Detalhes da seção


Artigos

 
Edição Título
 
v. 33, n. 127 (2025): REVISTA ENSAIO ABR./JUN. Desigualdade socioespacial de acesso e conclusão do ensino médio e a oferta de programas alternativos nas áreas rurais do Pará entre 2000 e 2020 Resumo   SciELO
Felipe Garcia Passos, Eduardo Donizeti Girotto
 
v. 33, n. 127 (2025): REVISTA ENSAIO ABR./JUN. AVALIAÇÃO DA POLÍTICA DE PERMANENCIA DOS DISCENTES NOS CURSOS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS NO BRASIL Resumo   SciELO
Ana Cristina Nogueira Maia, Antônio Mauro De Souza Uchôa Júnior, Jair Andrade de Araujo
 
v. 33, n. 127 (2025): REVISTA ENSAIO ABR./JUN. O FETICHISMO DO ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REVELANDO SEU SEGREDO Resumo   SciELO
Sandra Cristina Demschinski, Simone de Fatima Flach
 
v. 33, n. 127 (2025): REVISTA ENSAIO ABR./JUN. Parental involvement in higher education: trend or post-pandemic syndrome? Resumo   SciELO (English)
Anna Bagirova, Daniil Sandler, Alexey Klyuev
 
v. 33, n. 127 (2025): REVISTA ENSAIO ABR./JUN. Adaptation of Foreign Language Courses to the Needs of Internally Displaced Persons in Conflict Conditions Resumo   SciELO (English)
Olga Oliinyk, Nadiya Bevz, Igor Shuliakov, Inna Derevianko
 
v. 33, n. 127 (2025): REVISTA ENSAIO ABR./JUN. Enhancing Civic Teachers' Multicultural Competence through Servqual in Professional Education Resumo   SciELO (English)
Jawatir Pardosi, Suryaningsi Suryaningsi
 
v. 33, n. 127 (2025): REVISTA ENSAIO ABR./JUN. Avaliação externa de escolas e sua relação com políticas e práticas inclusivas: uma revisão sistemática da literatura Resumo   SciELO
Jennifer Silva, Alexandre Ventura, Diana Oliveira
 
v. 33, n. 127 (2025): REVISTA ENSAIO ABR./JUN. Ensino Superior: desafios da docência em contextos indígenas e interculturais Resumo   SciELO (Español (España))
Katerin Arias, Julian Samaca, Loreto Riquelme
 
v. 33, n. 127 (2025): REVISTA ENSAIO ABR./JUN. QUANDO O SONHO SE CONSTRÓI NA ESTRADA: ESTUDANTES COTISTAS DE PEQUENOS DISTRITOS QUE CHEGARAM AO DOUTORADO Resumo   SciELO
Rosa Maria da Exaltação Coutrim, Luana Stéfanni Mendonça Gonçalves, Mariza Aparecida Costa Pena
 
v. 33, n. 127 (2025): REVISTA ENSAIO ABR./JUN. Análise das matrizes do INAF e Prova Brasil: um olhar a partir do alfabetismo funcional Resumo   SciELO
Telma Renata Ressineti, Áurea de Carvalho Costa
 
v. 33, n. 127 (2025): REVISTA ENSAIO ABR./JUN. Calibração com parâmetros de itens fixos Resumo   SciELO
Ruben Klein, Thales Akira Ricarte
 
v. 33, n. 127 (2025): REVISTA ENSAIO ABR./JUN. Concepção de programa de ensino para enfrentar o isolamento e a sensação de não pertencimento em cursos superiores da EaD Resumo   SciELO
Rafael Gabriel Assis, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, Alan Pedro da Silva, Luis Paulo Leopoldo Mercado
 
v. 33, n. 127 (2025): REVISTA ENSAIO ABR./JUN. Análisis estructural de variables influyentes en el desempeño de instituciones de educación superior públicas estatales de México Resumo   SciELO (Español (España))
Victor Eduardo Cancino Cancino, Oswaldo Leyva Cordero, Gabriela Baltodano-García
 
v. 33, n. 127 (2025): REVISTA ENSAIO ABR./JUN. POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE CUIABÁ/MT Resumo   SciELO
Jucileia Nascimento de Oliveira, Danilo Garcia da Silva
 
v. 33, n. 126 (2025): REVISTA ENSAIO JAN./MAR. GESTÃO ESCOLAR: FUNDAMENTAÇÃO E DISCUSSÕES ACERCA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA Resumo   SciELO
Flávia Obino Corrêa Werle, Jorge Alberto Lago Fonseca
 
v. 33, n. 126 (2025): REVISTA ENSAIO JAN./MAR. Ética, Inclusão e Interculturalidade em Educação Resumo   SciELO
Maria Judith da Costa Sucupira Lins
 
v. 33, n. 126 (2025): REVISTA ENSAIO JAN./MAR. O impacto da pandemia no desempenho escolar em municípios de médio porte do estado do Maranhão Resumo   SciELO
Elizabeth Pereira Rodrigues, Larissa Porfírio Maciel, Rafael Naime Ruggiero, Mozart Neves Ramos
 
