Internacionalização das Instituições de Ensino Superior (IES): percepções de acadêmicos

Rejane Pinto Costa, Alberto Gabbay Canen

Resumo


Este estudo busca contribuir com as Instituições de Educação Superior (IES) brasileiras em perspectiva internacional. Nosso argumento é que quando as IES valorizam a pesquisa internacional e a mobilidade acadêmica, contribuem para ampliar a visão da internacionalização em todo o Brasil e promovem essas instituições para além dos processos políticos, econômicos e de comercialização, considerados, hoje, os principais motores de mudança na internacionalização do Ensino Superior. Para tal, tendências mais recentes na literatura sobre os conceitos das IES e da gestão internacional foram avaliadas para verificar a extensão em que podem contribuir com percepções alternativas da internacionalização da Educação Superior no Brasil. O referencial teórico teve como base a articulação de tais conceitos e os dados foram articulados às entrevistas realizadas com acadêmicos altamente qualificados de três diferentes IES públicas brasileiras, por meio da metodologia de histórias orais. Os dados indicaram caminhos e sugestões para expandir a internacionalização das IES brasileiras, entre eles, o fomento de pesquisadores internacionais e de sistemas de alocação de recursos para o financiamento de pesquisas


Palavras-chave


Brasil; Instituição de Educação Superior; Gestão internacional; Internacionalização

Referências


ALTBACH, P. G.; REISBERG, L.; RUMBLEY, L. I. Trends in global higher education: tracking an academic revolution. Leiden, Netherlands: Brill Publishers, 2019.

ALTBACH, P. G.; REISBERG, L. Global trends and future uncertainties. Change: the magazine of higher learning, v. 50, n. 3-4, p. 63-67, 2018.

ALBERTI, V. Manual de história oral. 3a Ed. Rio de Janeiro: FGV, 2013.

BIANCHETTI, L.; MAGALHÃES, A. M. Declaração de Bolonha e internacionalização da educação superior: protagonismo dos reitores e autonomia universitária em questão. Avaliação, Campinas; Sorocaba, v. 20, n. 1, p. 225-249, 2015.

BRANDENBURG, U.; DE WIT, H. The end of internationalization. International higher education, 62, 2015. doi: https://doi.org/10.6017/ihe.2011.62.8533

CANEN, A. G.; CANEN, A. Organizações multiculturais: logística na corporação globalizada. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2005.

CHRISTENSEN, T.; GORNITZKA, A.; RAMIREZ, F. O. Reputation management, social embeddedness, and rationalization of universities, In: Universities as agencies. Cham, Switzerland: Palgrave Macmillan, p. 3-39, 2009.

GOLDIN, C.; KATZ, L. F. The race between education and technology. In: Inequality in the 21st Century. New York, NY: Routledge, p. 49-54, 2018.

GURI-ROSENBLIT, S. Digital technologies in higher education: sweeping expectations and actual effects. New York, NY: Nova Science, 2010.

GUIMARÃES, S. R. E. F.; TADEUCCI, M. de S.; OLIVEIRA, A. L. de. Estudo bibliométrico em gestão intercultural, internacionalização e mobilidade acadêmica: foco no ensino superior. Janus, n. 17, p. 55-65, 2013.

HAWAWINI, G. The internationalization of higher education and business schools: a critical review. Singapore: Springer Singapore, 2016.

EGRON-POLAK, E., HOWARD, L., WIT, H. DE, HUNTER, F. (Eds.). Internationalisation of higher education, p. 41-58, 2015. Available at: . Access on: 14 Sep 2020.

doi: https://doi:10.2861/444393

KNIGHT, J. Updated definition of internationalization. International Higher Education, n. 33, 2015. doi: https://doi.org/10.6017/ihe.2003.33.7391

__________. Concepts, rationales, and interpretive frameworks in the internationalization of higher education. In: The SAGE handbook of international higher education, edited by Darla K. Deardorff, Hans de Wit, John D. Heyl, and Tony Adams, p. 27–42. London: Sage, 2012a.

___________. (Educator) & India International Centre. Internationalization: three generations of crossborder higher education. New Delhi India International Centre, 2012b.

_________. Internationalization remodeled: definition, approaches, and rationales. Journal of Studies in International Education, v. 8, n. 1, p. 5-31, 2004. doi: https://doi.org/10.1177/1028315303260832

KNIGHT, J.; DE WIT, H. Internationalization of higher education: past and future. International Higher Education, n. 95, p. 2-4, 2018.

LIN, J. Foreword. In: SALMI, J. The challenge of establishing world-class universities. Washington D.C: The World Bank, p. ix-xi, 2009.

MARTIGNAGO, G.; ALPERSTEDT, G. D.; CÁRIO, S. A. F. Pesquisa em gestão internacional no Brasil entre 2001 e 2010: um estudo a partir dos anais do ENANPAD. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, [S.l.], v. 6, n. 2, p. 215-243, ago. 2013. ISSN 1984-3372. Available at: < http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/EeN/article/view/1542/1202 >. Access on: 6 May 2020. doi: http://dx.doi.org/10.19177/reen.v6e22013215-243

MEANS, A. J. Education for a post-work future: automation, precarity, and stagnation. Knowledge Cultures, v. 5, n. 1, 2017.

MIURA, I. K. O processo de internacionalização da Universidade de São Paulo: um estudo em três áreas de conhecimento. XXXIII ENCONTRO DA ANPAD. São Paulo. 19-23 de setembro de 2009.

