Resiliência e Inovação Organizacional nas Instituições Públicas de Ensino Superior

Daiane Pias Machado, Daiane dos Santos Barbosa, Anderson Betti Frare

Resumo


Este artigo tem por objetivo analisar a influência da capacidade de resiliência na inovação organizacional das instituições públicas de ensino superior. O estudo é descritivo e quantitativo, operacionalizado por meio de survey realizada com 165 IES públicas. A análise de dados ocorreu por meio da Modelagem de Equações Estruturais por Partial Least Squares – PLS-SEM- que permitiu analisar a relação entre as Capacidade de Resiliência Organizacional e Inovação Organizacional. Os achados confirmam a hipótese da pesquisa de que a capacidade de resiliência influencia positivamente a inovação organizacional nas instituições públicas de ensino superior.


Palavras-chave


Organização de Instituição de Ensino; Organização Governamental de Educação; Comportamento Organizacional; Resiliência; Inovação Organizacional; Inovação de Processos.

Texto completo:

SciELO

Referências


AHIAUZU, L. U.; JAJA, S. A. Process Innovation and Organizational Resilience in Public Universities in South-South Nigeria. International Journal of Managerial Studies and Research, 3(11), p.102-111, 2015.

AKGÜN, A. E.; KESKIN, H. Organisational resilience capacity and firm product innovativeness and performance. International Journal of Production Research, 52(23), p. 6918–6937, 2014.

ANDRADE, E.; RASOTO, V. I.; CARVALHO, H. A. Gerenciamento de processos nas instituições de ensino superior brasileiras. Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento, 7(2), p. 171-201, 2018.

ARMBRUSTER, H.; BIKFALVI, A.; KINKEL, S.; LAY, G. Organizational innovation: The challenge of measuring nontechnical innovation in large-scale surveys. Technovation, 28(10), p. 644-657, 2008.

BIDO, D. S.; SILVA, D. SmartPLS 3: especificação, estimação, avaliação e relato, Administração: Ensino e Pesquisa, 20(2), p. 488-536, 2019.

BRUNO-FARIA, M. F.; SOUZA, J. C.; FURTADO, P. R.; LINS, R. F. Inovação em Gestão de Universidades Públicas: Importância e Desafios. In A. J. B. Oliveira, E. R. Pereira, & R. Mauritti (org.), Praticas inovadoras em Gestão Universitária: interfaces entre Brasil e Portugal. (Cap. 10, pp. 269-305). Rio de Janeiro, RJ: UFRJ/FACC, 2020.

BUGGE, M. M.; MORTENSEN, P. S.; BLOCH, C. Measuring public innovation in the Nordic countries (MEPIN). Copenhagen: Nordic Innovation, 2011.

CARVALHO, S. B. R.; ARAÚJO, G. C. Gestão da internacionalização das instituições de ensino superior. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, 25(01), p. 113-131, 2020.

CAVALCANTE, P.; CAMÕES, M. Inovação Pública no Brasil: uma visão geral de seus tipos, resultados e indutores. In P. Cavalcante, M. Camões, B. Cunha, & W. Severo (org.). Inovação no setor público: teoria, tendências e casos no Brasil. (Cap. 6, pp. 119-143). Brasília, DF: Enap/Ipea, 2017.

DAMANPOUR, F. Organizational innovation. In Oxford Research Encyclopedia of Business and Management, 2017.

DEL VECCHIO, P.; ELIA, G.; NDOU, V.; SECUNDO, G.; SPECCHIA, F. Living Lab as an Approach to Activate Dynamic Innovation Ecosystems and Networks: An Empirical Study. International Journal of Innovation and Technology Management, 14(5), p. 1-18, 2017.

DIAS, T. F.; SANO, H.; MEDEIROS, M. F. M. Inovação e tecnologias da comunicação e informação na administração pública. Brasília, DF: ENAP, 2019.

DOBELIN, S. Os efeitos da adoção de práticas de inovação gerencial sobre a flexibilidade organizacional. (Tese de Doutorado). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, São Paulo, 2015.

GEBAUER, H.; HALDIMANN, M.; SAUL, C. J. A typology for management innovations. European Journal of Innovation Management, 20(4), p. 514-533, 2017.

HAIR, J. F.; HULT, G. T. M.; RINGLE, C. M.; SARSTEDT, M. A primer on Partial Least Squares Structural Equation Modeling (PLS-SEM). Los Angeles, LA: Sage, 2017.

HAIR, J. F.; RISHER, J. J.; SARSTEDT, M.; RINGLE, C. M. When to use and how to report the results of PLS-SEM. European Business Review, 31(1), p. 2-24, 2019.

