Detalhes da seção


Artigos

 
Edição Título
 
v. 32, n. 122 (2024): Revista Ensaio Jan./Mar. Avaliação da Educação para paz e aprendizagem ética em uma escola Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Glaucya Maria Lopes Lino, Maria Judith Sucupira-Lins
 
v. 32, n. 122 (2024): Revista Ensaio Jan./Mar. Professores universitários: Quais são os desafios e perspectivas da pandemia? Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Erlaine Binotto, Jane Corrêa Alves Mendonça, João André Amorim Araújo, Roselyn Rodrigues Fontoura
 
v. 32, n. 122 (2024): Revista Ensaio Jan./Mar. Dos doutorados acadêmicos aos doutorados profissionais: análise comparativa de experiências na Ibero-América Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
André José Fruchi, Adolfo Ignacio Calderón Flores, Josefina Patiño Salceda, Margarita Figueroa Bustos
 
v. 32, n. 122 (2024): Revista Ensaio Jan./Mar. Educação ou barbárie. Pensar a pedagogia para além da bricolagem de sobrevivência Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Bernard Charlot
 
v. 32, n. 122 (2024): Revista Ensaio Jan./Mar. Qual a função social da escola? Reflexões de nuances sociais e políticas a respeito da instituição escolar Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Carla Wanessa do Amaral Caffagni
 
v. 32, n. 122 (2024): Revista Ensaio Jan./Mar. Sala de aula virtual e Aceleração Social moderna no contexto Covid-19 Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Josney Mateus Kroll do Prado Brito, Artur José Renda Vitorino, Alexandre Chaves Nunes
 
v. 32, n. 122 (2024): Revista Ensaio Jan./Mar. Políticas públicas para o Ensino Superior: a produção científica brasileira em circulação internacional Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Lia Machado Fiuza Fialho, Vanusa Nascimento Sabino Neves, Manuel Francisco Romero Oliva
 
v. 32, n. 122 (2024): Revista Ensaio Jan./Mar. Autoavaliação do aluno do curso de pós-graduação: uma proposta de modelo multidimensional Resumo   Remoto (English)   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Kelmara Mendes Vieira, Aline Kárem Santos Carvalho, Leander Luiz Klein, Breno Augusto Diniz Pereira
 
v. 32, n. 122 (2024): Revista Ensaio Jan./Mar. Estado da arte do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI): levantamento da produção acadêmica e científica no Brasil Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Lourdes Maria Rodrigues Cavalcanti, Maria ddas Graças Gonçalves Vieira Guerra
 
v. 32, n. 122 (2024): Revista Ensaio Jan./Mar. A pesquisa multi/intercultural na Educação: possibilidades de articulação a processos educativos Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Vera Maria Ferrão Candau, Ana Ivenicki
 
v. 32, n. 122 (2024): Revista Ensaio Jan./Mar. Análise de aprendizagem e personalização de aprendizagem: uma revisão Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Nubia Andrea Gonzalez, Andres Chiappe Laverde
 
v. 32, n. 122 (2024): Revista Ensaio Jan./Mar. Educação sexual no programa do Ensino Secundário Geral em Moçambique: análise dos Planos Estratégicos da Educação 1999–2021 Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Jofina Lázaro João Félix Mubate
 
v. 32, n. 122 (2024): Revista Ensaio Jan./Mar. A Educação de jovens e adultos na perspectiva das agendas internacionais e no Brasil Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Valeria Silva de Moraes Novais, Abdeljalil Akkari
 
v. 32, n. 122 (2024): Revista Ensaio Jan./Mar. O ideal profissional de uma equipe gestora nas políticas de inclusão escolar no Chile Resumo   SciElo   SciElo (English)   Remoto (Español (España))
René Valdés, Carla Fardella
 
v. 31, n. 121 (2023): Revista Ensaio Out./Dez. Determinantes da eficiência nas instituições federais de Educação profissional brasileiras Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Paulo Henrique Nobre Parente
 
v. 31, n. 121 (2023): Revista Ensaio Out./Dez. Retenção escolar: crenças e práticas dos professores e a sua relação com as políticas educativas das escolas Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Natalie Nóbrega Santos, Vera Monteiro
 
v. 31, n. 121 (2023): Revista Ensaio Out./Dez. Percepções dos professores e das famílias sobre o papel das equipas de gestão como líderes inclusivos no Ensino primário Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Alfonso Javier García González, María Rocío Bohórquez Gómez-Millán
 