MISTRY, J.; BERARDI, A.; ROOPSIND, I.; DAVIS, O.; HAYNES, L.; DAVIS, O.; SIMPSON, M. Capacity building for adaptive management: a problem-based learning approach. Development in Practice, v. 21, n. 2, p. 190-204, 2011.

MUSSELIN, C. The side effects of the Bologna process on national institutional settings: the case of France. In: AMARAL et al. European Integration and the Governance of Higher Education and Research. London: Springer, 2009. p.181-205.

PEREIRA LAUS, S.; COSTA MOROSINI, M. Internationalization of higher education in Brazil. In: H. DE WIT, I. C. JARAMILLO, J. GACEL-ÁVILA; J. KNIGHT (Eds.), Higher Education in Latin America: the international dimension (pp. 111–147). Washington, D.C.: World Bank 2005.

PIZZANI, L.; SILVA, R. C. DA; BELLO, S. F.; HAYASHI, M. C. P. I. A arte da pesquisa bibliográfica na busca do conhecimento. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 10, n. 1, p. 53-66, 10 jul. 2012. doi: https://doi.org/10.20396/rdbci.v10i1.1896

QURESHI, M. I.; JANJUA, S.Y.; ZAMAN, K.; LODHI, M. S.; TARIQ, Y. B. Internationalization of higher education institutions: implementation of DMAIC cycle. Scientometrics, 98, 2295-2310, 2014. doi: http://dx.doi.org/10.1007/s11192-013-1163-9

RICHARDSON, M. D.; GARRETSON, C. J. W.; WALLER, R. E.; LEMOINE P. A. Building capacity for quality in global higher education. International Journal of Advanced Research and Publications, v. 3, n. 10, 2019.

ROCHA, A. Por que as empresas brasileiras não se internacionalizam? In: ROCHA, A. (Org.). As novas fronteiras: a multinacionalização das empresas brasileiras. Rio de Janeiro: Mauad, 2003.

ROGA, R.; LAPINA, I.; MÜÜRSEPP, P. Internationalization of higher education: analysis of factors influencing foreign students’ choice of higher education institution. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 213, p. 925–930, 2015. doi: https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2015.11.506

RUF. Ranking Universitário da Folha, 2019. Available at: < http://ruf.folha.uol.com.br/2019/>. Access on: 21 Jul. 2020.

SÁ, C.; GRIECO, J. International collaboration in Brazilian higher education. Frontiers of Education in China, 10, p. 7–22, 2015. doi: https://doi.org/10.1007/BF03397050

SALMI, J. The challenge of establishing world-class universities. Washington, D.C.: The World Bank, 2009.

SAMOILÓVICH, D. Novos cenários da cooperação internacional. Conferência proferida no Encontro sobre a Cooperação entre a Europa e América Latina. Coimbra: Universidade de Coimbra, 1999.

SAMPAIO, H.; SAES, P. Internationalization of higher education: a balance of the literature in Brazil. In: AUPETI, S.; ESCOBAR, V. Internacionalizacion de la Educacion Superior y las ciencias en America Latina: um estado del arte. Caracas: Iesalc, 2014, p. 49-76.

SHAHJAHAN, R. A. International organizations (IOs), epistemic tools of influence, and the colonial geopolitics of knowledge production in higher education policy. Journal of Education Policy, v. 31, n. 6, p. 694-710, 2016. doi: http://10.1080/02680939.2016.1206623

SLAUGHTER, S.; LESLIE, L. L. Academic Capitalism: Politics, Policies, and the Entrepreneurial University. Johns Hopkins University Press, Nov 12, 1999.

SOTULA, O. Contemporary trends in the sphere of higher education: a global level. Cherkasy University Bulletin: Economics Sciences, v. 1, n. 2, 2018.

STALLIVIERI, L. O processo de internacionalização nas instituições de ensino superior. Educação Brasileira: revista do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras, Brasília, v. 24, n. 48, p. 35-57, 2002.

STEIN, S. Beyond higher education as we know it: gesturing towards decolonial horizons of possibility. Stud Philos Educ, v. 38, p.143–161, 2019. doi: http://doi.org/10.1007/s11217-018-9622-7

STERLING, S. Sustainable Education: revisioning learning and change. Bristol, UK: Green Books, 2001.

SUTTON, S, B.; EGGINTON, E.; FAVELA, R. Collaborating on the future: strategic partnerships and linkages. In: The SAGE handbook of international higher education, edited by Darla K. Deardorff, Hans de Wit, John D. Heyl, and Tony Adams, p. 147–166. London: Sage, 2012.

TANG, H. H. H. Academic profession, entrepreneurial universities and scholarship of application. Journal of Comparative & International Higher Education, 10(Winter), p. 3-5, 2018.

THE. World University Ranking 2019. Available at: < https://www.timeshighereducation.com/world-university-rankings/2019/world-ranking#!/page/0/length/25/locations/BR/sort_by/rank/sort_order/asc/cols/stats >. Access on: 18 Dec. 2019.

WILKINS, S.; JUUSOLA, K. The benefits & drawbacks of transnational higher education: myths and realities. Australian Universities' Review. v. 60, n. 2, p. 68-76, 2018.

WTO. World Trade Organization 2019. Available at: < https://www.wto.org/english/res_e/booksp_e/03_wtr19_2_e.pdf >. Access on: 4 Jun. 2020.

ZHU, C. Organizational culture and technology-enhanced innovation in higher education. Technology, Pedagogy and Education, v. 24, n. 1, p. 65-79, 20, 2015.




DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-403620210002903229

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2020 Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Apoio:


Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)  

Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)

SCImago Journal & Country Rank