Emprego do Data Envelopment Analysis (DEA) para estimar a eficiência escolar

Rita de Fátima Muniz, Wagner Bandeira Andriola, Sheila Maria Muniz, Antonio Clécio Fontelles Thomaz

Resumo


Resumo: objetivou-se conhecer os fatores associados ao desempenho de alunos em provas para avaliar a qualidade do aprendizado que compõem o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (SPAECE). Para tanto, empregou-se a metodologia denominada Análise Envoltória de Dados (Data Envelopment Analysis – DEA) para estimar a eficiência relativa de unidades escolares do município de Sobral (CE). Evidenciou-se que a presença nas unidades escolares de bibliotecas, de laboratórios de informática, de quadra de esportes e de salas para atendimento especial, constituem fatores significativos associados ao elevado desempenho dos alunos, impactando, portanto, na eficiência escolar.

Palavras-chave: Análise Envoltória de Dados; Eficiência Escolar; Avaliação de Sistemas; Educação Fundamental.


Palavras-chave


Análise Envoltória de Dados; Eficiência Escolar; Avaliação de Sistemas; Educação Fundamental.

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