| |
| Edição |
Título |
| |
| v. 33, n. 127 (2025): REVISTA ENSAIO ABR./JUN. |
Desigualdade socioespacial de acesso e conclusão do ensino médio e a oferta de programas alternativos nas áreas rurais do Pará entre 2000 e 2020 |
Resumo
SciELO
|
|
Felipe Garcia Passos, Eduardo Donizeti Girotto |
| |
| v. 33, n. 127 (2025): REVISTA ENSAIO ABR./JUN. |
AVALIAÇÃO DA POLÍTICA DE PERMANENCIA DOS DISCENTES NOS CURSOS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS NO BRASIL |
Resumo
SciELO
|
|
Ana Cristina Nogueira Maia, Antônio Mauro De Souza Uchôa Júnior, Jair Andrade de Araujo |
| |
| v. 33, n. 127 (2025): REVISTA ENSAIO ABR./JUN. |
O FETICHISMO DO ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REVELANDO SEU SEGREDO |
Resumo
SciELO
|
|
Sandra Cristina Demschinski, Simone de Fatima Flach |
| |
| v. 33, n. 127 (2025): REVISTA ENSAIO ABR./JUN. |
Parental involvement in higher education: trend or post-pandemic syndrome? |
Resumo
SciELO (English)
|
|
Anna Bagirova, Daniil Sandler, Alexey Klyuev |
| |
| v. 33, n. 127 (2025): REVISTA ENSAIO ABR./JUN. |
Adaptation of Foreign Language Courses to the Needs of Internally Displaced Persons in Conflict Conditions |
Resumo
SciELO (English)
|
|
Olga Oliinyk, Nadiya Bevz, Igor Shuliakov, Inna Derevianko |
| |
| v. 33, n. 127 (2025): REVISTA ENSAIO ABR./JUN. |
Enhancing Civic Teachers' Multicultural Competence through Servqual in Professional Education |
Resumo
SciELO (English)
|
|
Jawatir Pardosi, Suryaningsi Suryaningsi |
| |
| v. 33, n. 127 (2025): REVISTA ENSAIO ABR./JUN. |
Avaliação externa de escolas e sua relação com políticas e práticas inclusivas: uma revisão sistemática da literatura |
Resumo
SciELO
|
|
Jennifer Silva, Alexandre Ventura, Diana Oliveira |
| |
| v. 33, n. 127 (2025): REVISTA ENSAIO ABR./JUN. |
Ensino Superior: desafios da docência em contextos indígenas e interculturais |
Resumo
SciELO (Español (España))
|
|
Katerin Arias, Julian Samaca, Loreto Riquelme |
| |
| v. 33, n. 127 (2025): REVISTA ENSAIO ABR./JUN. |
QUANDO O SONHO SE CONSTRÓI NA ESTRADA: ESTUDANTES COTISTAS DE PEQUENOS DISTRITOS QUE CHEGARAM AO DOUTORADO |
Resumo
SciELO
|
|
Rosa Maria da Exaltação Coutrim, Luana Stéfanni Mendonça Gonçalves, Mariza Aparecida Costa Pena |
| |
| v. 33, n. 127 (2025): REVISTA ENSAIO ABR./JUN. |
Análise das matrizes do INAF e Prova Brasil: um olhar a partir do alfabetismo funcional |
Resumo
SciELO
|
|
Telma Renata Ressineti, Áurea de Carvalho Costa |
| |
| v. 33, n. 127 (2025): REVISTA ENSAIO ABR./JUN. |
Calibração com parâmetros de itens fixos |
Resumo
SciELO
|
|
Ruben Klein, Thales Akira Ricarte |
| |
| v. 33, n. 127 (2025): REVISTA ENSAIO ABR./JUN. |
Concepção de programa de ensino para enfrentar o isolamento e a sensação de não pertencimento em cursos superiores da EaD |
Resumo
SciELO
|
|
Rafael Gabriel Assis, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, Alan Pedro da Silva, Luis Paulo Leopoldo Mercado |
| |
| v. 33, n. 127 (2025): REVISTA ENSAIO ABR./JUN. |
