Ecologia de saberes e línguas na produção acadêmica latino-americana

Kyria Rebeca Finardi, Claudio França, Felipe Furtado Guimarães

Resumo


A produção acadêmica latino-americana é analisada em relação à sua visibilidade, internacionalização e ecologia de saberes e de línguas nesse processo. Ferramentas bibliométricas foram utilizadas para formar um corpus de 2.939 estudos da base de dados Scopus entre 2010-2019, analisados em duas dimensões: a dimensão input/editorial, e a dimensão output/epistemológica, focando em três aspectos: (1) evolução por ano e país; (2) línguas e periódicos mais usados; e (3) colaborações internacionais. Os resultados da dimensão epistemológica mostraram maior colaboração com os autores do Norte Global, especialmente com a Espanha, os Estados Unidos e a Inglaterra (no caso do México e do Chile) e de Portugal (no caso do Brasil). Em relação à evolução quantitativa, observou-se um crescimento constante da produção latino-americana com o Brasil ocupando a primeira posição. O espanhol predominou como idioma de publicação, embora se observe uma tendência para o inglês no segundo quinquênio analisado, superando inclusive o português. Tomados em conjunto, os resultados do estudo sugerem que os padrões de produção acadêmica na América Latina não apresentam uma ecologia de saberes e de línguas.


Palavras-chave


Produção Acadêmica; Internacionalização do Ensino Superior; América Latina; Espanhol; Português; Inglês

Referências


ARIA, M.; CUCCURULLO, C. Bibliometrix: an R-tool for comprehensive science mapping analysis. Journal of Informetrics, [s. l.], v. 11, n. 4, p. 959-975, nov. 2017. https://doi.org/10.1016/j.joi.2017.08.007

CÉSPEDES, L. Latin American journals and hegemonic languages for academic publishing in Scopus and Web of Science. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 60, n. 1, p. 141-154, jan./abr. 2021. https://doi.org/10.1590/010318138901311520201214

CHAVARRO, D.; RÀFOLS, I.; TANG, P. To what extent is inclusion in the Web of Science an indicator of journal ‘quality’? Research Evaluation, Oxford, v. 27, n. 2, p. 106–118, 2018. https://doi.org/10.2139/ssrn.2990653

CHIAPPA, R.; FINARDI, K. R. Coloniality prints in internationalization of higher education: the case of Brazilian and Chilean international scholarships. Scholarship of Teaching and Learning in the South, Auckland Park, v. 5, n. 1, p. 25-45, 2021. https://doi.org/10.36615/sotls.v5i1.161

COLLAZO-REYES, F. Growth of the number of indexed journals of Latin America and the Caribbean: the effect on the impact of each country. Scientometrics, [s. l.], v. 98, p. 197-209, jan. 2014. https://doi.org/10.1007/s11192-013-1036-2

DADOS, N.; CONNELL, R. The Global South. Contexts, [s.l.], v. 11, n. 1, p. 12-13, Feb. 2012. https://doi.org/10.1177/1536504212436479

DE WIT, H. Internationalization of Higher Education: the need for a more ethical and qualitative approach. Journal of International Students, [s. l.], v. 10, n. 1, p. i–iv, 2020. https://doi.org/10.32674/jis.v10i1.1893

DONATO, C.; PASQUARELLI-GASCON, V. The language of the other: Italian for spanish speakers through intercomprehension. Italica, [s. l.], v. 92, n. 3, p. 713-735, fall 2015.

FINARDI, K. R.; GUIMARÃES, F. F. Internationalization and the Covid-19 pandemic: challenges and opportunities for the Global South. Journal of Education, Teaching and Social Studies, Los Angeles, v. 2, n. 4, p. 1-15, 2020. https://doi.org/10.22158/jetss.v2n4p1

GANGA-CONTRERAS, F., et al. Principales rankings académicos internacionales: el caso de Chile. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 28, n. 107, p. 407-434, abr.-jun. 2020. https://doi.org/10.1590/S0104-40362019002701964

GUZMÁN-VALENZUELA, C.; GÓMEZ, C. Advancing a knowledge ecology: changing patterns of higher education studies in Latin America. Higher Education, Amsterdam, v. 77, p. 115-133, Jan. 2019. https://doi.org/10.1007/s10734-018-0264-z

HAMEL, R. E. L’anglais, langue unique pour les sciences? Le rôle des modèles plurilingues dans la recherche, la communication scientifique et l’enseignement supérieur. Synergies Europe, Sylvains les Moulins, n. 8, p. 53-66, jan. 2013. Disponível em: http://gerflint.fr/Base/Europe8/Hamel.pdf Acesso em: 2 out. 2021.

