Retenção escolar: crenças e práticas dos professores e a sua relação com as políticas educativas das escolas
Resumo
Alguns autores sugerem que as altas taxas de retenção escolar observadas em alguns países se devem à crença nos benefícios desta prática. O presente estudo procurou compreender o efeito moderador que as políticas educativas das escolas sobre a retenção têm na relação entre crenças e práticas de retenção no 2º ano de escolaridade. Uma análise dos documentos orientadores de 66 escolas da Madeira, Portugal, identificou os critérios e requisitos exigidos para a decisão de retenção. Um questionário online recolheu as crenças e práticas de retenção de 300 professores desta Região. Uma análise de perfis latentes identificou cinco grupos de professores organizados num continuum que variava entre uma maior rejeição e uma maior certeza nos benefícios da retenção. Observou-se uma associação entre as crenças e as práticas dos professores apenas nas escolas que não tinham nem critérios nem requisitos definidos para a decisão de retenção. Os resultados sugerem que os professores precisam de informação que oriente a tomada de decisão e que proporcione maior coerência na atuação dos intervenientes.
Palavras-chave
Referências
ALMEIDA, F.; ALVES, M. The culture of grade retention in schools organized in cycles. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 26, e260007, 2021. https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260007
BASTOS, A.; FERRÃO, M. Analysis of grade repetition through multilevel models: a study from Portugal. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 49, n. 174, p. 270-288, out./dez. 2019. https://doi.org/10.1590/198053146131
BONVIN, P. The role of teacher attitudes and judgement in decision-making: the case of grade retention. European Educational Research Journal, v. 2, n. 2, p. 277-294, 2003. https://doi.org/10.2304/eerj.2003.2.2.6
BUEHL, M., BECK, J. The relationship between teachers’ beliefs and teachers’ practices. In: FIVES, H.; GILL, M. (orgs.). International handbook of research on teachers’ beliefs. New York: Routledge, 2015. p. 66-84.
CARDOSO, S.; COELHO, J. Critérios de avaliação: questões de operacionalização. In: Folha de apoio à formação: projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA). Lisboa: Direção-Geral da Educação, 2021. Disponível em: https://afc.dge.mec.pt/sites/default/files/2021-05/Folha14_%20Crit%C3%A9rios%20de%20Avalia%C3%A7%C3%A3o%20Quest%C3%B5es%20de%20Operacionaliza%C3%A7%C3%A3o_.pdf Acesso em: 3 fev. 2022.
CARLESS, D. Trust, distrust and their impact on assessment reform. Assessment & Evaluation in Higher Education, [s. l.], v. 34, n. 1, p. 79-89, 2009. https://doi.org/10.1080/02602930801895786
CRAHAY, M.; MARBAISE, C.; ISSAIEVA, E. What is teachers’ belief in the virtues of student retention founded on? Italian Journal of Educational Research, [s. l.], v. 6, n. 11, p. 75-94, 2013. Disponível em: https://ojs.pensamultimedia.it/index.php/sird/article/view/186/174 Acesso em: 25 mar. 2019.
DIREÇÃO REGIONAL DE ESTATÍSTICA DA MADEIRA. Serie retrospetiva das estatísticas da educação da RAM (1993/1994 - 2020/2021). [S. l.], 2022. Disponível em: https://estatistica.madeira.gov.pt/download-now/social/educacao-pt/informacao-geral/serie-retrospetiva-educa-informacao-geral.html Acesso em: 2 fev. 2022.
EDUCATION ENDOWMENT FOUNDATION. Teaching and learning toolkit. London, 2021. Disponível em: https://educationendowmentfoundation.org.uk/education-evidence/teaching-learning-toolkit Acesso em; 21 nov. 2022.
EUROPEAN COMMISSION. Equity in school education in Europe: structures, policies and student performance. Brucellas: Publications Office of the European Union, 2020.
EUROPEAN COMMISSION. Grade retention during compulsory education in Europe: regulations and statistics. Brucellas: European Union, 2011.
FERGUSON, S. et al. Finding latent groups in observed data: a primer on latent profile analysis in Mplus for applied researchers. International Journal of Behavioral Development, [s. l.], v. 44, n. 5, p. 458-468, 2020. https://doi.org/10.1177/0165025419881721
FERNANDES, D. Para uma inserção pedagógica dos critérios de avaliação. Texto de apoio à formação - Projeto MAIA. Lisboa: Direção-Geral da Educação, 2021. Disponível em: https://afc.dge.mec.pt/sites/default/files/2021-05/TextoApoio2_Para%20uma%20Inser%C3%A7%C3%A3o%20Pedag%C3%B3gica%20dos%20Crit%C3%A9rios%20de%20Avalia%C3%A7%C3%A3o..pdf Acesso em: 3 fev. 2022.
TextoApoio2_Para%20uma%20Inser%C3%A7%C3%A3o%20Pedag%C3%B3gica%20dos%20Crit%C3%A9rios%20de%20Avalia%C3%A7%C3%A3o..pdf
FERRAZ, S. Projeto educativo de escola: análise reflexiva sobre o projeto educativo como promotor de eficácia da escola. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação). Braga: Universidade Católica Portuguesa, 2018. Disponível em: https://repositorio.ucp.pt/handle/10400.14/27386 Acesso em: 18 fev. 2022.
