OS DESAFIOS NA APRENDIZAGEM DE INDIVÍDUOS COM TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA (TEA): UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Vagner Scamati, Claudia Tania Picinin, Jose Roberto Herrera Cantorani

Resumo


Os indivíduos portadores de Transtorno de Espectro Autista (TEA) experimentam muitas barreiras para o seu desenvolvimento cotidiano, sobretudo, nas relações que afetam o seu desenvolvimento cognitivo de forma desigual. A aprendizagem desses indivíduos não se procede de forma habitual e convencional, geralmente, eles são diagnosticados com déficits que podem comprometer o aprendizado, como o déficit de comunicação e socialização. Esta pesquisa de revisão sistemática da literatura tem como objetivo propiciar uma investigação para obter uma melhor compreensão de fatores que possam impactar na aprendizagem, levando-se em consideração uma abordagem para conciliar as características inerentes ao espectro autista e à configuração aplicada no ambiente escolar. Foi utilizado para a análise bibliométrica as ferramentas de software R, junto ao pacote Bibliometrix para a extração dos principais dados do portfólio de artigos e aplicou-se a metodologia Methodi Ordinatio que pelos critérios rigorosos de elegibilidade viabilizou a classificação de 15 artigos finais para a discussão dos resultados. Pelas evidências obtidas nos resultados, aponta-se a discussão de fatores que devem ser compreendidos na conciliação dos déficits do TEA com o contexto escolar e que podem ser fatores decisivos para contribuir para a progressão do processo cognitivo destes indivíduos. 


Palavras-chave


Transtorno Espectro Autista; Aprendizagem; Habilidades Sociais

Texto completo:

SciELO

Referências


AMARAL, F. et al. Interventions in Executive Functions in Children With Learning Disorders: Systematic Review. Cuadernos de Neuropsicología / Panamerican Journal of Neuropsychology, [s. l.], v. 15, p. 73–88, 2021.

APA, American Psychiatric Association. Diagnostic and statistical manual of mental disorders: FIFTH EDITION -TEXT REVISION - DSM-5-TRAmerican Psychiatric Publishi ng. Washington: [s. n.], 2022. Disponível em: www.psychiatry.org. .

BONDAN, D. E.; WERLE, F. O. C.; SAORÍN, J. M. Educação inclusiva no Brasil e Espanha: discussão conceitual. Ensaio, [s. l.], v. 30, n. 115, p. 438–457, 2022.

CAMARGO, S. P. H. et al. Desafios no Processo de Escolarização de Crianças com Autismo no Contexto Inclusivo: Diretrizes para Formação Continuada na Perspectiva dos Professores. Educação em Revista, [s. l.], v. 36, p. 1–22, 2020.

CAPOVILLA, F. et al. Versão Brasileira Do Teste De Vocabulário Por Imagens Peabody: Dados Preliminares. [S. l.: s. n.], 1997.

CARDILLO, R.; VIO, C.; MAMMARELLA, I. C. A comparison of local-global visuospatial processing in autism spectrum disorder, nonverbal learning disability, ADHD and typical development. Research in Developmental Disabilities, [s. l.], v. 103, n. August 2019, p. 103682, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.ridd.2020.103682.

CAROLINA, A. et al. Sensory Processing during Childhood in Preterm Infants : a systematic review. Revista Paulista de Pediatria, [s. l.], 2019. p. 92–101.

CARRINGTON, S. et al. What Universal Design for Learning principles, guidelines, and checkpoints are evident in educators’ descriptions of their practice when supporting students on the autism spectrum? International Journal of Educational Research, [s. l.], v. 102, p. 101583, 2020. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0883035519327120.

CORDEIRO, M. L. B. et al. Teaching Practice with Autistic Children: Challenges and Possibilities. European Journal of Education and Pedagogy, [s. l.], v. 3, n. 3, p. 183–190, 2022.

FERNANDES, F. Autismo e Realidade. [S. l.], 2023. Disponível em: https://autismoerealidade.org.br/. Acesso em: 28 out. 2023.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6aed. São Paulo: Editora Atlas, 2017.

GOLDIN M. S. Talking and thinking with our hands. Current Directions in Psychological Science, [s. l.], v. 15, n. 1, p. 34–39, 2006.

GUERRA, B. T.; VERDU, A. C. M. A. Ensino de Comportamento Verbal Elementar por Exemplares Múltiplos em Crianças com Autismo. Psicologia: Ciência e Profissão, [s. l.], v. 40, p. 1–17, 2020.

HOWELL, M. et al. The preliminary validity and reliability of the Assessment of Barriers to Learning in Education – Autism. Research in Developmental Disabilities, [s. l.], v. 116, n. February, p. 104025, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.ridd.2021.104025.

HUANG, Y. et al. What affects gestural learning in children with and without Autism? The role of prior knowledge and imitation. Research in Developmental Disabilities, [s. l.], v. 129, n. July, p. 104305, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.ridd.2022.104305.

