Práticas na Identificação das Altas Habilidades/Superdotação Segundo Relato de Profissionais que Atuam na Área
Resumo
A identificação das altas habilidades/superdotação (AH/SD) ainda se mostra uma questão complexa e marcada pela falta de consenso, assim, o presente estudo teve, como objetivo principal, conhecer as principais práticas utilizadas pelos profissionais que atuam nessa área. Trinta e três profissionais responderam a um questionário online contendo 13 questões. Os resultados indicaram que a maior parte deles faz uso de observação, entrevista com pais e professores e análise de desempenho escolar em sua prática. Os principais construtos avaliados são inteligência, criatividade e motivação, destacando-se a predominância de testes padronizados de inteligência, sendo que o principal público atendido são estudantes do ensino fundamental I. Diversas dificuldades foram relatadas, destacando-se a avaliação de casos de dupla excepcionalidade e diagnóstico diferencial. Os resultados reforçam a percepção da necessidade de mais estudos voltados à identificação das AH/SD, visando o estabelecimento de uma prática mais consensual e padronizada entre os profissionais.
Palavras-chave
Texto completo:
SciELOReferências
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. LDB.5.692. Brasília: MEC/SEESP, 1971.
BRASIL. Censo Escolar 2020: Divulgação dos Resultados. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep. Brasília, DF: MEC, 2021.
EREMEEVA, G. R.; BIKBULATOV, R. R.; BARANOVA, A. R. Pedagogical conditions necessary for training teachers to manage the development of intellectually gifted students. Advances in Social Science, Education and Humanities Research, v. 97, p. 37-41, 2017.
FAVERI, F. B. M.; HEINZLE, M. R. S. Altas Habilidades/Superdotação: políticas visíveis na educação dos invisíveis. Revista de Educação Especial, v. 32, e118, p. 1-23, 2019.
FOLEY-NICPON, M.; CANDLER, M.M. (2018). Psychological interventions for twice-exceptional youth. In PFEIFFER, S. I. (Ed.). APA Handbook of giftedness and talent. Washington: American Psychological Association, 2018. p. 545-558.
FREITAS, S. N.; ROMANOWSKI, C. L.; COSTA, L. C. (2012). Alunos com altas habilidades/superdotação no contexto da educação especial. In MOREIRA, L. C.; T. STOLTZ, Altas habilidades/superdotação, talento, dotação e educação. Curitiba: Juruá, 2012. p. 237-250.
HEIMANN, P. C.; HENNEMANN, A. L. Instrumentos para identificação de alunos com altas habilidades/superdotação no contexto escolar. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, v. 8, n. 5, p. 137-149, 2022.
LUPART, J. L.; TOY, R. E. Twice exceptional: multiple pathways to success. In SHAVININA, L. V. (Ed.). International Handbook on Giftedness. Canada: Springer, 2009. p. 507-525.
MENDONÇA, L. D.; RODRIGUES, O. M. P. R.; CAPELLINI, V. L. M. F. Identificação inicial de alunos com altas habilidades ou superdotação: avaliação intelectual, de desempenho escolar e indicação pelos professores. Revista de educação especial, v. 30, n. 57, p. 203-217, 2017.
NAKANO, T. C. Competências socioemocionais em estudantes com altas habilidades/superdotação. In RICARTE, M. D.; BUENO, J. M. H. (Orgs.). Habilidades Socioemocionais. São Paulo: Hogrefe, 2022. p. 270-285.
NAKANO, T. C.; CAMPOS. C. R. Avaliação Psicológica das altas habilidades/superdotação: problemas e desafios. In CAMPOS, C. R.; NAKANO, T. C. (Orgs.). Avaliação Psicológica direcionada a populações específicas: técnicas, métodos e estratégias - volume II. Vetor, 2019. p. 99-128.
PEREIRA, J. D. S.; KOGA, F. O.; DE RANGNI, R. A. Identificação de Altas Habilidades em artigos publicados na Revista Educação Especial. Revista Educação Especial, v. 33, p. 1-26, 2020.
PRADO, R. M.; FLEITH, D. S. O papel do aconselhamento psicológico no desenvolvimento afetivo do aluno superdotado. In PISKE, F. H. R. et al. (Eds.). Processos afetivos e cognitivos de superdotados e talentosos. Curitiba: Prisma, 2017. p. 209-224.
RAMALHO, J. V.; SILVEIRA, D. N.; BARROS, W. S.; BRUM, R. S. A carência de formação sobre a superdotação nas licenciaturas da UFPEL: um estudo de caso. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 20, n. 2, p. 235-248, 2014.
RENZULLI, J. The Major Goals of Gifted Education and Talent Development Programs. Academia Letters, Article 2585, 2021.
RENZULLI, J. S.; REIS, S. M. Defensible and doable: A practical, multi-criteria gifted program identification system. In HUNSAKER, S. L. (Ed.), Identification: The theory and practice of identifying students for gifted and talented education services. Waco, Texas: Prufrock Press, 2012. p. 25-56.
RENZULLI, J. S.; REIS, S. M. The three-ring conception of giftedness: A developmental approach for promoting creative productivity in young people. In APA (Ed.). APA handbook of giftedness and talent. Washington: American Psychological Association, 2018. p. 185-199.
RUSSELL, S. J. Cognitive and Noncognitive Measures as Predictors of Student Success at Independent School. PCOM Psychology Dissertations, 358, 2016.
SILVERMAN, L.K. Hidden treasures: twice exceptional students. In WALLACE, B.; SISK, D. A.; SENIOR, J. (Eds.). The SAGE Handbook of gifted and talented education. Washington: SAGE Publications, 2018. p. 144-158.
SORRENTINO, C. Creativity assessment in school: reflection from middle school Italian study of giftedness. Universal Journal of Educational Research, v. 7, n. 2, p. 556-562, 2019.
STERNBERG, R. J.; KAUFMAN, S. B. Teorias e concepções de superdotação. In S.I Pfeiffer (Ed.), Handbook of Giftedness in Children: Psychoeducational Theory, Research, and Best Practices. Washington: Springer International Publishing, 2018. p. 29-47.
VREYS, C.; NDUNGBOGUN, G. N.; KIEBOOM, T.; VENDERICKX, K. Training effects on Belgian preschool and primary school teachers’ attitudes towards the best practices for gifted children. High Ability Studies, v. 29, n. 1, p. 3-22, 2018.
WECHSLER, S. M.; BLUMEN, S.; BENDELMAN, K. Challenges on the identification and development of giftedness in South America. In PFEIFFER, S. I.; SCHUNESSY-DEDRICK, E. E.; FOLEY-NICPON, M. (Ogs.). APA Handbook of giftedness and Talent. Washington: American Psychological Association, 2018. p. 97-112.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2025 Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.




Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)
Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação



