Organismos internacionais e as perspectivas para a formação de professores no marco da Agenda E2030

Marilia Costa Morosini, Egeslaine de Nez, Vanessa Gabrielle Woicolesco

Resumo


Esse estudo, no contexto do desenvolvimento sustentável, analisa norteamentos para a formação de professores de organismos internacionais emblemáticos, a partir de 2015, como a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura e o Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e Caribe. A pesquisa caracteriza-se como uma revisão bibliográfica e documental, de abordagem qualitativa, e para o tratamento dos dados foi utilizada a análise textual discursiva. Os resultados apontam três eixos analíticos: políticas para a formação de professores; internacionalização na formação de professores e carreira e desenvolvimento profissional. As análises sinalizam que a cooperação é um eixo estruturante no que tange à formação docente. Há um rumo promissor no diálogo interdisciplinar e interinstitucional. Para isso, é preciso esforço individual e coletivo, em âmbito institucional, regional e global. Para a América Latina e Caribe, esse processo deve abarcar o desenvolvimento sustentável, baseado em uma relação entre iguais e na integração regional.

Palavras-chave


Formação de Professores; Internacionalização da Educação Superior; Organismos Internacionais; Desenvolvimento Sustentável

Referências


AKKARI, A. A agenda internacional para educação 2030: consenso “frágil” ou instrumento de mobilização dos atores da educação no século XXI? Diálogo Educacional, Curitiba, v. 17, n. 53, p. 937-958, 2017.

https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.053.AO11

DIDRIKSSON, A. Educación superior y sociedad del conocimiento en América Latina y el Caribe, desde la perspectiva de la Conferencia Mundial de la Unesco. In: TUNNERMANN, C (org.). La educación superior en América Latina y el Caribe: diez años despues de la conferencia mundial. Colômbia: IESALC, 2008. Disponível em: http://flacso.org.br/?publication=la-educacionsuperior-en-america-latina-y-el-caribe-diez-anos-despues-de-la-conferenciamundial-de-1998. Acesso em: 14 fev. 2020.

DIDRIKSSON, A. Universidad y bien publico en la perspectiva de una sociedade democrática del conocimiento. In: FUENTE, J. R.; DIDRIKSSON, A. (coords.). Universidad, responsabilidad social y bien publico: el debate desde América Latina. México: Universidad de Guadalajara, 2012. p. 61-97.

IMBERNÓN, F. La profesión docente em la globalización y la sociedade del conocimiento. 2006. Disponível em: http://www.ub.edu/obipd/docs/la_profesion_docente_en_la_globalizacion_y_la_sociedad_del_conocimiento_imbernon_f.pdf. Acesso em: 18 abr. 2019.

INSTITUTO INTERNACIONAL PARA A EDUCAÇÃO NA AMÉRICA LATINA E CARIBE – IESALC. Declaração. In: CONFERENCIA REGIONAL DE EDUCACIÓN SUPERIOR PARA A AMÉRICA LATINA Y EL CARIBE, 3., Córdoba, Argentina: IESALC, 2018a. Disponível em: http://portal.conif.org.br/images/DECLARA%C3%87%C3%83O-CRES-2018-EM-PORTUGU%C3%8AS.pdf. Acesso em: 10 fev. 2020.

INSTITUTO INTERNACIONAL PARA A EDUCAÇÃO NA AMÉRICA LATINA E CARIBE – IESALC. Plan de Acción 2018-2028. In: CONFERENCIA REGIONAL DE EDUCACIÓN SUPERIOR PARA A AMÉRICA LATINA Y EL CARIBE, 3., Córdoba, Argentina: IESALC, 2018b. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1Mr_obMED-yv2RalSeC6L1YeStb1C9tiU/view. Acesso em: 10 set. 2019.

MARTÍNEZ OLIVÉ, A. El desarrollo profesional docente y la mejora de la escuela. 2008. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/386984431/Martinez-Olive-Alba-El-Desarrollo-Profesional-Docente-y-la-Mejora-de-laEscuela. Acesso em: 10 jan. 2020.

MAUÉS, O. C. A agenda global da educação no contexto da covid-19. Linhas, Florianópolis, v. 22, n. 49, p. 187-216, maio/ago. 2021. https://doi.org/10.5965/1984723822492021187

MAUÉS, O. C.; BASTOS, R. S. As políticas de educação superior na esteira dos organismos internacionais. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Brasília, DF, v. 32, n. 3, p. 699-717, set./dez. 2016. https://doi.org/10.21573/vol32n32016.68570

MORAES, R.; GALIZAZZI, M. C. Análise textual discursiva. 2. ed. Ijuí: Unijuí, 2011.

