A Teoria da Mudança na Educação Inclusiva: uma revisão integrativa

Anaísa Leal Barbosa Abrahão, Teresa Cunha, Rosa Monteiro

Resumo


A educação inclusiva deve ser garantida pelos governos em seus sistemas educacionais. Neste cenário, a Teoria da Mudança (TdM), pode ser utilizada em delineamentos, implementações e avaliações de programas, intervenções e políticas. Este estudo teve por objetivo uma revisão de literatura integrativa sobre como a TdM é aplicada na educação inclusiva. Foram consultadas 8 bases de dados e selecionados 4 estudos que foram categorizados conforme uso da TdM em contextos educacionais inclusivos. Os resultados evidenciaram: escassez de estudos; ausência de trabalhos na América do Sul e no ensino superior; educação inclusiva em desenvolvimento mundialmente; interesse na formação da/os professores; programas que promoveram práticas colaborativas, estabelecimento de parcerias entre interessada/os, e atividades práticas se mostraram eficazes; TdM utilizada na maioria dos estudos na avaliação de resultados e impacto; e consenso quanto a possibilidade da aplicabilidade da TdM na educação inclusiva, contribuindo para planejamento, avaliação e alcance de práticas inclusivas.


Palavras-chave


Educação Inclusiva; Teoria da Mudança; Direitos sociais; Avaliação

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SciELO

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