponibilizado no [nome do repositório]* e pode ser acessado em [URL ou DOI].

Indicamos aos autores que utilizem, respectivamente, um dos repositórios de dados abertos referidos abaixo:

https://data.scielo.org/dataverse/brensaio

https://dataverse.harvard.edu/

https://zenodo.org/

Se utilizar o Scielo Data, indicamos a leitura dos seguintes guias:

Guia de preparação de dados de pesquisa (https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/Guia_preparacao_pt.pdf) e guia de depósito (https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/Guia_deposito_pt.pdf).

Recomenda-se que os dados, instrumentos metodológicos e/ou materiais de análise subjacentes ao artigo, e utilizados na concepção e realização da pesquisa, sejam adequadamente citados no texto e listados na seção de referências, remetendo-se à sua localização em repositório e com um identificador persistente como o DOI.

  • Para saber como citar adequadamente os dados de pesquisa, os autores podem visitar os websites abaixo:

https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/guia-de-citacao-de-dados_pt.pdf  

https://scielo.org/pt/sobre-o-scielo/scielo-data-pt/termos-data/

https://www.abcd.usp.br/noticias/dados-materiais-metodos-revistas-exigem-dados-pesquisa-estejam-disponiveis/

4. Pesquisa financiada

No caso de pesquisa financiada, o campo Agências de fomento deverá ser preenchido na página de digitação das informações do artigo (metadados), e deverá constar, também, no final do artigo, após sua aprovação, junto com o link dos dados em repositório de dados abertos, a contribuição de autoria e a declaração de conflitos.

5. Referências

  • As citações e as referências devem, necessariamente, ter atualidade, relevância e pertinência. A maior parte das referências deve ser dos últimos cinco anos. 
  • Recomenda-se que considerem os textos publicados em revistas científicas relevantes para dialogar com o referencial teórico dos artigos.
  • Não serão aceitos artigos com excessivo número de citações.
  • As referências deverão ser apresentadas no final do artigo, e inseridas nos metadados (passo 3 da submissão de artigos – no portal), e obedecer às normas da ABNT-Associação Brasileira de Normas Técnicas (NBR 6023/2018).
  • Devem ser listadas, em ordem alfabética (por sobrenome do autor e iniciais dos nomes; em alguns casos, entrada por entidade ou título), contendo, somente, o que foi citado no texto.

Abaixo, exemplos das referências:

COSTA JÚNIOR, P. J. Título: subtítulo. Local: Editora, data. (Série)
CRUZ, A. C.; PEROTA, M. L. L. R. Título. nº da edição. Local: Editora, data.
COSTA JÚNIOR et al. (mais de três autores). Título. Local: Editora, data.
COSTA JÚNIOR, P. J. Título do capítulo: subtítulo. In: SOUZA, J. C. (Org.). Título do livro. Local: Editora, data. Páginas inicial-final (opcional).
BIBLIOTECA NACIONAL (Brasil). Título. Local: Editora, data.
COSTA JÚNIOR, P. J. Título do artigo. Nome do periódico, local de publicação, números do volume, do fascículo, páginas inicial-final do artigo, mês/ano.
COSTA JÚNIOR, P. J. Título do trabalho: subtítulo. In: TITULO DO EVENTO, numeração (se houver), ano, local (cidade) de realização. Anais... (as reticências substituem as informações já contidas no título do evento). Local da publicação: Editora, data da publicação.
COSTA JÚNIOR, P. J. Título. Data da defesa. nº de folhas/páginas. Dissertação/Tese (Mestrado/Doutorado em...) - Nome da instituição, local, data.
BRASIL. Medida Provisória nº ..., data completa. Ementa (se possível). Título da publicação, local, data. Dados complementares da publicação.
COSTA JÚNIOR, P. J. Título: subtítulo. [S.I.], 1999. Disponível em: <http://www.nome.br>. Acesso em: 9 ago. 2016.

5.1 Autocitações

  • As autocitações devem ser limitadas a duas. No caso de artigo em coautoria, o total de citações não deve exceder 10%. 

5.2 Tabelas, quadros, gráficos, mapas e imagens

  • Estes deverão ter título, fonte e ano em que foram inseridos ou elaborados; serem numerados e, quando for o caso, o direito de reprodução que a eles correspondem.

6. Conduta Ética em Pesquisa e Política contra plágio

Na submissão, o autor ou autores precisam informar que o artigo é inédito e não foi submetido, concomitantemente, a outra publicação.

É necessário informar que as entrevistas e as experimentações envolvendo seres humanos obedeceram aos procedimentos éticos estabelecidos para a pesquisa científica. É preciso garantir o anonimato aos sujeitos de pesquisa e, se necessário, às instituições, exceto se houver permissão para a identificação; a autorização ou restrição à identificação deve ser informada, em nota, no corpo do artigo. O mesmo princípio se aplica para a divulgação de imagens de pessoas e/ou de instituições.