Análisis estructural de variables influyentes en el desempeño de instituciones de educación superior públicas estatales de México |
Resumo
SciELO (Español (España))
|
|
Victor Eduardo Cancino Cancino, Oswaldo Leyva Cordero, Gabriela Baltodano-García |
| |
| v. 33, n. 127 (2025): REVISTA ENSAIO ABR./JUN. |
POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE CUIABÁ/MT |
Resumo
SciELO
|
|
Jucileia Nascimento de Oliveira, Danilo Garcia da Silva |
| |
| v. 33, n. 126 (2025): REVISTA ENSAIO JAN./MAR. |
GESTÃO ESCOLAR: FUNDAMENTAÇÃO E DISCUSSÕES ACERCA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA |
Resumo
SciELO
|
|
Flávia Obino Corrêa Werle, Jorge Alberto Lago Fonseca |
| |
| v. 33, n. 126 (2025): REVISTA ENSAIO JAN./MAR. |
Ética, Inclusão e Interculturalidade em Educação |
Resumo
SciELO
|
|
Maria Judith da Costa Sucupira Lins |
| |
| v. 33, n. 126 (2025): REVISTA ENSAIO JAN./MAR. |
O impacto da pandemia no desempenho escolar em municípios de médio porte do estado do Maranhão |
Resumo
SciELO
|
|
Elizabeth Pereira Rodrigues, Larissa Porfírio Maciel, Rafael Naime Ruggiero, Mozart Neves Ramos |
| |
| v. 33, n. 126 (2025): REVISTA ENSAIO JAN./MAR. |
OS DESAFIOS NA APRENDIZAGEM DE INDIVÍDUOS COM TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA (TEA): UMA REVISÃO SISTEMÁTICA |
Resumo
SciELO
|
|
Vagner Scamati, Claudia Tania Picinin, Jose Roberto Herrera Cantorani |
| |
| v. 33, n. 126 (2025): REVISTA ENSAIO JAN./MAR. |
Resiliência e Inovação Organizacional nas Instituições Públicas de Ensino Superior |
Resumo
SciELO
|
|
Daiane Pias Machado, Daiane dos Santos Barbosa, Anderson Betti Frare |
| |
| v. 33, n. 126 (2025): REVISTA ENSAIO JAN./MAR. |
MODELO PARA AVALIAÇÃO DA INOVAÇÃO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR |
Resumo
SciELO (English)
|
|
Joaquim Jose Carvalho Proenca, Carmen Ramos Vera |
| |
| v. 33, n. 126 (2025): REVISTA ENSAIO JAN./MAR. |
Decolonialidade: um estudo bibliométrico em artigos científicos (2018-2022) |
Resumo
SciELO
|
|
José Carlos Rothen, Cristiane Queiroz Almeida Silva, Elaine Elaine Raimundo, Lucas Bonina Trindade, Thiago de Jesus Esteves |
| |
| v. 33, n. 126 (2025): REVISTA ENSAIO JAN./MAR. |
Concentrar os alunos em menos escolas melhora os resultados educativos? Uma análise do caso português (2005-2021) |
Resumo
SciELO
|
|
Pedro Abrantes |
| |
| v. 33, n. 126 (2025): REVISTA ENSAIO JAN./MAR. |
Revisão sistemática da literatura sobre o Novo Ensino Médio (2017-2023) |
Resumo
SciELO
|
|
Monica Ribeiro Silva, Alvaro Chrispino, Thiago Brañas de Melo |
| |
| v. 33, n. 126 (2025): REVISTA ENSAIO JAN./MAR. |
Práticas na Identificação das Altas Habilidades/Superdotação Segundo Relato de Profissionais que Atuam na Área |
Resumo
SciELO
|
|
Tatiana de Cassia Nakano, Julia Reis Negreiros, Luana Hillary Fusaro |
| |
| v. 33, n. 126 (2025): REVISTA ENSAIO JAN./MAR. |
Cybernetics of self-regulation, homeostasis, and fuzzy logic: foundational triad for assessing learning using artificial intelligence |
Resumo
SciELO (English)
|
|
Edinson Oswaldo Delgado Rivas, Andres Chiappe, Angélica Vera Sagredo |
| |