v. 31, n. 121 (2023): Revista Ensaio Out./Dez. Estudantes quilombolas na Educação Superior: políticas afirmativas de acesso e permanência Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Marina Graziela Feldmann, Andréia Regina Silva Cabral Libório
 
v. 31, n. 121 (2023): Revista Ensaio Out./Dez. Análise quantitativa dos fatores que influenciam a aprovação de disciplinas de cursos de graduação de uma instituição pública de Ensino do Sul do Brasil Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Fernando Elemar Vicente dos Anjos, Márcia Helena Borges Notarjacomo, Débora Oliveira da Silva, Rodrigo Dullius
 
v. 31, n. 121 (2023): Revista Ensaio Out./Dez. Avaliação de Políticas Educacionais para o Ensino Remoto Emergencial: um estudo a partir dos marcos legais da Rede Estadual de Roraima Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Sâmara Figueiredo de Souza, Marcelo Siqueira Maia Vinagre Mocarzel
 
v. 31, n. 121 (2023): Revista Ensaio Out./Dez. Análise da trajetória dos recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar de 2014 a 2020 Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Nataniele dos Santos Alencar, Filipe Augusto Xavier Lima, Jair Andrade de Araujo
 
v. 31, n. 121 (2023): Revista Ensaio Out./Dez. Gestão de sala de aula para educadoras da primeira infância no Chile Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Nibaldo Enrique Benavides-Moreno, Sebastián Enrique Donoso-Diaz, Daniel Eduardo Reyes-Araya
 
v. 31, n. 121 (2023): Revista Ensaio Out./Dez. Política de avaliação e sua implicação no trabalho docente de uma comunidade educativa peruana Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
María Télcida Fuentes Aranda, Luis Rolando Alarcón Llontop
 
v. 31, n. 121 (2023): Revista Ensaio Out./Dez. Clima escolar e violência em ambiente universitário: entre prevenção e promoção de culturas de paz Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Geraldo Caliman
 
v. 31, n. 121 (2023): Revista Ensaio Out./Dez. Neoliberalismo e crise da educação ocidental. Causas, consequências e oportunidades para a mudança Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Cruz Flores-Rodríguez, Miguel Martín-Sánchez
 
v. 31, n. 121 (2023): Revista Ensaio Out./Dez. Liderança Compartilhada nas escolas: mudanças na percepção das práticas educacionais Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Óscar Maureira Cabrera, Luis Ahumada Figueroa, Carlos Ascencio Garrido, Wagner Bandeira Andriola
 
v. 31, n. 120 (2023): Revista Ensaio Jul./Set. Lições aprendidas com a pandemia COVID-19 para a melhoria de abordagens baseadas em projetos e serviço: resultados de estudantes de Engenharia Resumo   SciElo (English)   SciElo   SciElo (Español (España))
Sandra Raquel Goncalves Fernandes, José Dinis-Carvalho
 
v. 31, n. 120 (2023): Revista Ensaio Jul./Set. Autoavaliação de escolas: O quê? Como? Com quem? E depois? Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Carla Patrícia Teixeira da Silva Figueiredo
 
v. 31, n. 120 (2023): Revista Ensaio Jul./Set. A internacionalização da Educação Superior do Brasil na área da Educação (1998-2020) Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Jose Airton de Freitas Pontes Junior, Mariana Cristina Alves de Abreu, Francisco Edmar Pereira Neto
 
v. 31, n. 120 (2023): Revista Ensaio Jul./Set. Retenção escolar no discurso do governo chileno: análise documental após 20 anos da Lei do Ensino Médio Gratuito e Obrigatório Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Michelle Mendoza Lira, Solange Muñoz Jorquera, Emilio Ballesta Jorquera, Carmen Gloria Covarrubias Apablaza
 
v. 31, n. 120 (2023): Revista Ensaio Jul./Set. Comportamentos adaptativos dos estudantes aos impactos da Covid-19: uma análise multidimensional Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Artur Gonçalves Parreira, Maria Helena Pestana, Marcelle Rossi de Mello Brandão, Luiz Moutinho
 
v. 31, n. 120 (2023): Revista Ensaio Jul./Set. Formação docente nas universidades brasileiras para desenvolvimento da competência digital Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Regiane Piontkewicz, Maria do Carmo Duarte Freitas, Ricardo Mendes Junior
 
v. 31, n. 120 (2023): Revista Ensaio Jul./Set. Avaliação do Ensino em programação matemática em alunos do 5º ano do Ensino Fundamental em Centros Educacionais espanhóis Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Ramón García Perales, Ascensión Palomares Ruiz, Emilio López Parra, María Inés Martín García
 
