O impacto da pandemia no desempenho escolar em municípios de médio porte do estado do Maranhão
Resumo
A análise de componentes principais foi aplicada ao desempenho escolar nos municípios do Maranhão, considerando os anos de 2019 e 2021. Cinco indicadores educacionais foram utilizados, incluindo percentual de alunos com aprendizado adequado em língua portuguesa e matemática, fluxo escolar e distorção idade-série. Os resultados mostraram que mais de 90% da variação nos dados pode ser explicada por duas componentes principais. Nos Anos Iniciais, a pandemia teve impacto significativo, exceto em Timon, que mostrou melhora em língua portuguesa. Nos Anos Finais, o impacto foi menor, com Timon também apresentando crescimento no desempenho. Esses achados ressaltam a disparidade nos efeitos da pandemia entre as etapas escolares e a importância da análise de componentes principais na compreensão do desempenho educacional em contextos complexos.
Palavras-chave
Texto completo:
SciELOReferências
ABRUCIO, Fernando Luiz; RAMOS, Mozart Neves. Regime de Colaboração e Associativismo Territorial – Arranjos de Desenvolvimento da Educação, Fundação Santillana e Editora Moderna, São Paulo, SP, p. 1-162, 2012. ISBN 978-85-63489-09-8.
Disponível em:
file:///C:/Users/Mozart%20Ramos/Downloads/regime_de_colaboracao.pdf
Acesso em:10 abr. 2024.
ABRUCIO, Fernando Luiz. Cooperação Intermunicipal – Experiências de Arranjos de Desenvolvimento da Educação no Brasil. Curitiba: Movimento Colabora Educação e Instituto Positivo, 2017 – acessível em:
http://movimentocolabora.org.br/website/wp-content/uploads/2017/11/Cooperacao-Intermunicipal-livro-virtual.pdf
AMORIM FILHO, Oswaldo; SERRA, Rodrigo Valente. Evolução e perspectivas do papel das cidades médias no planejamento urbano e regional. In: ANDRADE, T. A.; SERRA, R. V., Cidades médias brasileiras. Rio de Janeiro: IPEA, p. 1-34, 2001.
Disponível em:
http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/3081/4/Cap_1_evolucao.pdf.
Acesso em:15 abr. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n. 931, de 21 de março de 2005. Institui o Sistema de Avaliação da Educação Básica – Saeb, que será composto por dois processos de avaliação: a Avaliação Nacional da Educação Básica – Aneb, e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar – Anresc. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 55, p. 16-17, 22 mar. 2005. Disponível em:
https://download.inep.gov.br/educacao_basica/saeb/2018/documentos/saeb_documentosde_referencia_versao_1.0.pdf. Acesso em: 01 dez. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Decreto n. 6.094, de 24 de abril de 2007. Dispõe sobre a implementação do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, pela União Federal, em regime de colaboração com Municípios, Distrito Federal e Estados, e a participação das famílias e da comunidade, mediante programas e ações de assistência técnica e financeira, visando a mobilização social pela melhoria da qualidade da educação básica. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 79, p. 5, 24 abr. 2007. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6094.htm.
Acesso em: 7 nov. 2023.
BRASIL. BRASIL, Lei n° 13.005, de 24 de junho de 2014; Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências.
BRASIL, Ministério da Educação – INEP, Censo da Educação Básica, 2019. Disponível: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/notas_estatisticas_censo_da_educacao_basica_2019.pdf
Acesso em: 10 de jan. 2024
BRASIL. Conselho Nacional de Educação (CNE). Parecer no 06/2021 que dispõe sobre as Diretrizes Nacionais orientadoras para a implementação de medidas no retorno à presencialidade das atividades de ensino e aprendizagem e para a regularização do calendário escolar. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 34, 05 ago. 2021.
Acesso em: 10 de dez. 2023
FERNANDES, R.; Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb),Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Brasília, DF, 2007. Disponível em:
https://download.inep.gov.br/educacao_basica/portal_ideb/o_que_sao_as_metas/Artigoprojecoes.pdf.Acesso em 10 ago. 2021.
QEdu. Use dados. Transforme a educação. 2021. Disponível em: https://www. qedu.org.br/aprendizado. Acesso em: 15 dez. 2023.
MARDIA, Kanti V.; KENT, John T.; BIBBY, John M.; Multivariate Analysis, Academic Press, London, 1979.Disponível em:
https://statisticalsupportandresearch.files.wordpress.com/2017/06/k-v-mardia-j-t-kent-j-
m-bibby-multivariate-analysis-probability-and-mathematical-statistics-academic-press-
inc-1979.pdf.
Acesso em: 10 abr. 2024
R CORE TEAM. R: A language and environment for statistical computing. Vienna: R Foundation for Statistical Computing, 2019.
Disponível em: https://www.R-project.org/
Acesso em: 15 fev. 2024.
SAMPAIO, C.E.M.; Tese de doutorado intitulada “Desigualdades educacionais entre os municípios brasileiros: medir para garantir direitos”, defendida no âmbito do programa de pós-graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília, Brasília (DF) (2023).
STAMM, Cristiano; STADUTO, Jefferson AndronioRamundo; LIMA, Jandir Ferrera;WADI, YonissaMarmitt. A população urbana e a difusão das cidades de porte médio no Brasil, Interações, Campo Grande, MS, vol. 14, no. 2, p. 251-265, 2013. Disponível
em: https://www.scielo.br/j/inter/a/9bhn6dCRJkt8qpV9t6c49JK/?lang=pt.
Acesso em:01 jan. 2024.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2025 Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.




Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)
Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação



