Ética, Inclusão e Interculturalidade em Educação

Maria Judith da Costa Sucupira Lins

Resumo


O problema que motiva esse artigo é a confusão concernente ao significados dessas três palavras: Ética, Inclusão e Interculturalidade. São categorias de diferentes áreas, mas observamos que são usadas erroneamente como instâncias similares. Partimos do pressuposto que Inclusão e Interculturalidade são dependentes de Ética. Ética, que é um dos três ramos da Filosofia, (Estética e Lógica são os outros dois) é necessariamente a base para as ideias e práticas de Inclusão e Interculturalidade. Ética não se encontra no mesmo nível epistemológico de ambas as palavras. O objetivo é explicar cada um dos conceitos, a relação entre Ética, Inclusão e Interculturalidade e como Inclusão e Interculturalidade necessitam da Ética para que se tornem realidade. A abordagem metodológica é a hermenêutica de Ricoeur, que oferece a possibilidade de compreensão dentro da perspectiva lógica. A fundamentação teórica está em Aristóteles (IV séc. a. C.), MacIntyre (2007); Santos (2016) e Ivenicki (2018). Concluímos que Inclusão e Interculturalidade são essenciais para a vida humana e dependem da Ética.

Palavras-chave


Ética; Inclusão; Interculturalidade; Educação; Filosofia.

Texto completo:

SciELO

Referências


APPLEYARD, Brian. Brave New Words: Genetics and the Human Experience. Harper Collins, 2000 ISBN 0-00-6551440 London.

ARISTOTLE Nicomaquean Ethics in Complete Works. Oxford University. UK 1985

BALANDIER, Georges. Quelques remarques sur l’interdisciplinarité bioantrhopologique: Inegalité et societé in Morin, Edgar & Piattelli-Palmarini, Massimo (org.). L’Unité de l’Homme p.508-512. Ed. Seuil Paris 1974

BAUMAN, Zigmunt. Ética Pós-Moderna. Ed. Paulus São Paulo. 1997

BOBBIO, Norberto. O Conceito de Sociedade Civil. Ed. Graal. Rio de Janeiro, 1994.

BONDAN, Daisy, WERLE, Flávia & SAORIN, Jesus. Educação inclusive no Brasil e Espanha: discussão conceitual in ENSAIO Avaliação e Políticas Públicas em Educação p.438-457 n115 v 30 abril/junho 2022 Rio de Janeiro

BRITO, Daniela Honório de Sousa. Educação Integral na perspectiva Ética-filosófica de Jacques Maritain' Dissertação de Mestrado em Educação. Faculdade de Educação/Biblioteca do CFCH. UFRJ. 2023

CANDAU, Vera Maria. Cotidiano escolar e práticas interculturais. Cadernos de Pesquisa v.46 n.161 p.802-820 jul./set. 2016

DECLARAÇÃO Mundial sobre Educação para Todos. Jontien, Tailândia, 1990 disponível em

https://www.unicef.org/brazil/declaracao-mundial-sobre-educacao-para-todos-conferencia-de-jomtien-1990 acesso em 07 de março de 2024

DECLARAÇÃO de Salamanca, Espanha. 1994 Disponível em

http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf

acesso em 06 de março de 2024

FRANCISCO, Marian, HARTMAN, Maria & WANG, Ye. Inclusion and Special Education

Educ. Sci. 10, 238; doi:10.3390/educsci10090238 www.mdpi.com/journal/education 2020

HALL, Stuart Hall, Stuart. A questão multicultural. In: Da diáspora: identidade e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG 2003

https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4535599/mod_resource/content/1/HALL%2C%20Stuart.%20Da%20Di%C3%A1spora%20-%20identidade%20e%20media%C3%A7%C3%B5es%20culturais.pdf

IVENICKI, Ana. Novos tempos em Educação? Desafios multiculturais. ENSAIO Avaliação e Políticas Públicas em Educação. p 1-7 n 118 v 31 RJ 2023

IVENICKI, Ana. A Escola e seus Desafios na Contemporaneidade. ENSAIO: Avaliação e Políticas Públicas em Educação p1-8 v 27 n 102 RJ 2019

IVENICKI, Ana. Multiculturalismo e formação de professores: dimensões, possibilidades e desafios na contemporaneidade. ENSAIO: aval. pol. públ. educ. p.1151-1163 v 26 n 100 Jul-Set 2018

LINO, Glaucya Maria Lopes. Educação para a Paz por meio de Virtudes para Crianças em Situação de Risco. Dissertação de Mestrado em Educação PPGE/UFRJ Rio de Janeiro Biblioteca CFCH 2018

