Promover a inclusão e a equidade no Ensino Superior: este é o papel da Educação a Distância no Brasil?

Sidney L. M. Mello, Marcelo J. Meriño, Walter Leal Filho, Thaís N. da R. Sampaio

Resumo


Esse estudo tem como objetivo investigar como as matrículas alcançaram um rápido aumento na Educação Superior a Distância no Brasil e considerar se, de fato, promove inclusão, equidade e qualidade, conforme orientado pelo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS 4) e o Plano Brasileiro de Educação (PNE). Os procedimentos metodológicos foram baseados em pesquisa documental. Para essa análise, três objetivos da educação superior foram investigados: acesso, qualidade e equidade com base em variáveis como matrículas, estrutura regulatória, avaliação da qualidade, custo da educação, renda do aluno, gênero e etnia. A análise mostrou um aumento nas matrículas no Ensino Superior (ES) na última década, principalmente no ensino a distância. Esse crescimento foi acompanhado por uma maior inclusão e equidade na ES. Mas, há problemas na quantidade e no conteúdo dos cursos e na concentração das matrículas em poucas instituições privadas com fins lucrativos, que afetam a qualidade do ensino. Esse artigo fornece uma visão única: se o ensino superior a distância promove a inclusão e a equidade na Educação Superior no Brasil e se tem sido valioso nas políticas públicas.


Palavras-chave


Desenvolvimento Sustentável; Ensino Superior Brasileiro; Ensino a Distância; SDG 4; Massificação da Educação Superior

Referências


AGUIAR, M. A. S. Avaliação do Plano Nacional de Educação 2001-2009: questões para reflexão. Educação & Sociedade , Campinas, v. 31, n. 112, p. 707-727, Sep. 2010. https://doi.org/10.1590/S0101-73302010000300004

ALTBACH, P. G.; REISBERG, L.; RUMBLEY, L. E. Tracking a global academic revolution. Change: The Magazine of Higher Learning , London, v. 42, n. 2, p. 30-39, 2010. https://doi.org/10.1080/00091381003590845

ARANTES, P. F. Higher education in dark times: from the democratic renewal of Brazilian universities to its current wreck. Policy Reviews in Higher Education , [s. l.], v. 5, n. 4, p. 1–27, 22, Jan. 2021. https://doi.org/10.1080/23322969.2021.1872412

ARRETCHE, M. (ed.). Paths of inequality in Brazil: a half-century of changes. [S. L.]: Springer, 2019.

ARRUDA, E. P.; ARRUDA, D. E. P. Educação a distância no Brasil: políticas públicas e democratização do acesso ao ensino superior. Educação em Revista , Belo Horizonte, v. 31, n. 3, p. 321-338, Sep. 2015. https://doi.org/10.1590/0102-4698117010

BAXTO, W.; AMARO, R.; MATTAR, J. Distance education and the open university of Brazil. The International Review of Research in Open and Distributed Learning , Athabasca, v. 20, n. 4, p. 100-115, Jul. 2019. https://doi.org/10.19173/irrodl.v20i4.4132

BERNASCONI, A.; CELIS, S. Higher education reforms: Latin America in comparative perspective. Education Policy Analysis Archives , Tempe, v. 25, p. 67, p. 1-15, Jul. 2017. https://doi.org/10.14507/epaa.25.3240

BIELSCHOWSKY, C. E. Análise dos resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) para educação a distância do ciclo 2015 a 2017. EaD em Foco , Rio de Janeiro, v. 8, n. 1, 758, Oct. 2018. https://doi.org/10.18264/eadf.v8i1.758

BIELSCHOWSKY, C. E. Tendências de precarização do ensino superior privado no Brasil. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação , Brasília, DF, v. 36, n. 1, p. 241–271, jan./abr. 2020. https://doi.org/10.21573/vol36n12020.99946

BORSATO, F. P.; ALVES, J. M. Student assistance in higher education in Brazil. Procedia - Social and Behavioral Sciences , [s. l.], v. 174, p. 1542-1549, Feb. 2015. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2015.01.786

BOWEN, G. A. Document analysis as a qualitative research method. Qualitative Research Journal , [s. l.], v. 9, n. 2, p. 27-40, Aug. 2009. https://doi.org/10.3316/QRJ0902027

BRENNAN, J.; NAIDOO, R. Higher education and the achievement (and/or prevention) of equity and social justice. Higher Education , [s. l.], v. 56, p. 287-302, 2008. https://doi.org/10.1007/s10734-008-9127-3

BUCCI, M. P. D.; GOMES, F. A. D. A piece of legislation for the guidance of public education policies in Brazil: the National Education Plan 2014–2024. The Theory and Practice of Legislation , London, v. 5, n. 3, p. 277-301, Sep. 2017. https://doi.org/10.1080/20508840.2018.1427526

BUCKNER, E. The worldwide growth of private higher education: cross-national patterns of higher education institution foundings by sector. Sociology of Education , [s. l.], v. 90, n. 4, p. 296-314, Oct. 2017. https://doi.org/10.1177/0038040717739613