v. 31, n. 120 (2023): Revista Ensaio Jul./Set. Direito à Educação: analisando tendências temáticas em avaliação na produção acadêmica Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Cristiane Machado, Aline Gabriele Pereira
 
v. 31, n. 120 (2023): Revista Ensaio Jul./Set. Inclusão de estudantes com deficiência no Ensino Superior brasileiro Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Kaizô Iwakami Beltrão, Moema de Poli Teixeira, Hugo Segrilo Simas
 
v. 31, n. 120 (2023): Revista Ensaio Jul./Set. A contratação de cuidadores em Rondônia e a precarização da Educação Inclusiva Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Julio Sérgio Camargo, Iracema Neno Cecilio Tada
 
v. 31, n. 120 (2023): Revista Ensaio Jul./Set. Escolas invisibilizadas: desigualdades nas condições de oferta e limites dos instrumentos de políticas públicas Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Daniel Santos Braga, Cecília Coutinho de Miranda
 
v. 31, n. 118 (2023): Revista Ensaio Jan./Mar. Novos Tempos na Educação? Desafios multiculturais Resumo
Ana Ivenicki
 
v. 31, n. 119 (2023): Revista Ensaio Abr./Jun. Ensino Religioso no Brasil: da confessionalidade à laicidade? Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Taciana Brasil
 
v. 31, n. 119 (2023): Revista Ensaio Abr./Jun. Perda de aprendizagem e desigualdade de aprendizagem durante a pandemia de Covid-19 Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Tiago Lisboa Bartholo, Mariane Campelo Koslinski, Peter Tymms, Daniel Lopes de Castro
 
v. 31, n. 119 (2023): Revista Ensaio Abr./Jun. As avaliações externas em Espanha e as suas consequências nas práticas escolares e na igualdade Resumo
Eva Guzmán-Calle, Diego Martín-Alonso, Carmen Rodríguez-Martínez
 
v. 31, n. 119 (2023): Revista Ensaio Abr./Jun. O papel do conhecimento na construção e na promulgação de uma política pública: o caso da avaliação externa das escolas em Portugal Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Dulce Campos, Estela Costa
 
v. 31, n. 119 (2023): Revista Ensaio Abr./Jun. Qual o lugar que as crianças do 2º ano do Ensino Fundamental ocupam na política de accountability escolar no estado do Ceará? Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Karlane Holanda Araújo, Anderson Gonçalves Costa, Clarice Zientarsk
 
v. 31, n. 119 (2023): Revista Ensaio Abr./Jun. Segura sua mão na minha: uma conexão entre neurociência e Educação Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Adriana Batista de Souza Koide, Jussara Cristina Barbosa Tortella
 
v. 31, n. 119 (2023): Revista Ensaio Abr./Jun. Ensino Superior no Brasil: retrospectiva, desafios atuais e perspectivas Resumo   SciElo (English)   SciElo   SciElo (Español (España))
Lucilaine Maria Pascuci, Albert Fishlow
 
v. 31, n. 119 (2023): Revista Ensaio Abr./Jun. Diagnóstico e estratégias de permanência e conclusão na graduação: estudo de caso para Universidade Federal de Mato Grosso Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Maria Daniele de Jesus Teixeira, Fábio de Moraes Quito, Thiago Meirelles Ventura, Tereza Christina Mertens Aguiar Veloso
 
v. 31, n. 119 (2023): Revista Ensaio Abr./Jun. Programa Nacional de Alimentação Escolar: representações sociais de professores e coordenadores pedagógicos Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Giovanna Angela Leonel Oliveira, Karine Anusca Martins, Andrea Sugai, Estelamaris Tronco Monego
 
v. 31, n. 119 (2023): Revista Ensaio Abr./Jun. Políticas de internacionalização em universidades fundacionais: produção intelectual, intercâmbio, currículo e internacionalização integral Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Marcia Regina Selpa Heinzle, Pablo Pereira
 
v. 31, n. 119 (2023): Revista Ensaio Abr./Jun. Internacionalização do Ensino Superior no Cazaquistão: da vontade política à implementação Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Abdeljalil Akkari, Almash Seidikenova, Aitkali Bakitov, Gulsharat Minazheva
 
v. 31, n. 119 (2023): Revista Ensaio Abr./Jun. Estratégias de estudo e de aprendizagem de estudantes de Ensino Superior Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Fátima Henriques Leal
 
1 a 50 de 694 itens 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>