Deve ser submetido à apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa em seres humanos, todo e qualquer projeto que seja relativo a seres humanos, inclusive os projetos com dados secundários, pesquisas sociológicas e antropológicas. Após a aprovação do artigo, deve ser informado numa nota de rodapé o número do processo do Comitê de Ética em Pesquisa, da instituição do autor ou autores, quando a pesquisa demandar a necessidade de um comitê.

6. 1. Conduta Ética em Pesquisa

A Ensaio concorda com as diretrizes do COPE (Comitê de Ética em Publicações), que visam a incentivar a identificação de plágio, más práticas, fraudes e possíveis violações de ética. Os autores devem visitar o website do COPE para terem conhecimento das diretrizes sobre a ética em pesquisa.

Antes da submissão do artigo, os autores precisam referenciar, de maneira explícita, os dados ou a interpretação de dados de outras publicações. Devem ter o cuidado de, na redação de artigos que contenham uma revisão crítica do conteúdo intelectual de outros autores, citá-los devidamente. Além disso, todos os cadastrados como autores do artigo devem estar inseridos em, ao menos, um de dois pontos: 

1. Ter contribuído substancialmente na concepção e no planejamento, ou na aquisição de dados, ou na análise e na interpretação de dados;

2. Ter contribuído com a redação e a elaboração do artigo ou com a revisão intelectual crítica do mesmo;

A Ensaio não aceitará a inclusão de autores depois que a primeira avaliação do texto for enviada para o autor ou autores cadastrados na submissão do artigo.

6. 2. Política contra plágio

A revista Ensaio reserva-se ao direito de, antes de submeter o artigo à avaliação por pares, fazer um escaneamento nos softwares PlagScan e CopySpider, onde são verificadas a possibilidade de existências de plágio.

Fica reservado à revista, o direito de não aceitar para avaliação, artigos com um nível alto de autoplágio.

É dever dos autores garantir a originalidade do manuscrito, bem como, em caso de utilização de partes de outros artigos, fazer as devidas citações.

A revista Ensaio condena o plágio, nas suas mais diversas formas, e interpelará os autores, sempre que o percentual de similaridade com outros textos atingir níveis elevados.

Em caso de confirmação de plágio, a Ensaio não aceitará o texto em análise e não aceitará mais trabalhos das pessoas envolvidas.

7. Avaliação do artigo

Por ainda não aceitar preprints, os artigos submetidos são avaliados no sistema duplo-cego, em que dois pareceristas, membros dos Conselhos ou colaboradores ad hoc, de instituições distintas, analisam a relevância da contribuição para o conhecimento existente na área. A revista escolhe avaliadores que são independentes dos autores, ou seja, que não são afiliados à mesma instituição. 

Havendo disparidade nos pareceres a revista escolherá um terceiro avaliador, especialista no tema, para desempatar a avaliação do artigo.

Os artigos serão enviados aos pareceristas, após cumpridas as exigências descritas acima, por meio do portal de revistas da Fundação Cesgranrio/Ensaio, sem a identificação do autor. Da mesma forma, não é revelado aos autores a identificação dos pareceristas.

7. 1. Pedidos de reformulação

Após a avaliação, o autor recebe os pareceres emitidos, que podem solicitar alterações ou adaptações, sempre visando ao aprimoramento do texto.

O artigo deverá ser reformulado e reapresentado à revista (por meio do sistema) em, no máximo, 30 dias, a contar da data da solicitação de reformulação.

O texto deverá estar com as modificações realçadas com a cor amarela.

O editor reservar-se-á ao direito de recusar o artigo para o qual foram solicitadas reformulações que não foram atendidas, ou entregues fora do prazo. No que diz respeito à publicação, a palavra final é do (a) editor (a).

Após apreciação, e não sendo o artigo aprovado para a publicação, a revista comunicará o autor sobre o processo editorial por meio do portal de revistas, e arquivará o artigo, não se obrigando a devolver os originais.

Obs.: O processo editorial pode ser acompanhado por meio do Portal de Revistas da Fundação Cesgranrio.

Depois de logar-se no sistema e clicar sobre o artigo ativo, basta o autor acessar a aba avaliação.

7. 2. Se aprovado

O artigo mudará seu status de “Em avaliação” para “Em edição”. Os passos seguintes serão editoração, marcação XML e publicação impressa e online em número a ser definido pela Editora.

O autor deve registrar no início do artigo, abaixo do título, o nome dos autores e os nomes das instituições, programas ou departamentos. Estes deverão ser apresentados por extenso e no idioma original da instituição ou na versão em inglês, quando a escrita não for latina.

Por exemplo: Universidade de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Educação, São Paulo, SP, Brasil; Universidad Nacional Autónoma de México, Instituto de Investigaciones em Educación, Ciudad de México, México; Washington State University, College of Education, Pullman, WA, EUA.

Deve inserir também o ORCID.

O autor deve registrar no texto final, já aprovado, o nome do autor e coautores se houver, dados relativos a maior titulação de cada um. Por último deve inserir o endereço eletrônico.

