Resolução colaborativa de problemas: resultados brasileiros no Pisa *
Resumo
A resolução colaborativa de problemas (RCP) é uma competência de extrema relevância na sociedade moderna e uma das mais valorizadas neste século. O Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) foi a primeira avaliação em larga escala a incluir a resolução de problemas em sua matriz de referência. Esse estudo preliminar se restringe aos resultados publicados nos relatórios oficiais do Programa. Aqui, especificamente, discutimos esses resultados à luz da literatura de referência, bem como descrevemos o conceito de RCP no Pisa 2015. O Brasil, dentre os 52 países participantes, ocupou a 51ª posição nas habilidades relacionadas à RCP, ficando no Nível 1 da escala de desempenho. O status socioeconômico, a variação nas escolas e o gênero relacionam-se, positivamente, com o desempenho brasileiro em RCP.
(*) Pesquisa realizada com auxílio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Palavras-chave
Referências
BARROS, R.; FERREIRA, F. Measuring inequality of opportunities in Latin America and the Caribbean. Washington, DC: World Bank, 2009.
BRASIL. Ministério da Educação. Resultados do Brasil na Avaliação de Resolução Colaborativa de Problemas (RCP) , Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/PISA/resultados/2015/PISA_resolucao_de_problemas.pdf Acesso em: 18 set. 2019.
CARNOY, M.; GOVE, A. K; MARSHALL, J. H. Cuba’s academic advantage: why students in Cuba do better in school. Stanford: Stanford University Press, 2007.
FRANCO, C. et al. Eficácia escolar en Brasil: investigando prácticas y políticas escolares moderadoras de desigualdades educacionales. In:CUETO, S . Educación y brechas de equidad en América Latina , Santiago: Fondo de Investigaciones Educativas, 2007. p. 223-249.
FONTANIVE, N., et al. O que o PISA para Escolas revela sobre uma Rede de Ensino no Brasil? A experiência da Fundação Cesgranrio em 2019. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 29, n. 110, p. 6-34, jan./mar. 2021. https://doi.org/10.1590/S0104-40362020002900001
FUNKE, J. Complex problem solving: a case for complex cognition? a case for complex cognition?. Cognitive Processing , [s. l.], v. 11, n. 2, p. 133-142, nov. 2010. https://doi.org/10.1007/s10339-009-0345-0
GRAESSER, A.C., et al. Assessment of collaborative problem-solving. In: SOTILLARE, R. A., et al. (orgs.). Design recommendations for intelligent tutoring systems. . Orlando: U.S. Army Research Laboratory Human Research and Engineering Directorate, 2017. (Assessment Methods, vol. 5).
GRAESSER, A.; KUO, B.; LIAO, C. Complex problem solving in assessments of collaborative problem solving. Journal of Intelligence , [s. l.], v. 5, n. 2, 10, mar. 2017. https://doi.org/10.3390/jintelligence5020010
GREIFF, S. et al. The computer-based assessment of complex problem-solving and how it is influenced by students’ information and communication technology literacy. Journal of Educational Psychology , [s. l.], v. 106, n. 3, p. 666-680, 2014.
GREIFF, S.; HOLT, D. V.; FUNKE, J. Perspectives on problem- solving in educational assessment: analytical, interactive, and collaborative problem-solving . The Journal of Problem-Solving , West Lafayette, v. 5, n. 2, p.71-91, Spring 2013. https://doi.org/10.7771/1932-6246-1153
GRIFFIN, P.; CARE, E. ATC21S method. In: GRIFFIN, P.; CARE, E. (org.). Assessment and teaching of 21st century skills: methods and approach. Dordrecht: Springer, 2015.
GRIFFIN, P.; MCGAW, B.; CARE, E. (org.). Assessment and teaching of 21st century skills . New York: Springer, 2011.
HE, Q. et at. Collaborative problem-solving measures in the Programme for International Student Assessment (PISA). rinceton: Springer, 2017.