CASTIONI, R., et al. Universidades federais na pandemia da Covid-19: acesso discente à internet e ensino remoto emergencial. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação , Rio de Janeiro, v. 29, n. 111, p. 399-419, Apr./Jun. 2021. https://doi.org/10.1590/S0104-40362021002903108

CHAVES, V. L. J. Expansão da privatização/mercantilização do ensino superior Brasileiro: a formação dos oligopólios. Educação & Sociedade , Campinas, v. 31, n. 111, p. 481-500, Jun. 2010. https://doi.org/10.1590/S0101-73302010000200010

CHAVES, V. L. J.; AMARAL, N. C. Política de expansão da educação superior no Brasil: o ProUni e o Fies como financiadores do setor privado. Educação em Revista , Belo Horizonte, v. 32, n. 4, p. 49-72, Dec. 2016. https://doi.org/10.1590/0102-4698162030

CLANCY, P.; GOASTELLEC, G. Exploring access and equity in higher education: policy and performance in a comparative perspective. Higher Education Quarterly , [s. l.], v. 61, n. 2, p. 136-154, Apr. 2007. https://doi.org/10.1111/j.1468-2273.2007.00343.x

COQUEIRO, N. P. S; SOUSA, E. C. A educação a distância (EAD) e o ensino remoto emergencial (ERE) em tempos de Pandemia da Covid 19. Brazilian Journal of Development , Curitiba, v.7, n.7, p. 66061-66075, Jul. 2021. https://doi.org/10.34117/bjdv7n7-060

CORTELAZZO, A. L.; ELISEI, C. C. A. Desempenho dos estudantes de cursos presenciais e a distância no Enade em 2015, 2016 e 2017. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação , Rio de Janeiro, v. 30, n. 114, p. 1-25, 23 Jul. 2021. https://doi.org/10.1590/s0104-40362021002902247

CRUZ, J. R.; LIMA, D. C. B. P. Trajetória da Educação a Distância no Brasil: políticas, programas e ações nos últimos 40 anos. Jornal de Políticas Educacionais , Curitiba, v. 13, n. 13, p. 1-19, Apr. 2019. https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.64564

ELO, S.; KYNGÄS, H. The qualitative content analysis process. Journal of Advanced Nursing , Oxford, v. 62, n. 1, p. 107-115, Apr. 2008. https://doi.org/10.1111/j.1365-2648.2007.04569.x

GIOLO, J. Educação a Distância no Brasil: a expansão vertiginosa. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação , [s. l.], v. 34, n. 1, p. 73-97, Apr. 2018. https://doi.org/10.21573/vol34n12018.82465

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Acesso à Internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal 2018 . Rio de Janeiro, 2020.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS – INEP. Censo da Educação Superior 2019: notas estatísticas. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2020.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS – INEP. Plano Nacional de Educação PNE 2014-2024: linha de nase . Brasilia, DF: Ministério da Educação, 2014.

KIRAKOSYAN, L. Affirmative action quotas in Brazilian higher education: analyzing claims and implications. Journal for Multicultural Education , Bingley, v. 8, n. 2, p. 137-44, 2014. https://doi.org/10.1108/jme-01-2014-0005

MARGINSON, S. The worldwide trend to high participation higher education: dynamics of social stratification in inclusive systems. Higher Education , Oxford, v. 72, n. 4, p. 413-434, Oct. 2016. https://doi.org/10.1007/s10734-016-0016-x

MATTOS, M. C. C. M.; SILVA, M. C. R. F. Marco regulatório da Educação à Distância no Brasil de 1961 a 2017: uma análise histórico-crítica. EaD em Foco , Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, Jun. 2019. https://doi.org.br/10.18264/eadf.v9i1.751

MCCOWAN, T. Three dimensions of equity of access to higher education. Compare , [s. l.], v. 46, n. 4, p. 645-665, 2016b.

MCCOWAN, T. Universities, and the post-2015 development agenda: an analytical framework. Higher Education , Oxford, v. 72, n. 4, p. 505-523, 18 Oct. 2016a. https://doi.org/10.1007/s10734-016-0035-7

MELLO, S. L. M., et al. Innovation in the digital era: new labor market and educational changes. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação , Rio de Janeirov. 28, n. 106, p. 66-87 Jan./Mar. 2019. https:/doi.org/10.1590/s0104-40362019002702511

MENSAH, J. Sustainable development: meaning, history, principles, pillars, and implications for human action: a literature review. Cogent Social Sciences , [s. l.], v. 5, n. 1, p. 1–21, 1 Jan. 2019. https://doi.org/10.1080/23311886.2019.1653531

MENSE, E. G., et al. The development of global higher education in a world of transformation. Journal of Education and Development , [s. l.], v. 2, n. 3, p. 47-60, Sep. 2018. https://doi.org/10.20849/jed.v2i3.529

NOUI, R. Higher education between massification and quality. Higher Education Evaluation and Development , [s. l.], v. 14, n. 2, p. 93-103, Nov. 2020. https://doi.org/10.1108/HEED-04-2020-0008

OECD. Education at a Glance 2019. Paris: OECD, 2019.

