Programa de transporte escolar como meio para melhorar a educação pública em um pequeno município rural no Nordeste do Brasil
Resumo
O transporte escolar é fundamental para o acesso a permanência dos alunos na escola, no meio rural. O governo brasileiro financiou programas de transporte escolar para apoiar os municípios. Essa pesquisa tem como objetivo analisar se esses programas são percebidos como eficazes em pequenos municípios rurais. Visando a esse objetivo, foi realizada uma pesquisa com alunos e professores. Análises quantitativas e qualitativas foram realizadas para testar os resultados. Na análise quantitativa, observou-se que a maioria dos alunos está muito satisfeita, sendo regularidade/pontualidade o critério mais bem avaliado. Os professores acreditam que a pontualidade melhorou, a evasão escolar diminuiu e o desempenho escolar aumentou. Numa análise conjunta, as avaliações realizadas pelos professores quanto à evasão escolar e ao desempenho apresentam uma relação significativa com a regularidade/pontualidade avaliada pelos alunos. Na análise qualitativa, um agrupamento de ideias destacou conforto, segurança, civilidade e pontualidade como positivos, enquanto os pontos negativos mais citados foram superlotação, falta de organização e desconforto.
Palavras-chave
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DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362021002903093
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