HAIR, J. F.; SARSTEDT, M.; HOPKINS, L.; KUPPELWIESER, V. G. Partial least squares structural equation modeling (PLS-SEM): An emerging tool in business research. European Business Review, 26(2), p. 106-121, 2014.

HENSELER, J.; RINGLE, C. M.; SARSTEDT, M. A new criterion for assessing discriminant validity in variance-based structural equation modeling. Journal of the Academy of Marketing Science, 43(1), p. 115–135, 2015.

KIEKOW, A. S. Governo Eletrônico e Inovação de Processo: Estudo de Caso do Portal do Estado do Rio Grande Do Sul (Dissertação de Mestrado). Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, 2017.

KRAŚNICKA,T.; GŁÓD, W.; WRONKA-POŚPIECH, M. Management Innovation and Its Measurement. Journal of Entrepreneurship, Management and Innovation, 12(2), p. 95-122, 2016.

LENGNICK-HALL, C. A.; BECK, T. E. Adaptive Fit Versus Robust Transformation: How Organizations Respond to Environmental Change. Journal of Management, 31(5), p. 738-757, 2005.

LENGNICK-HALL, C. A.; BECK, T. E.; LENGNICK-HALL, M. L. Developing a capacity for organizational resilience through strategic human resource management. Human Resource Management Review, 21(3), p. 243–255, 2011.

LV, W. D.; TIAN, D.; WEI, Y.; XI, R. X. Innovation resilience: A new approach for managing uncertainties concerned with sustainable innovation. Sustainability, 10(10), p. 1-25, 2018.

MAFABI, S.; MUNENE, J.; NTAYI, J. Knowledge Management and Organisational Resilience: Organisational Innovation as a mediator in Uganda parastatals. Journal of Strategy and Management, 5(1), p.57-80, 2012.

OEIJ, P. R. A.; DHONDT, S.; GASPERSZ, J. Mindful infrastructure as an enabler of innovation resilience behaviour in innovation teams. Team Performance Management: An International Journal, 22(7/8), p. 334-353, 2016.

PAZMINO. A. V. Panorama de ações de inovação nas universidades Brasileiras. Gestão & Regionalidade, 37(112), p. 85-100, 2021.

RICHTNÉR, A.; LÖFSTEN, H. Managing in turbulence: How the capacity for resilience influences creativity. R&D Management, 44(2), p. 137–151, 2014.

SALDANHA, C. C. T.; CRUZ, M. V. G. Inovações Organizacionais na Gestão Governamental: uma análise da percepção dos servidores públicos. Revista Brasileira de Gestão e Inovação, 9(1), p. 45-73, 2021.

SCIARELLI, M.; GHEITH, M. H.; TANI, M. The relationship between quality management practices, organizational innovation, and technical innovation in higher education. Quality Assurance in Education, 28(3), p. 137-150, 2020.

SOUZA, C. S. B.; SOUZA, J. C. S.; NETO, A. R. Planejamento Estratégico nas Universidades Federais do Nordeste Brasileiro: Uma Análise em Contexto de Cortes Orçamentários. In Anais do 9º Encontro de Administração Pública da Anpad, online. http://www.anpad.org.br, 2022.

VACCARO, I. G.; JANSEN, J. J. P.; VAN DEN BOSCH, F. A. J.; VOLBERDA, H. W. Management Innovation and Leadership: The Moderating Role of Organizational Size. Journal of Management Studies, 49(1), p. 28-51, 2012.

ZHANG, J. A.; WANG, Z.; O’KANE, C. Realized absorptive capacity and entrepreneurial universities’ organizational change: the role of process innovation practices. R&D Management, 49(5), p. 1-18, 2019.

WALKER, R. M.; AVELLANEDA, C. N.; BERRY, F. S. Exploring The Diffusion of Innovation among High and Low Innovative Localities. Public Management Review, 13(1), p. 95-125, 2011.

WALKER, R. M.; DAMANPOUR, F.; DEVECE, C. A. Management innovation and organizational performance: The Mediating effect of Performance Management. Journal of Public Administration Research and Theory, 21(2), p. 367–386, 2011.

WALLER, R. E.; LEMOINE, P. A.; MCCORMACK, T.; GARRETSON, C. J.; RICHARDSON, M. D. Resiliency: a necessary skill for global higher education leaders during COVID-19. International Journal of Education Humanities and Social Science, 3(6), p. 55-67, 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2025 Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Apoio:


Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)  

Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)

SCImago Journal & Country Rank