LORIERI, Marco Antônio. Relações Interculturais, Ética e Educação in Trama Interdisciplinas. São Paulo v 10 n 2 p 18-30 jul/dez 2019 https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/12502

acesso em 05 março 2024

MARITAIN, J. Humanisme Integral. Ed. Fernand Aubier, Paris 1936

MORIN, Edgard. Ethique La Méthode 6. Ed Seuil, Paris 2004

PERELMAN, Chaim. Ethique et Droit. Editions de l’Université de Bruxelles. Bélgica, 1990

RICOEUR, Paul. Le Conflit des interprétations. Essais d’hermeneutiqye. Ed. Seuil, Paris 2004

SANSONE, Livio. Multiculturalismo, Estado e Modernidade – As Nuanças em Alguns Países Europeus e o Debate no Brasil in DADOS Revista de Ciências Sociais p. 535-556 v. 46, n 3, RJ 2003

SANTOS, M. P. Práticas de Inclusão em Educação: Dicas para Professores. Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro Secretaria Municipal de Educação Subsecretaria de Ensino: Coordenadoria de Educação

https://ihainforma.files.wordpress.com/2010/09/monica-pereira-dos-santos-praticas-de-inclusao-em-educacao1.pdf 2016 Acesso em 02 02 2024

SANTOS, Mônica P. Educação Inclusica: redefinindo a Educação Especial in Ponto de Vista, n ¾ p. 103-118 Florianópolis 2002

https://periodicos.ufsc.br/index.php/pontodevista/article/view/1402

SANTOS, Mônica Pereira; SENNA, Manoella. Políticas de Inclusão em Educação: Discutindo a Importância da Formação de Gestores para a Diversidade - Educação: Teoria e Prática. v. 30, n.63. 2020 p 1-17. Rio Claro, SP eISSN 1981-8106 - http://dx.doi.org/10.18675/1981-8106.v30.n.63.s13642

SANTOS, Mônica Pereira; Lima, Carolina Barreiros; Oliveira, Renato José. Articulações sobre Ética e Inclusão a partir do contexto de uma Escola do Governo. Revista Educação v 43 n 1 jan-abr POA 2002

https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/30721/19698

SCHWABSKY, Nitza. Multicultural and Democratic Curriculum in Alt, Dorit & Reingold, Roni (ed.) Changes in Teachers’ Moral Role p. 93-105. Sense Publishers. Netherlands, 2012.

SEIFERT, Josef. O que é e o que motiva uma ação moral? Revista Presença Filosófica, v. XXI, n. 1-2, p. 140-151. 1996

SONNIER, Tyshee, STEVENSON Claire, MILLER Joshua. Pursuing Inclusion and Justice while affirming the Mental Health of marginalized students. Journal of Communication Pedagogy, v. 6, p.263-270, 2022 https://scholarworks.wmich.edu/jcp/vol6/iss1/19/ acesso 14 03 2024

STEIN, Edith On the Problem of Empathy. Translated by Waltraut Stein. The Collected Works of Edith Stein. V 3 ICS Publications. Washington DC. 1989

SUCUPIRA, Newton. Um Humanismo Brasileiro, seu conteúdo e seu papel como ideário educacional in Simpósio Educação para o Brasil. Centro Regional de Pesquisas Educacionais do Recife. INEP. MEC p. 1- 11 e anexos 1960

SUCUPIRA-LINS, Maria Judith da Costa. Ética e Inclusão em Educação. Canal Youtube. 2024a

https://www.google.com/search?q=sucupira+lins+inclus%C3%A3o&rlz=1C1FKPE_pt-PTBR1092BR1092&oq=sucupira+lins+inclus%C3%A3o&gs_lcrp=EgZjaHJvbWUyBggAEEUYOTIHCAEQIRigAdIBCDg2ODdqMGo3qAIAsAIA&sourceid=chrome&ie=UTF-8#fpstate=ive&vld=cid:4daa24c2,vid:Yb1MmPaW58M,st:0 acesso em 08 março 2024

SUCUPIRA-LINS, Maria Judith da Costa. Ética, Interculturalidade e Educação. Canal Youtube. 2024b https://www.youtube.com/watch?v=rD2pwiN_G7A

acesso em 28 março 2024

VERMA, Gajendra, K. Teaching about Equality, Inequality and Cultural Diversity. Keynote Address at the International Congress on Intercultural Education p.1-19 University of Jyväskylä, Finland, 1999

VON HILDEBRAND, Dietrich. Ethics. 1.ed. Chicago: Franciscan Herald Press, 2020.

VON HILDEBRAND, Dietrich. The Art of Living. Hildebrand Project. University of Steubenville, Ohio 2017

VON HILDEBRAND, Dietrich. Nature of Love. St Agustin Press, Indiana 2009


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2025 Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Apoio:


Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)  

Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)

SCImago Journal & Country Rank