No texto aprovado, após as informações sobre o autor, é necessário que sejam inseridas explicações sobre:

  • Dados (ver ponto 3.1)
  • Declaração de conflitos (ver ponto 9)
  • Financiamento (se houver) – explicação detalhada sobre bolsas ou projetos científicos que tenham obtido recursos públicos ou privados que resultaram na elaboração do artigo)
  • Contribuição de cada autor para o artigo (ver ponto 7.3)

Bem como, deve fornecer em documento complementar, o endereço completo para correspondência e telefones para contato.

Artigos aprovados de um mesmo autor serão publicados em volumes diferentes.

7. 3 Critérios de autoria

Solicitamos que o autor identifique e inclua todos os coautores que, efetivamente, colaboraram para a elaboração do artigo. Todos os autores devem aceitar a responsabilidade pelo conteúdo do trabalho, além de registrar suas respectivas contribuições ao fim do manuscrito, em caso de aceite para publicação.

Alguns termos que poderão auxiliar o registro de contribuição dos autores: análise de dados, coleta de dados, concepção, discussão dos resultados, elaboração do manuscrito, metodologia, pesquisa, redação e revisão.

Autores são aqueles que se inserem em pelo menos duas das categorias abaixo:

a) contribuíram de modo substancial na concepção, na elaboração e na redação do artigo;

b) na coleta de dados, na elaboração do manuscrito, na redação, na revisão da literatura;

c) contribuíram, de modo substancial, na análise, na interpretação dos dados, na análise e na discussão de resultados e de conclusões.

d) contribuíram de modo substancial na revisão de versões, revisão crítica do conteúdo e escrita da versão final;

Os autores também podem utilizar a taxonomia de funções de contribuidor - Credit - para representar as respectivas contribuições para o texto: http://credit.niso.org. Deixando claro para a editoria quais as categorias nas quais os autores se inserem.

Abaixo, exemplos de registro de contribuição.

Contribuição de autoria

Nome autor: Concepção do artigo, coleta de dados, elaboração do manuscrito, redação da revisão de literatura, análise e discussão de resultados e conclusões.

Nome autor: Coleta de dados principais e realização das entrevistas, redação da metodologia e contribuições na análise e discussão dos resultados.

Contribuição de autoria

Nomes autores: Elaboração do artigo e redação coletiva.

8. Página Aberta

Textos que proporcionem uma visão ampla de um tema poderão ser publicados na seção Página Aberta. Nesse caso, os textos devem obedecer aos requisitos previstos nos itens de 1 a 7.

9. Conflito de interesses

Conflito de interesse é a situação em que os autores, avaliadores ou editores possuem interesses capazes de influir no processo de elaboração e avaliação dos manuscritos. São conflitos de natureza diversa - pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira - a que qualquer um pode estar sujeito, razão pela qual os autores devem reconhecer e revelar no final do artigo, numa declaração sucinta, se há ou não há conflito de interesse.

Editores e avaliadores assinalam na plataforma da revista se há algum conflito de interesse ao ser convidado para analisar o artigo.

O ato de submissão implica a ausência de conflito de interesses de ordem financeira, comercial, política, acadêmica e pessoal. Os autores precisam declarar isso no final do artigo. Se houver potenciais conflitos de interesse relacionados à pesquisa ou à publicação do manuscrito, os autores deverão informar, em nota de rodapé, a natureza do conflito.

A revista Ensaio não se responsabiliza pelos conceitos emitidos, nem pelo conteúdo das ideias em artigos assinados. O conteúdo do manuscrito é de responsabilidade do autor ou de autores.

Ficam, portanto, os autores responsáveis por reconhecer e revelar os conflitos de interesse de qualquer natureza (pessoal, comercial, financeira, acadêmica ou política).

A revista Ensaio reserva-se, ainda, o direito de não publicar artigos de natureza conflitante ou que possam causar qualquer dano à sua imagem ou a outrem e alertará os autores envolvidos.

10. Direito de resposta

A política de direito de resposta encoraja comentários a artigos publicados na revista Ensaio. Comentários e respostas a serem publicados na página da revista Ensaio, no portal, serão sempre moderados.

11. Direitos Autorais

Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.

A revista Ensaio adota a licença CC BY 4.0, que permite compartilhar, distribuir, exibir e fazer trabalhos derivados de seu conteúdo, desde que se atribuam os créditos devidos.

Disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt

Acesso em: 30 de novembro de 2022.

Os Direitos Autorais para artigos publicados na revista Ensaio são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista.

No que diz respeito à revista, a Ensaio é Open Access, não cobra taxas, sendo de uso gratuito os artigos que publica em sua plataforma, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.

Na Política da Privacidade, os nomes e os endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.

Quando o texto for publicado, se o autor solicitar, receberá um exemplar impresso do número em que aparece o seu artigo.

Os artigos assinados refletem as opiniões de seus autores e não as da Editoria, do Conselho da revista, ou da Fundação Cesgranrio.

Os trabalhos serão divulgados nas formas impressa e eletrônica.

12. Ciência Aberta

Em cumprimento às diretrizes da Ciência Aberta, a revista Ensaio publicará na seção agradecimentos, o nome dos avaliadores de cada número. E, no último número do ano, o nome de todo o seu Conselho ad hoc.