Detalhes da seção


Artigos

 
Edição Título
 
v. 30, n. 114 (2022): Revista Ensaio Jan./Mar. Resolução colaborativa de problemas: resultados brasileiros no Pisa * Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Andriele Ferreira Muri Leite, Patrícia Ferreira Miranda, Nathalie Loye
 
v. 30, n. 114 (2022): Revista Ensaio Jan./Mar. Desempenho dos estudantes de cursos presenciais e a distância no Enade em 2015, 2016 e 2017 Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Angelo Luiz Cortelazzo, Cristina de Carvalho Ares Elisei
 
v. 30, n. 114 (2022): Revista Ensaio Jan./Mar. Programa de transporte escolar como meio para melhorar a educação pública em um pequeno município rural no Nordeste do Brasil Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Maria Victória Leal de Almeida Nascimento, Mauricio Oliveira de Andrade
 
v. 30, n. 114 (2022): Revista Ensaio Jan./Mar. Egressos de um Curso de Pedagogia: trajetórias formativas e profissionais Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Carla Patrícia Quintanilha Corrêa
 
v. 30, n. 114 (2022): Revista Ensaio Jan./Mar. Reconhecimento: uma característica das práticas pedagógicas em histórias de professores de escolas normais em contextos de conflito interno na Colômbia Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Milton Molano Camargo, Felipe Andrés Aliaga Saez
 
v. 30, n. 114 (2022): Revista Ensaio Jan./Mar. Emprego do Data Envelopment Analysis (DEA) para estimar a eficiência escolar Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Rita de Fátima Muniz, Wagner Bandeira Andriola, Sheila Maria Muniz, Antonio Clécio Fontelles Thomaz
 
v. 30, n. 114 (2022): Revista Ensaio Jan./Mar. Internacionalização das Instituições de Ensino Superior (IES): percepções de acadêmicos Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Rejane Pinto Costa, Alberto Gabbay Canen
 
v. 30, n. 114 (2022): Revista Ensaio Jan./Mar. Os desafios da universidade pública pós-pandemia da Covid-19: o caso brasileiro Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Lourdes Maria Rodrigues Cavalcanti, Maria das Graças Gonçalves Vieira Guerra
 
v. 30, n. 114 (2022): Revista Ensaio Jan./Mar. A QUESTÃO DA VALIDADE NA AVALIAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Girlene Ribeiro de Jesus, Renata Manuelly de Lima Rêgo, Victor Vasconcelos de Souza
 
v. 30, n. 114 (2022): Revista Ensaio Jan./Mar. Educação online aberta e massiva como alternativa à crise educacional da Covid-19 Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Andres Chiappe, Alejandro Emilio Wills
 
v. 30, n. 114 (2022): Revista Ensaio Jan./Mar. De quem é a responsabilidade?: uma análise de perspectivas para a Lei de Responsabilidade Educacional prevista no Plano Nacional de Educação Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Danilo Trombetta Neves, Cristiano Amaral Garboggini Di Giorgi
 
v. 29, n. 113 (2021): Revista Ensaio Out./Dez. Respostas às demandas políticas na pesquisa científica e na terceira missão em instituições de Ensino Superior especializadas: estudo comparado entre a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil, e o Instituto Politécnico de Bragança, Portugal Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Caroline Lievore, Luiz Alberto Pilatti, João Alberto Sobrinho Teixeira
 
v. 29, n. 113 (2021): Revista Ensaio Out./Dez. Avaliação de impacto do Programa de Permanência Estudantil da Universidade Federal de São Paulo Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Juliana Garcia Cespedes, Maria Angélica Pedra Minhoto, Suzana Cristina Pereira de Oliveira, Anderson da Silva Rosa
 
v. 29, n. 113 (2021): Revista Ensaio Out./Dez. Determinantes acadêmicos da retenção no Ensino Superior Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Ana Cléssia Pereira Lima de Araújo, Francisca Zilania Mariano, Celina Santos de Oliveira
 
v. 29, n. 113 (2021): Revista Ensaio Out./Dez. “Colcha de Retalhos”, experiência estética e narrativa autobiográfica: a arte da escuta na formação inicial docente Resumo
Margaréte May Berkenbrock Rosito, Juliana Paiva Pereira de Sousa, Sidclay Bezerra Souza
 
v. 29, n. 113 (2021): Revista Ensaio Out./Dez. Remando ou guiando o barco? Modelos de governança para as políticas de Educação Superior no Brasil pós-1990 Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Janaina Ferreira Ma, Diego Mota Vieira
 
v. 29, n. 113 (2021): Revista Ensaio Out./Dez. O desafio das tecnologias de inteligência artificial na Educação: percepção e avaliação dos professores Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Artur Marecos Parreira e Moreira Goncalves, Lucia de Mello e Souza Lehmann, Mariana Ferreira Oliveira
 
