A avaliação educacional na produção científica vista por meio de análise de redes sociais

Luiz Ney d’Escoffier, Camila Cristina Gomes Ferreira de Oliveira, Lívia da Fraga Lima, Alvaro Chrispino

Resumo


Esse trabalho busca conhecer como a avaliação educacional vem sendo retratada nas produções científicas brasileiras. Por meio da análise bibliométrica e de redes, registramos, ao longo de 19 anos (1998-2017), 49 revistas, 174 artigos, 440 autores, 290 palavras-chave e 4.283 referências. Desses dados, notamos que a maioria dos debates se caracteriza pelo enfoque no nível superior, pela autoria filiada a instituições públicas, assim como por tecer abordagens mais centradas nas validações de testes do que na qualidade da Educação. Dos resultados, destacam-se a USP como a instituição com maior número de publicações; o periódico “Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação”, por concentrar o maior número de publicações na área de Educação e o autor Wagner Andriola, da UFC, como o pesquisador mais referenciado. Essas e outras decorrências da pesquisa apontam para a necessidade de intensificarmos estudos no campo da avaliação da Educação, a fim de melhor conhecermos nossas fragilidades para, então, propormos correção de rotas e redefinirmos metas.


Palavras-chave


Avaliação Educacional; Políticas Públicas; Análise de Redes Sociais; Bibliometria; Publicações Científicas

Referências


BONAMINO, A.; BESSA, N.; FRANCO, C. (orgs.) Avaliação da educação básica – pesquisa e gestão. Rio de Janeiro: PUC-Rio; São Paulo: Loyola, 2004.

BORGES, R.M; CALDERON, A.I. Avaliação educacional: o estado do conhecimento da Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação (1993-2008). Ensaio: aval.pol.públ.Educ., Rio de Janeiro, v.19, n.70, p.43-56, mar.2011.

BOLDARINE, R. DE F.; BARBOSA, R. L. L.; ANNIBAL, S. F. Tendências da produção de conhecimento em avaliação das aprendizagens no Brasil (2010-2014). Est. Aval. Educ., São Paulo, v.28, n.67, p.160-189, jan./abr. 2017.

CALDERÓN, A.I.; BORGES, R.M. Avaliação educacional: uma abordagem à luz das revistas científicas brasileiras. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, Ma-drid, v.6, n.1, p.167-183, jan./jun.[2013]2016.

CHARLOT, B. O professor na sociedade contemporânea: um trabalhador da contradição, Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, v.17(30), pp.17-31, 2008.

CHIAPINOTO, F.V.; GOMEZ, S.R.M.; LUNARDI, E.M. Estado do conhecimento sobre avaliação em larga escala e gestão educacional, Revista Atos de Pesquisa em Educação, v.15, nº1, p.120-142, 2020.

CHRISPINO, A.; ALBUQUERQUE, M.B. de; COUTINHO, P.B. Os vinte anos da revista Ensaio analisados por meio de Redes Sociais. Ensaio: aval.pol.públ.Educ., v. 23, p. 13-35, 2015.

CURRAN, K.; CURRAN, N. Social networking analysis. In: Big Data and Internet of Things: A Roadmap for Smart Environments. [S.l.]: Springer, 2014. p.367–378.

DIONYSIO, R. B.; CHRISPINO, A. Cenário Surdo e seus lugares de fala na Revista Educação Especial: uma análise por Redes Sociais. Revista Educação Especial, v. 32, p. 1-16, 2019.

ESTRELA, A.; NÓVOA, A. (orgs) Avaliações em educação: Novas perspectivas. Porto: Porto Editora, 1999.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. [S.l.]: Editora Atlas, São Paulo, 2002.

GOMES, C. A. Sucesso e fracasso no ensino médio. Ensaio: aval.pol.públ.Educ., Rio de Janeiro, v.7, n.24, p.259-280, 1999.

HILU, L.; GISI, M.L. Produção científica no Brasil – um comparativo entre as universidades públicas e privadas, in X CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, Curitiba. Anais do X Congresso Nacional de Educação, p.5664-5672, 2011.

MINHOTO, M.A.P. Políticas de avaliação em larga escala e institucional: perfil da produção na pós-graduação. Est. Aval. Educ., São Paulo, v.26, n.62, p.294-324, maio/ago. 2015.

OCDE. Education at a Glance 2016; OECD indicators, OECD publishing, Paris, 2016.

VASCONCELOS, S.M.R. Ciência no Brasil: uma abordagem cienciométrica e linguística. Tese de doutorado apresentada ao Programa de Pós-graduação em Química Biológica, Instituto de Bioquímica Médica, UFRJ, 206p., 2008.




DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-403620210002903135

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2020 Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Apoio:




Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ.
 

SCImago Journal & Country Rank