Desigualdade socioespacial de acesso e conclusão do ensino médio e a oferta de programas alternativos nas áreas rurais do Pará entre 2000 e 2020

Felipe Garcia Passos, Eduardo Donizeti Girotto

Resumo


Este trabalho analisa desigualdades no acesso ao ensino médio ofertado pela Secretaria Estadual de Educação do Pará (SEDUC-PA) entre 2000 e 2020, com foco em dois programas: Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) e Sistema Educacional Interativo (SEI). A partir da comparação entre as taxas de acesso e atraso na etapa são verificadas as desigualdades entre as populações urbana e rural, com recortes de raça (branco e amarelo/pardo e preto). Além desta análise quantitativa feita por meio de dados públicos do Censo Demográfico, da Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios Contínua (PNADc), do Censo Escolar e da própria SEDUC-PA, também buscamos entender os processos que geraram a dinâmica desigual constatada. Os resultados apontam avanços no período em relação ao acesso ao ensino médio, sobretudo pela oferta dos programas SOME e SEI à população rural do estado. No entanto, apesar do crescimento de tais ofertas, a desigualdade entre áreas rurais e urbanas permanece e os programas apresentam condições desiguais de escolarização em relação ao programa regular.


Palavras-chave


Desigualdade no Ensino Médio; Educação do Campo; SEDUC-PA; Geografia da Educação

Texto completo:

SciELO

Referências


BOURDIEU, P. Os efeitos de lugar. In: BOURDIEU, Pierre (Org.). A miséria do mundo. 7ª Ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2008. P. 159 – 167.

BRITO, M. M. A. Novas tendências ou velhas persistências? Modernização e expansão educacional no Brasil. Cadernos de Pesquisa, 47 (163), p. 224-263, jan.-mar. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/9gvNBCMDBvcjDzr4h8dRkMP/abstract/?lang=pt. Acesso em: abr. 2024.

GIROTTO, E. D.; OLIVEIRA, J. V. P. Escola, território e desigualdade: Ampliando perspectivas teóricas e agendas de pesquisa. Revista da Anpege, v. 17, nº 32, 2021. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/13053. Acesso em: abr. 2024.

RODRIGUES, João Marcelino Pantoja. No espelho do rio o que reflete e o que “SOME”? O Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) na ótica de jovens egressos no município de Breves. Dissertação de mestrado. UFPA, 2016.

SANTOS, Milton. O espaço do cidadão. São Paulo: Nobel, 1998.

SILVA. M. R. Ampliação da obrigatoriedade escolar no Brasil: o que aconteceu com o Ensino Médio? Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 28, n.107, p. 274-291, abr./jun. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/mqfqFrxbKWWpcjhwrGNqsgn/. Acesso em: abr. 2024.

SIMÕES, A. A. Acesso à Educação Básica e sua universalização: Missão Ainda a ser Cumprida. Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, v. 2, 2019. Disponível em: https://cadernosdeestudos.inep.gov.br/ojs3/index.php/cadernos/article/view/3974. Acesso em: abr. 2024.

VERGER, A.; NORMAND, R. Nueva gestión pública y educación: elementos teóricos y conceptuales para el estudio de un modelo de reforma educativa global. Educação e Sociedade, Campinas, v. 36, nº. 132, p. 599-622, jul.-set., 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/fQMzP4tSXyBjFKrwMHZsVYB/. Acesso em: abr. 2024.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2025 Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Apoio:


Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)  

Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)

SCImago Journal & Country Rank