HEILBRON, J. The social sciences as an emerging global field. Current Sociology, [s. l.], v. 62, n. 5, p. 685-703, 2014. https://doi.org/10.1177/0011392113499739

JENKINS, J. English as a lingua franca in the international university: the politics of academic English language policy. New York: Routledge, 2013.

KOCH, T.; VANDERSTRAETEN, R. Internationalizing a national scientific community? Changes in publication and citation practices in Chile, 1976–2015. Current Sociology, Paris, v. 67, n. 5, p. 723-741, Sep. 2019. https://doi.org/10.1177/0011392118807514

KOCH, T.; VANDERSTRAETEN, R.; AYALA, R. Making science international: Chilean journals and communities in the World of Science. Social Studies of Science, [s. l.], v. 51, n. 1, p. 121-138, Aug. 2020. https://doi.org/10.1177/0306312720949709

LI, J., et al. Citation analysis: comparison of Web of Science, Scopus, SciFinder, and Google Scholar. Journal of Electronic Resources in Medical Libraries, London, v. 105, p. 1809-1831, Aug. 2010. https://doi.org/10.1080/15424065.2010.505518

LIMA, M. C.; MARANHÃO, C. M. S. A. O sistema de educação superior mundial: entre a internacionalização ativa e passiva. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 14, n. 3, p. 583-610, set./dez. 2009. https://doi.org/10.1590/S1414-40772009000300004

MONGEON, P.; PAUL-HUS, A. The journal coverage of Web of Science and Scopus: a comparative analysis. Scientometrics, [s. l.], v. 106, p. 213-228, 2016. https://doi.org/10.1007/s11192-015-1765-5

NORONHA, D. P.; MARICATO, J. M. Estudos métricos da informação: primeiras aproximações. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, v. 13, n. 1, p. 116-128, 2008. https://doi.org/10.5007/1518-2924.2008v13nesp1p116

RAMOS-GARCÍA, A. M.; VÁZQUEZ, V. P. The linguistic internationalization of higher education: a study on the presence of language policies and bilingual studies in Spanish universities. Porta Linguarum, v. Monográfico, Granada, n. III, p. 31-46, May 2018. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6761213 Access in: 3 out. 2021.

RUMBLEY, L. E. Internationalization in the universities of Spain: changes and challenges at four institutions. In: MARINGE, F.; FOSKETT, N. (orgs..). Globalization and internationalization in higher education: Theoretical, strategic and management perspectives. London: Continuum, 2010. p. 207-224.

SANTIN, D. M.; CAREGNATO, S. E. Perfil científico da América Latina e Caribe no início do século XXI. In: ENANCIB, 20., 2019, Florianópolis. Anais[...] Florianópolis: UFSC, 2019. Available from: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/202722/001106555.pdf?sequence=1 Access in: 2 out. 2021.

SANTIN, D. M.; CAREGNATO, S. E. Perfil científico de America Latina y el Caribe en los inicios del siglo XXI. Integración y Conocimiento, Buenos Aires, v. 9, n. 2, p. 84-97, 2020. Available from: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/217232/001121155.pdf?sequence=1 Acesso em: 4 out. 2021.

SANTOS, B. S. Epistemologies of the South: Justice against epistemicide. Abingdon: Routledge, 2014.

SOUZA, C. D.; DE FILIPPO, D.; CASADO, E. S. El papel de la internacionalización de la Educación Superior en la producción científica brasileña. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 28, n. 108, p. 784-810, jul./set. 2020. https://doi.org/10.1590/S0104-40362019002701721

STALLIVIERI, L. International virtual education needs greater support. 2020. Available from: https://www.universityworldnews.com/post.php?story=20200518150642841 Access in: 9 ago. 2020.

SWAAN, A. English in the social sciences. In: AMMON, U. (org.). The dominance of English as a language of science: effects on other languages and language communities. New York: De Gruyter Mouton, 2001. p. 71-83.

XIE, H.; ZHANG, Y.; WU, Z.; LV, T. A bibliometric analysis on land degradation: Current status, development, and future directions. Land, Basel, v. 9, n. 1, p. 28, Jan. 2020. https://doi.org/10.3390/land9010028




DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362022003003538

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2020 Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Apoio:


Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)  

Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)

SCImago Journal & Country Rank