A Garantia de Aprendizagem está indo como deveria? Uma revisão de literatura baseada em mineração de texto

Andres Chiappe Laverde, Alejandro Emilio Wills, Rolando Andrés Roncancio Rachid

Resumo


Garantir a qualidade do Ensino Superior no contexto, globalizado e incerto de hoje, gera tensão nas universidades de todo o mundo. Garantia de Aprendizagem (AoL) e Alinhamento Curricular (CA) são alguns dos conceitos-chave intimamente relacionados e incorporados nessa situação. Apesar de ser onipresente no complexo ecossistema de ensino superior de hoje, a AoL não é entendida da mesma maneira em todos os lugares. Para explorar seus significados relacionados, uma análise da literatura acadêmica foi realizada usando técnicas de mineração de texto computacional em 576.180 termos de 167 artigos revisados por pares. Os resultados revelam que a pesquisa da AoL/CA está focada, principalmente, na operacionalização da avaliação orientada para a acreditação, em vez de sincronizar, sinérgicamente, os Resultados de Aprendizagem Esperados (RPA) com o ensino e a avaliação, como deveria ser. As evidências mostram que as diretrizes de acreditação da AACSB têm o maior impacto na pesquisa da AoL/CA, o que implica que um único ponto de vista está impulsionando globalmente o que deveria ser um diálogo em um ecossistema acadêmico internacional diversificado.


Palavras-chave


Garantia de Aprendizagem; Alinhamento Curricular; Análise de Mineração de Texto; Qualidade do Ensino Superior; AACSB

Referências


AACSB INTERNATIONAL. 2013 Eligibility procedures and accreditation standards for business accreditation: engagement, innovation, impact. Tampa, 2018. Available from: https://www.aacsb.edu/-/media/aacsb/docs/accreditation/business/standards-and-tables/2018-business-standards.ashx?la=en&hash=B9AF18F3FA0DF19B352B605CBCE17959E32445D9 . Access in: 2021 May 24.

ALLEN, M. J. Assessing academic programs in higher education. Bolton: Anker Publishing Co., 2004.

ALZOUBI, W. A. Dynamic graph based method for mining text data. WSEAS Transactions on Systems and Control, [s. l.], v. 15, p. 453-458, sep. 2020. https://doi.org/10.37394/23203.2020.15.45

ANDERSON, L. W. Curricular alignment: a re-examination. Theory Into Practice, [s. l.]. v. 41, n. 4, p. 255-260, Nov. 2002. https://doi.org/10.1207/s15430421tip4104_9

ARIA, M.; CUCCURULLO, C. bibliometrix: an R-tool for comprehensive science mapping analysis. Journal of Informetrics, [s. l.], v. 11, n. 4, p. 959-975, nov. 2017. https://doi.org/10.1016/j.joi.2017.08.007

ARNOLD, T. Humanities data in R. New York: Springer Science+Business Media, 2015.

ARRUDA, H. F.; COSTA, L. F.; AMANCIO, D. R. Using complex networks for text classification: Discriminating informative and imaginative documents. Europhysics Letters, [s. l.], v. 113, n. 2, p. 28007, jan. 2016.

BATES, A. W. Teaching in a digital age: guidelines for designing teaching and learning for a digital age. British Columbia: BC Open Texbooks, 2015.

BECKER, S. A. et al. The NMC horizon report: 2018 higher education edition. Louisville: Educause, 2018.

BLEI, D. M. Probabilistic topic models. Communications of the ACM, [s. l.], v. 55, n. 4, p. 77-84, abr. 2012. https://doi.org/10.1145/2133806.2133826

CHIAPPE, A. et al. La educación del siglo XXI y el despertar de las bellas durmientes: una revisión sistemática de la literatura. Education in the Knowledge Society (EKS), [s. l.], v. 21, n. 1, p. 1-15, 2020. https://doi.org/10.14201/eks.22483

CRAFT, A. International developments in assuring quality in higher education. New York: Taylor & Francis, 2018.

FEINERER, I.; HORNIK, K. Text mining infrastructure in R. Journal of Statistical Software, Innsbruck, v. 25, n. 5, p. 1-54, 2008. https://doi.org/10.18637/jss.v025.i05

HARVEY, L.; WILLIAMS, J. Fifteen years of quality in higher education. Quality in Higher Education, v. 16, n. 1, p. 3-36, Apr. 2010. https://doi.org/10.1080/13538321003679457

HIRSCH, J. E. An index to quantify an individual’s scientific research output. Proceedings of the National Academy of Sciences, v. 102, n. 46, p. 16569-16572, Nov. 2005. https://doi.org/10.1073/pnas.050765510

JACKSON, S.; BOHRER, J. Quality assurance in higher education: recent developments in the United Kingdom. Research in Comparative and International Education, [s. l.], v. 5, n. 1, p. 77–87, mar. 2010.