v. 33, n. 126 (2025): REVISTA ENSAIO JAN./MAR. OS DESAFIOS NA APRENDIZAGEM DE INDIVÍDUOS COM TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA (TEA): UMA REVISÃO SISTEMÁTICA Resumo   SciELO
Vagner Scamati, Claudia Tania Picinin, Jose Roberto Herrera Cantorani
 
v. 33, n. 126 (2025): REVISTA ENSAIO JAN./MAR. Resiliência e Inovação Organizacional nas Instituições Públicas de Ensino Superior Resumo   SciELO
Daiane Pias Machado, Daiane dos Santos Barbosa, Anderson Betti Frare
 
v. 33, n. 126 (2025): REVISTA ENSAIO JAN./MAR. MODELO PARA AVALIAÇÃO DA INOVAÇÃO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR Resumo   SciELO (English)
Joaquim Jose Carvalho Proenca, Carmen Ramos Vera
 
v. 33, n. 126 (2025): REVISTA ENSAIO JAN./MAR. Decolonialidade: um estudo bibliométrico em artigos científicos (2018-2022) Resumo   SciELO
José Carlos Rothen, Cristiane Queiroz Almeida Silva, Elaine Elaine Raimundo, Lucas Bonina Trindade, Thiago de Jesus Esteves
 
v. 33, n. 126 (2025): REVISTA ENSAIO JAN./MAR. Concentrar os alunos em menos escolas melhora os resultados educativos? Uma análise do caso português (2005-2021) Resumo   SciELO
Pedro Abrantes
 
v. 33, n. 126 (2025): REVISTA ENSAIO JAN./MAR. Revisão sistemática da literatura sobre o Novo Ensino Médio (2017-2023) Resumo   SciELO
Monica Ribeiro Silva, Alvaro Chrispino, Thiago Brañas de Melo
 
v. 33, n. 126 (2025): REVISTA ENSAIO JAN./MAR. Práticas na Identificação das Altas Habilidades/Superdotação Segundo Relato de Profissionais que Atuam na Área Resumo   SciELO
Tatiana de Cassia Nakano, Julia Reis Negreiros, Luana Hillary Fusaro
 
v. 33, n. 126 (2025): REVISTA ENSAIO JAN./MAR. Cybernetics of self-regulation, homeostasis, and fuzzy logic: foundational triad for assessing learning using artificial intelligence Resumo   SciELO (English)
Edinson Oswaldo Delgado Rivas, Andres Chiappe, Angélica Vera Sagredo
 
v. 33, n. 126 (2025): REVISTA ENSAIO JAN./MAR. Educar no século XXI: modelos pedagógicos que preparam para a incerteza Resumo   SciELO
Eliane Moreira Marques
 
v. 33, n. 126 (2025): REVISTA ENSAIO JAN./MAR. IMPACTO COVID EN EL USO DE TIC DEL PROFESORADO ESPAÑOL DE SECUNDARIA: ANÁLISIS DE REPERTORIO Resumo   SciELO (Español (España))
Luis Ángel Tamargo Pedregal, Susana Agudo Prado, Javier Fombona Cadavieco
 
v. 33, n. 126 (2025): REVISTA ENSAIO JAN./MAR. Medidas de Qualidade de ajuste e de DIF (differential item functioning) Resumo   SciELO
Ruben Klein
 
v. 32, n. 125 (2024): Ensaio Out/Dez Hacia un desarrollo profesional docente que contemple la desigualdad educativa en América Latina Resumo   Remoto (Español (España))
Denise Vaillant, Verónica Zorrilla de San Martín, Verónica Zorrilla de San Martín
 
v. 32, n. 125 (2024): Ensaio Out/Dez Evaluación en complejidad, desde la autopoiesis y el bioaprendizaje Resumo   Remoto (Español (España))   Remoto (Español (España))
Elver Sanchez Celis, Lina Rosa Parra Bernal
 
v. 32, n. 125 (2024): Ensaio Out/Dez Povos e comunidades tradicionais e práticas educativo-formativas de integração de saberes na Amazônia frente à ruptura do sociometabolismo seres humanos-natureza Resumo   Remoto
Lia Tiriba, Doriedson Rodrigues, Doriedson Rodrigues
 
v. 32, n. 125 (2024): Ensaio Out/Dez Avaliação da alimentação escolar através do uso de dados e evidências na educação brasileira: um estudo de caso na rede estadual de ensino de Corumbá–MS Resumo   Remoto
Anderson Luis do Espírito Santo, Naitielly Soria de Moraes, Douglas Josiel Voks
 
v. 32, n. 125 (2024): Ensaio Out/Dez Enseñanza histórica desde la pedagogía decolonial. Una crítica al qué se enseña en el Perú Resumo   Remoto (Español (España))
Erik Lionel Felix Asencio, Carmen Sharon Huaca Vilca, Felipe Ostos de la Cruz
 