| v. 33, n. 126 (2025): REVISTA ENSAIO JAN./MAR. |
Educar no século XXI: modelos pedagógicos que preparam para a incerteza |
Resumo
SciELO
|
|
Eliane Moreira Marques |
| |
| v. 33, n. 126 (2025): REVISTA ENSAIO JAN./MAR. |
IMPACTO COVID EN EL USO DE TIC DEL PROFESORADO ESPAÑOL DE SECUNDARIA: ANÁLISIS DE REPERTORIO |
Resumo
SciELO (Español (España))
|
|
Luis Ángel Tamargo Pedregal, Susana Agudo Prado, Javier Fombona Cadavieco |
| |
| v. 33, n. 126 (2025): REVISTA ENSAIO JAN./MAR. |
Medidas de Qualidade de ajuste e de DIF (differential item functioning) |
Resumo
SciELO
|
|
Ruben Klein |
| |
| v. 32, n. 125 (2024): Ensaio Out/Dez |
Hacia un desarrollo profesional docente que contemple la desigualdad educativa en América Latina |
Resumo
Remoto (Español (España))
|
|
Denise Vaillant, Verónica Zorrilla de San Martín, Verónica Zorrilla de San Martín |
| |
| v. 32, n. 125 (2024): Ensaio Out/Dez |
Evaluación en complejidad, desde la autopoiesis y el bioaprendizaje |
Resumo
Remoto (Español (España))
Remoto (Español (España))
|
|
Elver Sanchez Celis, Lina Rosa Parra Bernal |
| |
| v. 32, n. 125 (2024): Ensaio Out/Dez |
Povos e comunidades tradicionais e práticas educativo-formativas de integração de saberes na Amazônia frente à ruptura do sociometabolismo seres humanos-natureza |
Resumo
Remoto
|
|
Lia Tiriba, Doriedson Rodrigues, Doriedson Rodrigues |
| |
| v. 32, n. 125 (2024): Ensaio Out/Dez |
Avaliação da alimentação escolar através do uso de dados e evidências na educação brasileira: um estudo de caso na rede estadual de ensino de Corumbá–MS |
Resumo
Remoto
|
|
Anderson Luis do Espírito Santo, Naitielly Soria de Moraes, Douglas Josiel Voks |
| |
| v. 32, n. 125 (2024): Ensaio Out/Dez |
Enseñanza histórica desde la pedagogía decolonial. Una crítica al qué se enseña en el Perú |
Resumo
Remoto (Español (España))
|
|
Erik Lionel Felix Asencio, Carmen Sharon Huaca Vilca, Felipe Ostos de la Cruz |
| |
| v. 32, n. 125 (2024): Ensaio Out/Dez |
Influências extrínsecas à pesquisa educacional: a avaliação dos projetos de Produtividade em Pesquisa e a aderência às áreas de tecnologias prioritárias do CNPq à luz do pensamento de Robert Merton. |
Resumo
Remoto
|
|
Adolfo Ignacio Calderon |
| |
| v. 32, n. 125 (2024): Ensaio Out/Dez |
AS METAS 17 E 18 DO PNE (2014-2024) E A VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO NO BRASIL |
Resumo
Remoto
|
|
Andreza Barbosa, Márcia Aparecida Jacomini, César Augusto Minto |
| |
| v. 32, n. 125 (2024): Ensaio Out/Dez |
Evaluation of participation in the case method: elements to consider for its incorporation in digital environments |
Resumo
Remoto (English)
|
|
Andres Chiappe Laverde, Sandra Idrovo, Edinson Oswaldo Delgado-Rivas, Fabiola Mabel Sáez-Delgado |
| |
| v. 32, n. 125 (2024): Ensaio Out/Dez |
AVALIAÇÃO ESCOLAR: O ERRO PRECISA LEVAR AO FRACASSO? |
Resumo
Remoto
|
|
Claudia Mendes de Farias Fiori Ferreira, Inês Barbosa Barbosa de Oliveira |
| |
| v. 32, n. 125 (2024): Ensaio Out/Dez |
Indicadores do ODS5 para Promoção da Igualdade de Gênero Município de Humaitá-AM |
