Concepção de programa de ensino para enfrentar o isolamento e a sensação de não pertencimento em cursos superiores da EaD

Rafael Gabriel Assis, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, Alan Pedro da Silva, Luis Paulo Leopoldo Mercado

Resumo


A educação a distância envolve diferentes tempos e espaços nos processos pedagógicos. Dela decorrem dificuldades na vinculação de estudantes. Este artigo investiga aspectos que constituem e influenciam o isolamento e a sensação de não pertencimento dos estudantes em cursos superiores. Busca projetar uma política pública que possa lidar com esse problema. Foi realizada revisão de literatura para o desenvolvimento de um Diagrama de Ishikawa, ferramenta utilizada para compreender o problema. Foram apontadas dificuldades de vinculação relacionada com professores, pares estudantes, ambiente institucional pedagógico e técnico-administrativo, além de infraestrutura institucional e condições pessoais. Foi proposto um programa que fomente cursos, oficinas e clubes com atividades regulares voltados para a vinculação social e institucional. A Teoria da Mudança, ferramenta utilizada para planejar o programa, estruturou resultados, impactos e organizou indicadores para uma avaliação.

Palavras-chave


Educaçao a Distancia; Afetividade; Integracao social; Comunidade Universitaria; Gestao educacional

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