v. 32, n. 125 (2024): Ensaio Out/Dez Influências extrínsecas à pesquisa educacional: a avaliação dos projetos de Produtividade em Pesquisa e a aderência às áreas de tecnologias prioritárias do CNPq à luz do pensamento de Robert Merton. Resumo   Remoto
Adolfo Ignacio Calderon
 
v. 32, n. 125 (2024): Ensaio Out/Dez AS METAS 17 E 18 DO PNE (2014-2024) E A VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO NO BRASIL Resumo   Remoto
Andreza Barbosa, Márcia Aparecida Jacomini, César Augusto Minto
 
v. 32, n. 125 (2024): Ensaio Out/Dez Evaluation of participation in the case method: elements to consider for its incorporation in digital environments Resumo   Remoto (English)
Andres Chiappe Laverde, Sandra Idrovo, Edinson Oswaldo Delgado-Rivas, Fabiola Mabel Sáez-Delgado
 
v. 32, n. 125 (2024): Ensaio Out/Dez AVALIAÇÃO ESCOLAR: O ERRO PRECISA LEVAR AO FRACASSO? Resumo   Remoto
Claudia Mendes de Farias Fiori Ferreira, Inês Barbosa Barbosa de Oliveira
 
v. 32, n. 125 (2024): Ensaio Out/Dez Indicadores do ODS5 para Promoção da Igualdade de Gênero Município de Humaitá-AM Resumo   Remoto
Andreza Siqueira dos Santos, Henrique dos Santos Pereira
 
v. 32, n. 125 (2024): Ensaio Out/Dez ORIENTAÇÕES GOVERNAMENTAIS PARA A PRÁTICA DA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM NO CENÁRIO PANDÊMICO DE COVID-19 NO ESTADO DO PARANÁ Resumo   Remoto
JOANA PAULIN ROMANOWSKI, Eloise Cristina Teixeira Freitas Brustolin
 
v. 32, n. 125 (2024): Ensaio Out/Dez Desafios para a avaliação e a sustentabilidade da editoria científica em educação Resumo   Remoto   Remoto
José Luís Bizelli
 
v. 32, n. 124 (2024): Revista Ensaio Jul/Set Inclusive education at universities: the experience of EU countries and prospects for development in Ukraine Resumo   Remoto (English)
Mykhailo Goncharenko, Iryna Markus, Svitlana Herashchenko, Nataliya Bondar, Oksana Kruhlyk
 
v. 32, n. 124 (2024): Revista Ensaio Jul/Set Políticas públicas sobre educación para la paz. Interpretación desde el ámbito colombiano Resumo   Remoto (Español (España))
Jaime Laurence Bonilla Morales, Ángela Milena Niño Castro
 
v. 32, n. 124 (2024): Revista Ensaio Jul/Set Incentivos para la Formación Inicial Docente en Chile. Del Estado Docente a Estado Subsidiario en educación Resumo   Remoto (Español (España))
Marcela Alejandra Rivas Valenzuela
 
v. 32, n. 124 (2024): Revista Ensaio Jul/Set Participação da sociedade no monitoramento do programa educacional Proinfância. Resumo   Remoto
André Ricardo Dias Lima Mendes, Girlene Ribeiro de Jesus
 
v. 32, n. 124 (2024): Revista Ensaio Jul/Set Training of Education Professionals: Political and Social Impacts of the Relationship Between Mentors and Mentees in Postgraduate Studies. Resumo   Remoto (English)
Terezinha Oliveira
 
v. 32, n. 124 (2024): Revista Ensaio Jul/Set A EJA NO RIO GRANDE DO NORTE E O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2014-2024: DESAFIOS E LIMITES Resumo   https://www.scielo.br/j/ensaio/a
Alessandro Augusto de Azevedo
 
v. 32, n. 124 (2024): Revista Ensaio Jul/Set ENGAJAMENTO DE STAKEHOLDERS E SEU EFEITO NO DESEMPENHO DE UMA POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO Resumo   Remoto
Paula Balardin Ribeiro Aragão, Greici Sarturi
 
v. 32, n. 124 (2024): Revista Ensaio Jul/Set Data Envelopment Analysis (DEA): Uma análise da eficiência no SPAECE das escolas estaduais da região 4 do Município de Fortaleza (CE) Resumo   Scielo PT
Ana Cláudia de Oliveira Lopes, Marta Maria dos Santos Dantas, Marcos Antonio Martins LIMA
 
v. 32, n. 124 (2024): Revista Ensaio Jul/Set Evasão e permanência: a experiência de um curso de especialização para professores em contexto remoto Resumo   Scielo PT
Alessandra Nicodemos, Augusto César da Silva
 
v. 32, n. 124 (2024): Revista Ensaio Jul/Set A Educação Física nos Parâmetros, Orientações e na Base Nacional do Ensino Médio Resumo   Scielo PT
Marcos Garcia Neira
 
1 a 50 de 760 itens 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>