Os desafios da universidade pública pós-pandemia da Covid-19: o caso brasileiro

Lourdes Maria Rodrigues Cavalcanti, Maria das Graças Gonçalves Vieira Guerra

Resumo


O objetivo desse artigo é refletir sobre os desafios da universidade pública pós-pandemia da Covid-19, a partir dos dados disponibilizados pelo Portal do Ministério da Educação do Brasil. Utilizou-se uma metodologia de caráter exploratório, com abordagem qualitativa e estratégia bibliográfico-documental. Constatou-se que o perfil de universidade pública que emergiu dos dados sugere a necessidade de uma mudança no modelo institucional e organizacional, que atualmente acomoda a universidade. Impõe-se que a universidade se reinvente, que se transforme em uma nova instituição, dotada de modelos de gestão atuais, flexíveis e que favoreçam ajustes, posto que tais funcionalidades são mais adequadas à dinâmica organizacional e à gestão de riscos.


Palavras-chave


Portal MEC/Coronavírus; Pandemia; Universidade Pública

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DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362021002903113

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