Promover a inclusão e a equidade no Ensino Superior: este é o papel da Educação a Distância no Brasil?

Sidney L. M. Mello, Marcelo J. Meriño, Walter Leal Filho, Thaís N. da R. Sampaio

Resumo


Esse estudo tem como objetivo investigar como as matrículas alcançaram um rápido aumento na Educação Superior a Distância no Brasil e considerar se, de fato, promove inclusão, equidade e qualidade, conforme orientado pelo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS 4) e o Plano Brasileiro de Educação (PNE). Os procedimentos metodológicos foram baseados em pesquisa documental. Para essa análise, três objetivos da educação superior foram investigados: acesso, qualidade e equidade com base em variáveis como matrículas, estrutura regulatória, avaliação da qualidade, custo da educação, renda do aluno, gênero e etnia. A análise mostrou um aumento nas matrículas no Ensino Superior (ES) na última década, principalmente no ensino a distância. Esse crescimento foi acompanhado por uma maior inclusão e equidade na ES. Mas, há problemas na quantidade e no conteúdo dos cursos e na concentração das matrículas em poucas instituições privadas com fins lucrativos, que afetam a qualidade do ensino. Esse artigo fornece uma visão única: se o ensino superior a distância promove a inclusão e a equidade na Educação Superior no Brasil e se tem sido valioso nas políticas públicas.


Palavras-chave


Desenvolvimento Sustentável; Ensino Superior Brasileiro; Ensino a Distância; SDG 4; Massificação da Educação Superior

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DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362022003003736

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