Resumo
Remoto
|
|
Andreza Siqueira dos Santos, Henrique dos Santos Pereira |
| |
| v. 32, n. 125 (2024): Ensaio Out/Dez |
ORIENTAÇÕES GOVERNAMENTAIS PARA A PRÁTICA DA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM NO CENÁRIO PANDÊMICO DE COVID-19 NO ESTADO DO PARANÁ |
Resumo
Remoto
|
|
JOANA PAULIN ROMANOWSKI, Eloise Cristina Teixeira Freitas Brustolin |
| |
| v. 32, n. 125 (2024): Ensaio Out/Dez |
Desafios para a avaliação e a sustentabilidade da editoria científica em educação |
Resumo
Remoto
Remoto
|
|
José Luís Bizelli |
| |
| v. 32, n. 124 (2024): Revista Ensaio Jul/Set |
Inclusive education at universities: the experience of EU countries and prospects for development in Ukraine |
Resumo
Remoto (English)
|
|
Mykhailo Goncharenko, Iryna Markus, Svitlana Herashchenko, Nataliya Bondar, Oksana Kruhlyk |
| |
| v. 32, n. 124 (2024): Revista Ensaio Jul/Set |
Políticas públicas sobre educación para la paz. Interpretación desde el ámbito colombiano |
Resumo
Remoto (Español (España))
|
|
Jaime Laurence Bonilla Morales, Ángela Milena Niño Castro |
| |
| v. 32, n. 124 (2024): Revista Ensaio Jul/Set |
Incentivos para la Formación Inicial Docente en Chile. Del Estado Docente a Estado Subsidiario en educación |
Resumo
Remoto (Español (España))
|
|
Marcela Alejandra Rivas Valenzuela |
| |
| v. 32, n. 124 (2024): Revista Ensaio Jul/Set |
Participação da sociedade no monitoramento do programa educacional Proinfância. |
Resumo
Remoto
|
|
André Ricardo Dias Lima Mendes, Girlene Ribeiro de Jesus |
| |
| v. 32, n. 124 (2024): Revista Ensaio Jul/Set |
Training of Education Professionals: Political and Social Impacts of the Relationship Between Mentors and Mentees in Postgraduate Studies. |
Resumo
Remoto (English)
|
|
Terezinha Oliveira |
| |
| v. 32, n. 124 (2024): Revista Ensaio Jul/Set |
A EJA NO RIO GRANDE DO NORTE E O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2014-2024: DESAFIOS E LIMITES |
Resumo
https://www.scielo.br/j/ensaio/a
|
|
Alessandro Augusto de Azevedo |
| |
| v. 32, n. 124 (2024): Revista Ensaio Jul/Set |
ENGAJAMENTO DE STAKEHOLDERS E SEU EFEITO NO DESEMPENHO DE UMA POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO |
Resumo
Remoto
|
|
Paula Balardin Ribeiro Aragão, Greici Sarturi |
| |
| v. 32, n. 124 (2024): Revista Ensaio Jul/Set |
Data Envelopment Analysis (DEA): Uma análise da eficiência no SPAECE das escolas estaduais da região 4 do Município de Fortaleza (CE) |
Resumo
Scielo PT
|
|
Ana Cláudia de Oliveira Lopes, Marta Maria dos Santos Dantas, Marcos Antonio Martins LIMA |
| |
| v. 32, n. 124 (2024): Revista Ensaio Jul/Set |
Evasão e permanência: a experiência de um curso de especialização para professores em contexto remoto |
Resumo
Scielo PT
|
|
Alessandra Nicodemos, Augusto César da Silva |
| |
| v. 32, n. 124 (2024): Revista Ensaio Jul/Set |
A Educação Física nos Parâmetros, Orientações e na Base Nacional do Ensino Médio |
Resumo
Scielo PT
|
|
Marcos Garcia Neira |
| |
| 1 a 50 de 760 itens |
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>
|