MOROSINI, M. C. (org.). Guia para a internacionalização universitária. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2019.

MOROSINI, M. C. Qualidade da educação superior e contextos emergentes. Avaliação, Campinas; v. 19, n. 2, p. 385-405, jul. 2014. https://doi.org/10.1590/S1414-40772014000200007

MUÑOZ GÓMEZ, P. A.; ANZOLA-PARDO, G. Editorial. In: SPAGGIARI GUTIÉRREZ, S. L.; MEJÁ QUEVEDO, J. C.

Guias para la internacionalización de la educación superior: cooperación internacional. Bogotá: Ministério da Educação, 2015. p. 11-47.

NUNES, C. P.; OLIVEIRA, D. A. Trabalho, carreira, desenvolvimento docente e mudança na prática educativa.

Educação e Pesquisa, v. 43, n. 1, p. 66-80, jan.-mar. 2017. https://doi.org/10.1590/S1517-9702201604145487

OLIVEIRA JUNIOR, A. P.; PRATA-LINHARES, M. M.; KARWOSKI, A. M. Formação docente no contexto brasileiro das instituições federais de educação superior. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 26, n. 98, p. 52-90, jan./mar. 2018. https://doi.org/10.1590/S0104-40362018002600902

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA – Unesco. Educação 2030: rumo a uma educação de qualidade, inclusiva e equitativa, e à educação ao longo da vida para todos. Incheon, Coréia do Sul: UNESCO. 2015d. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000243278_por. Acesso em: 31 jan. 2020.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA – Unesco. Educação para a cidadania global: preparando alunos para os desafios do século XXI. Brasília: UNESCO, 2015c. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000234311. Acesso em: 22 fev. 2020. 2015a

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA – Unesco. Educação para os objetivos de desenvolvimento sustentável: objetivos de aprendizagem. Paris: UNESCO, 2017. Disponível em: de https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000252197. Acesso em: 12 nov. 2019.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA – Unesco. Nota conceitual do relatório de monitoramento global de educação para todos 2015. Brasília: UNESCO, 2015b. Disponível em: http://www.unesco.org/new/fileadmin/MULTIMEDIA/FIELD/Brasilia/pdf/Concept_note_EFA_GMR_pt_2015.pdf. Acesso em: 15 abr. 2020.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA – Unesco. Relatório de monitoramento global de EPT. Brasília: UNESCO, 2015a. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000232565_por/PDF/232565por.pdf.multi. Acesso em: 15 abr. 2020.

SANTOS, M. G.; LEITE, D. Rede regionais para acreditação e avaliação da qualidade da educação superior. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 27, n.102, p. 108-128, jan./mar. 2019. https://doi.org/10.1590/S0104-40362018002701357

SARAIVA, A. M. A; SOUZA, J. F. A formação docente e as organizações internacionais: uma agenda focada na performatividade dos professores e na eficácia escolar. Currículo sem Fronteiras, v. 20, n. 1, p. 129-147, jan./abr. 2020. Disponível em: http://www.aesufope.com.br/PDF/saraiva-souza.pdf. Acesso em: 31 out. 2021.

SERPA, G. R.; FALCÓN, A. L. Masificación, equidad, educación superior: la universalización de la educación superior cubana. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação. Rio de Janeiro, v. 27, n.103, p. 291-316, abr./jun. 2019. https://doi.org/10.35786/1645-1384.v20.n1.8

SHIROMA, E. O.; CAMPOS, R. F.; GARCIA, R. M. C. Decifrar textos para compreender a política: subsídios teórico-metodológicos para análise de documentos. Perspectiva, Florianópolis, v. 23, n. 2, jul./dez. 2005. https://doi.org/10.5007/%25x

SORIANO, L. I. M. Educación y desarrollo sostenible al 2030: internacionalización de la formación docente en América Latina y el Caribe. In: GACÉL-ÁVILA, J. (org.). Educación superior, internacionalización e integración en América Latina y el Caribe: balance regional y prospectiva. Caracas: IESALC. 2018. Disponível em: http://erasmusplusriesal.org/sites/default/files/libro_la_es_inter_e_integracion_cres.pdf. Acesso em: 23 fev. 2020.




DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362022003002959

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2022 Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Apoio:




Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ.
 

SCImago Journal & Country Rank