JONES, E. K.; HANLEY, M.; RIBY, D.M. Distraction, distress and diversity: Exploring the impact of sensory processing differences on learning and school life for pupils with autism spectrum disorders. Research in Autism Spectrum Disorders, [s. l.], v. 72, p. 101515, 2020. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1750946720300052.

KAMEI, T.; PAVLOVIC, M. Investigating differential item functioning to validate a thinking skills learning progression for students with intellectual disability and autism spectrum disorder. International Journal of Educational Research, [s. l.], v. 106, p. 101726, 2021. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0883035520318322.

MACENA, J. O.; JUSTINO, L. R. P.; CAPELLINI, V. L. M. O Plano Nacional de Educação 2014–2024 e os desafios para a Educação Especial na perspectiva de uma Cultura Inclusiva. Ensaio, [s. l.], v. 26, n. 101, p. 1283–1302, 2018.

MADAUS, J. et al. Perceptions of factors that facilitate and impede learning among twice-exceptional college students with autism spectrum disorder. Neurobiology of Learning and Memory, [s. l.], v. 193, p. 107627, 2022. Disponível em:

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S107474272200051X.

MATTOS, J. C. Alterações sensoriais no Transtorno do Espectro Autista (TEA): implicações no desenvolvimento e na aprendizagem. Revista Psicopedagogia, [s. l.], v. 36, n. 109, p. 87–95, 2019. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862019000100009.

MCDOUGAL, E.; RIBY, D. M.; HANLEY, M. Teacher insights into the barriers and facilitators of learning in autism. Research in Autism Spectrum Disorders, [s. l.], v. 79, n. December 2019, p. 101674, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.rasd.2020.101674.

MERCADO, E. et al. Perceptual category learning in autism spectrum disorder: Truth and consequences. Neuroscience and Biobehavioral Reviews, [s. l.], v. 118, n. January, p. 689–703, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.neubiorev.2020.08.016.

MONTEIRO, R. C. et al. Percepção de Professores em Relação ao Processamento Sensorial de Estudantes com Transtorno do Espectro Autista. Rev. bras. educ. espec., [s. l.], 2020. p. 623–638.

MOURA, T. L. D. et al. Trajetória educacional de estudantes com autismo e deficiência intelectual: avaliação de leitura, escrita, matemática e comportamento verbal. Ciência & Educação (Bauru), [s. l.], v. 29, p. 1–16, 2023.

NADER, Anne Marie et al. Category Learning in Autism: Are Some Situations Better Than Others?. Journal of Experimental Psychology: General, [s. l.], v. 151, n. 3, p. 578–596, 2021.

NUNES, D.R.P.; SCHMIDT, C. Educação especial e autismo: das práticas baseadas em evidências à escola. São Paulo: [s. n.], 2019-. ISSN 19805314.v. 49

OMS. Autism spectrum disorders & other developmental disorders: From raising awareness to building capacity. World Health Organization, [s. l.], v. 1, n. September, p. 1–36, 2019.

PAGANI, R. N.; KOVALESKI, J. L.; RESENDE, L. M. M. Advances in the composition of methodi ordinatio for systematic literature review. Ciencia da Informacao, [s. l.], v. 46, n. 2, p. 161–187, 2017.

PIMENTA, A. et al. A Bibliometria nas Pesquisas Acadêmicas. [s. l.], p. 13, 2017.

REIS, L.T.; SILVA, R. E. Musicoterapia como aliada da Aprendizagem no Transtorno do Espectro do Autismo: desenvolvimento cognitivo, expressão emocional e socialização. Revista de Estudios y Experiencias en Educación, [s. l.], v. 20, n. 44, p. 312–330, 2021. Disponível em: https://revistas.ucsc.cl/index.php/rexe/article/view/980/767.

RODRIGUES, I. B.; ANGELUCCI, C. B. Estado da arte da produção sobre escolarização de crianças diagnosticadas com TEA. Psicologia Escolar e Educacional, [s. l.], v. 22, n. 3, p. 545–555, 2018.

RUSSO, F.; ROVERE, L.; KAMIM, P. Intervenções baseadas na ABA: abordagens eficazes para o desenvolvimento do autista. [S. l.], 2023. Disponível em: https://neuroconecta.com.br/intervencoes-baseadas-na-aba-abordagens-eficazes-para-o-desenvolvimento-do-autista/. Acesso em: 27 out. 2023.

SCHUETZE, M et al. Reinforcement Learning in Autism Spectrum Disorder. FRONTIERS IN PSYCHOLOGY, [s. l.], v. 8, 2019.

SECRETARIA ESPECIAL DOS DIREITOS HUMANOS. Convenção Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. [S. l.: s. n.], 2006. Disponível em: www.ministeriopublico.pt.

SILVA, B. K. C. Para Todos Ou Para Cada Um? Alguns Paradoxos (in) Convenientes. [s. l.], 2014.

VILARROIG, J. V.; BERNARDO, P. R.; GÓMEZ, A. G. Sensory integration and its importance in learning for children with autism spectrum disorder. Brazilian Journal of Occupational Therapy, [s. l.], v. 30, p. 1–16, 2022.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2025 Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Apoio:


Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)  

Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)

SCImago Journal & Country Rank