HESSE, F. et al. A framework for teachable collaborative problem-solving skills. In: GRIFFIN, P.; CARE, E. (org.). Assessment and teaching of 21st century skills . Heidelberg: Springer, 2015.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA – INEP. Exemplos de itens liberados de Resolução Colaborativa de Problemas . Brasília, DF, 2018. Disponível em: http://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/PISA/itens/2015/itens_liberados_rcp_PISA_2015.pdf Acesso em: 18 set. 2019.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA – INEP. Relatório Brasil no PISA 2018: versão preliminar. Brasília, DF, 2019. Disponível em: https://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/Pisa/documentos/2019/relatorio_PISA_2018_preliminar.pdf Acesso em: 26 jul. 2021.
KIM, H. S.; HAM, E. H. Student and school characteristics affecting Students’ Collaborative Problem Solving in PISA 2015. The Journal of Curriculum and Evaluation , [s. l.], v. 22, n. 3, p. 199-224, 2019. https://doi.org/10.29221/jce.2019.22.3.199
KIM, S.; LIM, H. Y.; JUNG, H. The relationship between Collaborative Problem-solving and attitudes towards collaboration for Korean students in PISA 2015. The Journal of Curriculum and Evaluation , [s. l.], v. 21, n. 3, p. 155-179, 2018. https://doi.org/10.29221/jce.2018.21.3.155
LIM, H. J.; LEE, S. Y. Student-, school-, and ICT-factors predicting computer-based Collaborative Problem Solving: focusing on analyses of multi-level models. Journal of the Korean Association of Information Education , [s. l.], v. 22, n. 4, p. 457-471, 2018.
OECD. PISA 2012 assessment and analytical framework: mathematics, reading, science, problem-solving and financial literacy. Paris: OECD, 2010.
OECD. PISA 2015 collaborative problem-solving framework . Paris, 2017b. Disponível em: http://www.oecd.org/PISA/PISAproducts/Draft%20PISA%202015%20Collaborative%20problem%20Solving%20Framework%20.pdf Acesso em: 15 abr. 2020.
OECD. PISA 2015 results: collaborative problem-solving. Paris, 2017a. Vol. 5.
OECD. PISA 2015 results in focus . Paris, 2018.
OECD. PISA 2018 results: are Students Smart about Money? Paris, 2020. Vol. 4. Disponível em: https://read.oecd-ilibrary.org/education/Pisa-2018-results-volume-iv_48ebd1ba-en#page46 Acesso em: 26 jul. 2021.
PATTO, M. H. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. 2. ed. São Paulo; Casa do Psicólogo, 1996.
PORTAL INTERDISCIPLINARIDADE E EVIDÊNCIAS NO DEBATE EDUCACIONAL – PORTAL IEDE. Um panorama sobre resolução colaborativa de problemas no Brasil . São Paulo, 2018. Disponível em: http://www.portaliede.com.br/wp-content/uploads/2018/02/Um-Panorama-sobre-Resolu%C3%A7%C3%A3o-Colaborativa-de-Problemas-no-Brasil_Portal_Iede.pdf Acesso em: 1 abr. 2020.
ROSEN, Y.; FOLTZ, P. W. Assessing collaborative problem-solving through automated technologies. Research and Practice in Technology Enhanced Learning , [s. l.], v. 9, n. 3, p. 389-410, 2014. Disponível em: http://meyda.education.gov.il/files/Scientist/RosenFoltz2014.pdf Acesso em: 1 abr. 2020.
SHAW, S.; CHILD, S. Utilizing technology in the assessment of collaboration: a critique of PISA’s collaborative problem-solving tasks. Cambridge: Research Matters, 2017.
SOARES, J. F. Quality and equity in Brazilian basic education: facts and possibilities. In: BROCK, C.; SCHWARTZMAN, S. The challenges of education in Brazil . Cambridge: Symposium Books, 2004. p. 69-88.
SOTTILARE, R. A. et at. Designing adaptive instruction for teams: a meta-analysis. International Journal of Artificial Intelligence in Education , [s. l.], v. 28, n. 2, p. 225-264, jun. 2018. https://doi.org/10.1007/s40593-017-0146-z
SCHWARTZMAN, S. The challenges of education in Brazil. In: BROCK, C.; SCHWARTZMAN, S. The challenges of education in Brazil . Cambridge: Symposium Books, 2004.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-403620210002902895
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)
Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)