POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PORTO VELHO-RO

ANA CLAUDIA DELFINI, monica carvalho

Resumo


Este artigo analisa se as políticas de formação da Educação Infantil são integradas na prática docente na Rede Municipal de Educação no Município de Porto Velho-RO. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, documental e empírica, com procedimentos de análise descritiva. Os dados evidenciam que a formação é implementada pelos programas da Secretaria Municipal de Educação. Nas falas das professoras, a Política de Formação de Professores precisa se efetivar, deixando de ser apenas um documento norteador para legitimar-se como política pública com destinação de recursos financeiros para a ampliação da oferta de cursos complementares à Educação Infantil. É vital considerar que tal política permitirá a evolução na carreira de forma horizontal, priorizando a formação dos profissionais que efetivamente atuam na Educação Infantil, os quais denotam experiência docente, mas carecem de formação específica dentro do contexto em que atuam.


Palavras-chave


Educação Infantil; Prática Docente; Formação de Professores.

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