v. 29, n. 113 (2021): Revista Ensaio Out./Dez. Limitações do plano de desenvolvimento institucional dos Institutos Federais de Educação Superior do Brasil Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Alexandre Nascimento de Almeida, Anderson Allan Almeida Galvão
 
v. 29, n. 113 (2021): Revista Ensaio Out./Dez. O retorno de políticas de desconcentração? Mutações no Programa Nacional de Formación Permanente (PNFP). Córdoba, Argentina Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Yanina Débora Maturo, María Cecilia Bocchio
 
v. 29, n. 113 (2021): Revista Ensaio Out./Dez. Indicadores e metas para avaliação do desempenho escolar: Uma análise DEA de dois estágios do IDEB de escolas públicas municipais Resumo
Rafael Povedano, Alexandre Pereira Salgado Junior, Marco Antonio Alves de Souza Junior, Perla Calil Pongeluppe Whady Rebehy
 
v. 29, n. 113 (2021): Revista Ensaio Out./Dez. Infraestrutura escolar e investimentos públicos em Educação no Brasil: a importância para o desempenho educacional Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Joyciane Coelho Vasconcelos, Patrícia Verônica Pinheiro Sales Lima, Leonardo Andrade Rocha, Ahmad Saeed Khan
 
v. 29, n. 113 (2021): Revista Ensaio Out./Dez. Uma análise estatística multivariada do desempenho das escolas municipais de Ribeirão Preto Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Mozart Neves Ramos, Antonio José da Costa Filho, João Bosco Paraíso da Silva, Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento
 
v. 29, n. 112 (2021): Revista Ensaio Jul./Set. Uma base comum na escola: análise do projeto educativo da Base Nacional Comum Curricular Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Fabiana Alvarenga Filipe, Dayane dos Santos Silva, Áurea de Carvalho Costa
 
v. 29, n. 112 (2021): Revista Ensaio Jul./Set. Modelagem de Equações Estruturais e os testes de seleção – Caso do vestibular da Universidade Estadual do Ceará Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
José Leudo Maia, Marcos Antonio Martins Lima
 
v. 29, n. 112 (2021): Revista Ensaio Jul./Set. Escala de sondagem do desenvolvimento neuropsicomotor e de habilidades acadêmicas para o Ensino Fundamental I: percepção de professores Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Bruna de Oliveira Julião, Carolina Toledo Piza, Claudia Berlim de Mello
 
v. 29, n. 112 (2021): Revista Ensaio Jul./Set. A inclusão educacional de estudantes universitários com deficiência em Honduras Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Eddy Paz-Maldonado
 
v. 29, n. 112 (2021): Revista Ensaio Jul./Set. Juvenilização da EJA e as implicações no processo de escolarização Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Alcides Alves de Souza Filho, Atenuza Pires Cassol, Antonio Amorim
 
v. 29, n. 112 (2021): Revista Ensaio Jul./Set. Equilíbrio entre trabalho e vida no Ensino Superior: uma revisão sistemática do impacto no bem-estar dos professores Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Luciane Silva Franco, Claudia Tania Picinin, Luiz Alberto Pilatti, Antonio Carlos Franco
 
v. 29, n. 112 (2021): Revista Ensaio Jul./Set. Percursos de estudantes da Educação Superior com trajetórias de insucesso * Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Lourdes Maria Bragagnolo Frison, In Memoriam, Ana Margarida Veiga Simão, Paula Costa Ferreira, Paula Paulino
 
v. 29, n. 112 (2021): Revista Ensaio Jul./Set. Avaliação do nível de satisfação discente de uma instituição de Ensino Superior: uma análise dos métodos da Teoria Clássica da Medida e da Teoria da Resposta ao Item Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Anna Cecilia Amaral Petrassi, Antonio Cezar Bornia, Dalton Francisco Andrade
 
v. 29, n. 112 (2021): Revista Ensaio Jul./Set. Effects of social class on the use of written language: does it extend into Brazilian higher education? Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Kaizô Iwakami Beltrão, Mônica Cerbella Freire Mandarino, Ricardo Servare Megahós, Mônica Guerra Ferreira Pedrosa
 
v. 29, n. 112 (2021): Revista Ensaio Jul./Set. A produção intelectual sobre Qualis Periódicos na área de Educação: um diálogo com as pesquisas acadêmicas (2008-2018) Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Eliane Souza de Carvalho, Giselle Cristina Martins Real
 
v. 29, n. 112 (2021): Revista Ensaio Jul./Set. Educação durante e depois da pandemia Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Candido Alberto Gomes, Susana Oliveira e Sá, Enrique Vázquez-Justo, Cristina Costa-Lobo
 
