Comportamentos adaptativos dos estudantes aos impactos da Covid-19: uma análise multidimensional

Artur Gonçalves Parreira, Maria Helena Pestana, Marcelle Rossi de Mello Brandão, Luiz Moutinho

Resumo


Esta investigação contemplou três objetivos: (i) avaliar o impacto da pandemia do Covid-19 no estado emocional e comportamento de alunos do Ensino Superior; (ii) esclarecer a condição dos estudantes no início da pandemia (iii) compreender como avaliam o impacto e se envolveram em comportamentos adaptativos. A amostra envolveu 804 estudantes no Brasil e em Portugal. Os resultados corroboram as hipóteses: o impacto da pandemia forçou o surgimento de estruturas dissipativas de energia; o comportamento dos alunos não decorre apenas do impacto emocional negativo da Covid-19, mas também de fatores motivacionais positivos internos e externos. As aulas online indicam três grupos de alunos: entusiastas, pensadores positivos e céticos, com diferenças estatísticas entre países, gênero e status profissional. A implementação de um ensino híbrido deve ser considerada para potencializar a aprendizagem dos alunos.

Palavras-chave


Ensino Superior; Motivação dos Estudantes; Aprendizagem Online; Covid-19

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DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362023003103943

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