GOOS, M. et al. How can cross-country differences in the practice of grade retention be explained? A closer look at national educational policy factors. Comparative Education Review, Chicago, v. 57, n. 1, p. 54-84, 2013. https://doi.org/10.1086/667655
GOOS, M.; PIPA, J.; PEIXOTO, F. Effectiveness of grade retention: a systematic review and meta-analysis. Educational Research Review, v. 34, 100401, Nov. 2021. https://doi.org/10.1016/j.edurev.2021.100401
GRILO, H. Avaliação dos alunos do ensino básico: a decisão política, 1992-2001. Lisboa: Chiado, 2019.
KAHNEMAN, D. Pensar depressa e devagar 4a ed. Maia: Círculo de Leitores, 2013.
KAHNEMAN, D. et al. Ruído: porque tomados más decisões e como podemos evidá-lo. Lisboa: Penguin Rnadom House, 2021.
KUCKARTZ, U. Qualitative text analysis: a guide to methods, practice & using software. London: SAGE, 2014.
MCMILLAN, J. Understanding and improving teachers’ classroom assessment decision making: implications for theory and practice. Educational Measurement: Issues and Practice, [s. l.], v. 22, n. 4, p. 34-43, 2003. https://doi.org/10.1111/j.1745-3992.2003.tb00142.x
NUNES, L. C.; REIS, A. B.; SEABRA, C. Is retention beneficial to low-achieving students? Evidence from Portugal. Applied Economics, v. 50, n. 40, p. 4306-4317, 2018. https://doi.org/10.1080/00036846.2018.1444261
OECD. PISA 2015 results. Volume II: Policies and practices for successful schools. Brucelas: OECD, 2016.
OECD. PISA 2018 results. Volume V: Effective policies, successful schools. Brucelas: OECD, 2020.
OBSERVATÓRIO DE EDUCAÇÃO DA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA - OERAM. Dados não publicados sobre a retenção das escolas, ano 2018/2019, Madeira, 2020.
PORTUGAL. Decreto-Lei n.º 55/2018. Estabelece o currículo dos ensinos básico e secundário e os princípios orientadores da avaliação das aprendizagens. Diário da República n.º 129/2018a, Série I de 2018-07-06. Disponível em: https://data.dre.pt/eli/dec-lei/55/2018/p/cons/20210803/pt/html Acesso em: 11 jul. 2018.
PORTUGAL. Portaria n.º 233-A/2018, de 3 de agosto. Procede à regulamentação das ofertas educativas do ensino básico previstas no n.º 2 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho. Diário da República n.º 149/2018b, 1.º suplemento, Série I de 2018-08-03, p. 2-23, 2018. Disponível em: https://data.dre.pt/eli/port/223-a/2018/08/03/p/dre/pt/html Acesso em: 26 nov. 2021.
RANGE, B. et al. Rethinking grade retention and academic redshirting: Helping school administrator make sense of what works. International Journal of Educational Leadership Preparation, v.6, n. 2, p. 1-12, 2011.
RIBEIRO, V., et al. Crenças de professores sobre reprovação escolar. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 34, 173086, 2018. https://doi.org/10.1590/0102-4698173086
RODRIGUES, M. et al. Apresentação de resultados do Projeto Aprender a ler e a escrever em Portugal: relatório de progresso. Lisboa: EPIS, 2017. Disponível em: http://www.epis.pt/upload/documents/592d4bcd461d4.pdf Acesso em: 17 fev. 2018.
SANTANA, M. Práticas e representações acerca da retenção escolar. Tese (Doutorado em Ciências da Educação) – Lisboa: Universidade Nova de Lisboa, 2019.
SANTOS, N. N.; MONTEIRO, V. Material suplementar do artigo - Retenção escolar: Crenças e práticas dos professores e a sua relação com as políticas educativas das escolas. SciELO Data, 2023b.
SANTOS, N. N.; MONTEIRO, V. Políticas educativas das escolas na tomada de decisão da retenção escolar. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, Tempe v. 31, n. 48, p. 1-26, maio 2023a. https://doi.org/10.14507/epaa.31.7586
SANTOS, N. N.; PIPA, J.; MONTEIRO, V. Analysing grade retention belief within teachers’ psycho-pedagogic beliefs system. Teaching and Teacher Education, [s. l.], v. 121, 103939, Jan. 2023. https://doi.org/10.1016/j.tate.2022.103939
SCHWAGER, M. T., et al. How school district policy influences grade level retention in elementary schools. Educational Evaluation and Policy Analysis, [s. l.], v. 14, n. 4, p. 421-438, 1992. https://doi.org/10.3102/01623737014004421
SHAVELSON, R.; STERN, P. Research on teachers’ pedagogical thoughts, judgments, decisions, and behavior. Review of Educational Research, [s. l.], v. 51, n.4, p. 455-498, 1981. https://doi.org/10.3102/00346543051004455
VALBUENA, J., et al. Effects of grade retention policies: a literature review of empirical studies applying causal inference. Journal of Economic Surveys, [s. l.], v. 35, n. 2, p. 408-451, 2020. https://doi.org/10.1111/joes.12406.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362023003103925
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2024 Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)
Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)