JARVIS, D. S. L. Regulating higher education: quality assurance and neo-liberal managerialism in higher education: a critical introduction. Policy and Society, [s. .], v. 33, n. 3, p. 155-166, set. 2014. https://doi.org/10.1016/j.polsoc.2014.09.005

JOHNSON, L. et al. NMC Horizon Report: 2016 higher education edition. Austin: The New Media Consortium, 2016.

LAFLEUR, E. K.; BABIN, L. A.; LOPEZ, T. B. Assurance of learning for principles of marketing students: a longitudinal study of a course-embedded direct assessment. Journal of Marketing Education, [s. l.], v. 31, n. 2, p. 131-141, Apr. 2009. https://doi.org/10.1177/0273475309335242

LOMAS, L. Zen, motorcycle maintenance and quality in higher education. Quality Assurance in Education, Bingley, v. 15, n. 4, p. 402-412, Oct. 2007. https://doi.org/10.1108/09684880710829974

MA, J.; VIEIRA, D. M. Remando ou guiando o barco? Modelos de governança para as políticas de Educação Superior no Brasil pós-1990. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 29, n. 113, p. 1000-1023, Oct./Dec. 2021.

MANNING, C. D.; RAGHAVAN, P.; SCHÜTZE, H. Introduction to information retrieval. New York: Cambridge University Press, 2008.

MINER, G. et al. Practical text mining and statistical analysis for non-structured text data applications. Waltham: Academic Press, 2012.

MURAKAMI, A. et al. ‘What is this corpus about?’: using topic modelling to explore a specialised corpus. Corpora, Edinburgh, v. 12, n. 2, p. 243–277, Ago. 2017. https://doi.org/10.3366/cor.2017.0118

SALEHI, M.; TARJOMAN, M. An investigation of a nationwide exam from a critical language testing perspective. Cogent Social Sciences, [s. l.], v. 3, n. 1, p. 1396639, Jan. 2017. https://doi.org/10.1080/23311886.2017.1396639

SCHOFIELD, A.; MIMNO, D. Comparing Apples to Apple: the effects of stemmers on topic models. Transactions of the Association for Computational Linguistics, v. 4, p. 287-300, Dec. 2016. https://doi.org/10.1162/tacl_a_00099

SELWYN, N. The use of computer technology in university teaching and learning: a critical perspective: a critical look at computer use in higher education. Journal of Computer Assisted Learning, [s. l.], v. 23, n. 2, p. 83-94, Jan. 2007.

SWARTZ, S.; SHRIVASTAVA, A. Stepping up the game–meeting the needs of global business through virtual team projects. Higher Education, Skills and Work-Based Learning, [s. l.], v. 12, n. 2, p. 346-368, 2021. https://doi.org/10.1108/HESWBL-02-2021-0037

SZEKERES, J. Sustaining student numbers in the competitive marketplace. Journal of Higher Education Policy and Management, [s. l.], v. 32, n. 5, p. 429-439, Oct. 2010. https://doi.org/10.1080/1360080X.2010.511116

TRELEAVEN, L.; VOOLA, R. Integrating the development of graduate attributes through constructive alignment. Journal of Marketing Education, [s. l.], v. 30, n. 2, p. 160–173, Ago. 2008. https://doi.org/10.1177/0273475308319352

VANDEYAR, T. A window to teachers’ ICT practices: Discerning between teaching and the complex science of pedagogy. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 28, n. 109, p. 982-1011, Oct./Dec. 2020. https://doi.org/10.1590/S0104-40362020002802388

VOORHEES, R. A.; HARVEY, L. Higher education and workforce development: a strategic role for institutional research. New Directions for Institutional Research, v. 2005, n. 128, p. 5-12, Dec. 2005. https://doi.org/10.1002/ir.159

WELBERS, K.; VAN ATTEVELDT, W.; BENOIT, K. Text analysis in R. Communication Methods and Measures, [s. l.], v. 11, n. 4, p. 245-265, Oct. 2017.




DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362022003003802

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2020 Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Apoio:




Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ.
 

SCImago Journal & Country Rank