Avaliação educacional: um olhar sobre a produção acadêmica na revista Ensaio (2009–2020)

Maria de Lourdes Haywanon Santos Araújo, Herica Luar da Silva Oliveira, Ana Clara Almeida dos Santos

Resumo


O artigo aborda o estado da arte em Avaliação Educacional, por meio do mapeamento das publicações da revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, dando continuidade e ampliando pesquisas sobre a temática. Dos 495 artigos publicados, de 2009 a 2020, foram selecionados 133 referentes à Avaliação Educacional e classificados de acordo com o nível de Ensino, categoria temática, país de origem, região, instituição e agência de fomento a que a pesquisa e/ou autores estão vinculados. Certificou-se que a revista é substancialmente brasileira, com publicações que tratam, em sua maioria, de Aspectos Gerais da Avaliação e da Avaliação de Programas, Projetos e Políticas Públicas. Foi constatada uma queda das publicações sobre Avaliação Educacional no período pesquisado, e, proporcionalmente, ao total de publicações no periódico, especialmente após 2016, o que coincide com a redução de investimentos em Educação no país, em especial os referentes a programas e projetos para a Educação Básica e para o Ensino Superior.


Palavras-chave


Avaliação Educacional; Revista Ensaio; Políticas Públicas Educacionais

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DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362022003003662

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