OKETCH, M. Financing higher education in sub-Saharan Africa: some reflections and implications for sustainable development. Higher Education , [s. l.], v. 72, n. 4, p. 525-539, Oct. 2016. https://doi.org/10.1007/s10734-016-0044-6

OWENS, T. L. Higher education in the sustainable development goals framework. European Journal of Education , [s. l.], v. 52, n. 4, p. 414-420, Dec. 2017. https://doi.org/10.1111/ejed.12237

PAULA, C. H.; ALMEIDA, F. M. O programa Reuni e o desempenho das Ifes brasileiras. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 28, n. 109, p. 1054-1075, Oct./Dec. 2020. https://doi.org/10.1590/s0104-40362020002801869

PEREIRA, C. A.; ARAUJO, J. F. F. E.; MACHADO-TAYLOR, M. L. The Brazilian higher education evaluation model: “SINAES” sui generis? International Journal of Educational Development , [s. l.], v. 61, p. 5-15, July 2018. https://doi.org/10.1016/j.ijedudev.2017.11.007

QAYYUM, A.; ZAWACKI-RICHTER, O. Open and distance education in Asia, Africa, and the middle east: national perspectives in a digital age . In: ZAWACKI-RICHTER, O.; QAYYUM, A. (eds.). The state of open and distance education . Singapore: Springer, 2019. p. 125-140.

RAPANTA, C., et al. Online university teaching during and after the Covid-19 crisis: refocusing teacher presence and learning activity. Postdigital Science and Education , [s. l.], v. 2, n. 3, p. 923-945, Oct. 2020. https://doi.org/10.1007/s42438-020-00155-y

RISTOFF, D. O novo perfil do campus brasileiro: uma análise do perfil socioeconômico do estudante de graduação. Avaliação (Campinas) , v.19, n. 3, p. 723-747, Nov. 2014. https://doi.org/10.1590/S1414-40772014000300010

SALMI, J.; D’ADDIO, A. Policies for achieving inclusion in higher education. Policy Reviews in Higher Education , v. 5, n. 1, p. 1-26, Oct. 2020. https://doi.org/10.1080/23322969.2020.1835529

SANTOS, C. D. A. Educação superior a distância no Brasil: democratização da oferta ou expansão do mercado. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação , Brasília, DF, v. 34, n. 1, p. 167-188, Jan./Apr. 2018. https://doi.org/10.21573/vol34n12018.82470

SCHENDEL, R.; MCCOWAN, T. Expanding higher education systems in low- and middle-income countries: the challenges of equity and quality. Higher Education , [s. l.], v. 72, n. 4, p. 407-411, 18 Oct. 2016. DOI 10.1007/s10734-016-0028-6.

SCHWARTZMAN, S. Higher education and the challenges of the twenty-first century: an introduction. In: SCHWARTZMAN, S. Higher education in Latin America and the Challenges of the 21st Century . Cham: Springer, 2020. p. 1-17.

SOMERS, P., et al. Brazil’s radical approach to expanding access for underrepresented college students. In: MEYER, H.-D., et al. (eds.). Fairness in access to higher education in a global perspective: reconciling excellence, efficiency, and justice . Rotterdam: Sense, 2013. p. 203-221.

STREET, H. Factors influencing a learner’s decision to drop-out or persist in higher education distance learning. Online Journal of Distance Learning Administration , [s. l.], v. 13, n. 4, Dec. 2010.

TIGHT, M. Mass higher education and massification. Higher Education Policy , [s. l.], v. 32, n. 1, p. 93-108, Mar. 2019. https://doi.org/10.1057/s41307-017-0075-3

TOMLINSON, M.; WATERMEYER, R. When masses meet markets: credentialism and commodification in twenty-first-century higher education. Discourse: Studies in the Cultural Politics of Education ,[s. l.], v. 43, n 2, p. 173-187, Sep. 2020. https://doi.org/10.1080/01596306.2020.1814996

TROW, M. Reflections on the Transition from elite to mass to universal access: forms and phases of higher education in modern societies since WWII. International Handbook of Higher Education , Dordrecht: Springer, 2008. (Springer International Handbooks of Education book series, v. 18).

UNITED NATIONS. Transforming our world: the 2030 agenda for sustainable development . Resolution adopted by General Assembly on 25 September 2015.

WORLD BANK. World Development Report 2019: the changing nature of work . Washington, DC: The World Bank, 2019.

WU, Y. C. J.; SHEN, J. P. Higher education for sustainable development: a systematic review. International Journal of Sustainability in Higher Education , [s. l.], v. 17, n.5, p. 633-651, 2016. https://doi.org/10.1108/IJSHE-01-2015-0004




DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362022003003736

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2020 Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Apoio:


Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)  

Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)

SCImago Journal & Country Rank