v. 29, n. 111 (2021): Revista Ensaio Abr./Jun. Trajetórias de vida e formação de educadores sociais nos Centros Pop da Região Metropolitana de Vitória/ES Resumo   Scielo   Scielo (English)   Scielo (Español (España))
Samuel Coelho da Silva, Rosianny Campos Berto, Liana Abrão Romera
 
v. 29, n. 111 (2021): Revista Ensaio Abr./Jun. Resiliência ao lidar com a COVID-19: perspectiva universitária em uma região brasileira de saúde de baixa renda Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Bruno Bastos Godoi, Delba Fonseca Santos
 
v. 29, n. 111 (2021): Revista Ensaio Abr./Jun. Tensões epistemológicas na implementação da educação intercultural bilíngue Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Katerin Arias-Ortega, Segundo Quintriqueo
 
v. 29, n. 111 (2021): Revista Ensaio Abr./Jun. Exploração de instrumentos de avaliação de idiomas e seus princípios Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Claudio Díaz Larenas, Alan Jara Díaz, Yesenia Rosales Orellana, María José Sanhueza Villalón
 
v. 29, n. 111 (2021): Revista Ensaio Abr./Jun. Processos de invisibilização na avaliação em larga escala Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Cristiane Backes Welter, Flávia Obino Corrêa Werle
 
v. 29, n. 111 (2021): Revista Ensaio Abr./Jun. Inserção Social: em busca de sentidos e de indicadores para a avaliação da pós-graduação na área da Educação Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Carlos Eduardo Ferraço, Isabel Maria Sabino Farias
 
v. 29, n. 111 (2021): Revista Ensaio Abr./Jun. Universidades federais na pandemia da Covid-19: acesso discente à internet e ensino remoto emergencial Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Remi Castioni, Adriana Almeida Sales de Melo, Paulo Augusto Meyer Mattos Nascimento, Daniela Lima Ramos
 
v. 29, n. 111 (2021): Revista Ensaio Abr./Jun. Os novos serviços locais da Educação Pública no Chile: desafios do processo de implementação inicial Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Sebastián Donoso Di­az
 
v. 29, n. 111 (2021): Revista Ensaio Abr./Jun. Educação Permanente Digital e Instituições de Ensino Superior: potenciais e desafios multiculturais em período de pandemia Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Ana Ivenicki
 
v. 29, n. 111 (2021): Revista Ensaio Abr./Jun. Políticas educacionais e o financiamento dos centros concertados na Espanha Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Jani Alves da Silva Moreira, Ângelo Ricardo de Souza, José María Hernández Díaz
 
v. 29, n. 111 (2021): Revista Ensaio Abr./Jun. Pesquisa como princípio educativo: uma metodologia de trabalho para a Educação de Jovens e Adultos Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Cecília de Sousa Reibnitz, Ana Carolina Staub de Melo
 
v. 29, n. 111 (2021): Revista Ensaio Abr./Jun. Avaliação de desempenho docente: culpar, punir ou desenvolver profissionalmente? Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
José Rubens Lima Jardilino, Ana Maria Mendes Sampaio, Andressa Maris Resende Oliveri
 
v. 29, n. 110 (2021): Revista Ensaio Jan./Mar. The importance of Higher Education in reducing income inequality in Santa Catarina Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Amanda Maciel da Silva, Mário César Barreto Moraes, Sulivan Desirée Fischer, Claudia Maffini Griboski
 
v. 29, n. 110 (2021): Revista Ensaio Jan./Mar. Avaliação de desempenho para o apoio à gestão de unidades organizacionais em Ifes: análise e oportunidades Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Tatiane Roldão Bastos, André Andrade Longaray, Aléssio Bessa Sarquis, Vilmar Gonçalves Tondolo
 
v. 29, n. 110 (2021): Revista Ensaio Jan./Mar. Avaliação de desempenho de cursos de graduação em uma universidade federal brasileira Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo' (Español (España))
Rafael Santos Tavares, Lidia Angulo Meza
 
v. 29, n. 110 (2021): Revista Ensaio Jan./Mar. O programa Ciência sem Fronteiras e a falha sistêmica no ciclo de políticas públicas Resumo   Scielo   Scielo (English)   Scielo (Español (España))
Cintia Denise Granja, Ana Maria Carneiro
 
v. 29, n. 110 (2021): Revista Ensaio Jan./Mar. Escolhas acadêmicas e interesse vocacional em estudantes com alta capacidade matemática Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Ramón García Perales, Carmen Jiménez Fernández, Ascensión Palomares Ruiz
 
101 a 150 de 694 itens << < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>