Avaliação externa de escolas e sua relação com políticas e práticas inclusivas: uma revisão sistemática da literatura
Resumo
Este estudo pretende analisar o impacto da Avaliação Externa de Escolas (AEE) na promoção de políticas e práticas educativas inclusivas. A pesquisa foi realizada nas bases de dados Scopus, Web of Science, ERIC, SciELO e no repositório RCAAP, tendo sido considerados elegíveis 22 artigos. Para apoiar a análise dos dados qualitativos, recorreu-se ao software webQDA. Os resultados obtidos referem-se à Europa. Alguns estudos identificam efeitos positivos da AEE, particularmente no que concerne à ação das lideranças e à avaliação da qualidade do ensino, indiciando abertura para mudanças e melhorias. No entanto, há estudos que revelam constrangimentos, especialmente quando se trata de modificar práticas docentes e implementar estratégias inclusivas em contexto de sala de aula. Para além disso, há pouco conhecimento sobre o impacto efetivo da AEE no desenvolvimento da educação inclusiva, na melhoria do funcionamento das escolas e na respetiva sustentabilidade, pelo que se afiguram como necessárias investigações mais aprofundadas.
Palavras-chave
Texto completo:
SciELOReferências
AFONSO, A. J. Gestão, autonomia e accountability na escola pública portuguesa: breve diacronia. RBPAE, Brasília, v. 26, n. 1, p. 13-30, 2010. https://hdl.handle.net/1822/55445
AINSCOW, M. Promoting inclusion and equity in education: lessons from international experiences. Nordic Journal of Studies in Educational Policy, United Kingdom, v. 6, n. 1, p. 7-16, 2020. https://doi.org/10.1080/20020317.2020.1729587
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2016.
BRAUCKMANN, S.; PASHIARDIS, P. The clash of evaluations: in search of the missing link between school accountability and school improvement - experiences from Cyprus. International Journal of Educational Management, United Kingdom, v. 24; n. 4, p. 330-350, 2010. https://doi.org/10.1108/09513541011045263
BROWN, M. et al. Integrated co-professional evaluation? Converging approaches to school evaluation across frontiers. Australian Journal of Teacher Education, Australia, v. 43, n. 12, p. 74-90, 2018. https://ro.ecu.edu.au/ajte/vol43/iss12/6
BRUNSSON, N. A organização da hipocrisia – Os grupos em acção: dialogar, decidir e agir. Porto: Edições Asa, 2006.
CARVALHO, M. et al. Diversity, inclusion, and education: challenges in perspective. EDULEARN19 Proceedings, Spain, v. 1, p. 8157-8162, 2019. https://doi.org/10.21125/edulearn.2019.2003
DONATO, H.; DONATO, M. Etapas na condução de uma revisão sistemática. Acta Médica Portuguesa, Lisboa, v. 32, n. 3, p. 227-235, 2019. https://doi.org/10.20344/amp.11923
EHREN, M. C. M.; HONINGH, M. E. Risk-based school inspections in the Netherlands: a critical reflection on intended effects and causal mechanisms. Studies in Educational Evaluation, s.l., v. 37, n. 4, p. 239-248, 2012. https://doi.org/10.1016/j.stueduc.2012.02.001
EHREN, M. C. M. et al. Impact of school inspections on improvement of schools-describing assumptions on causal mechanisms in six European countries. Educational Assessment, Evaluation and Accountability, s.l., v. 25, n. 1, p. 3-43, 2013. https://doi.org/10.1007/s11092-012-9156-4
FIALHO, I. et al. O quadro de referência da avaliação externa das escolas, nos três ciclos avaliativos, no contexto das políticas educativas vigentes. In. PACHECO, J. A.; MORGADO, J. C.; SOUSA, J. R. (Orgs.). Avaliação Institucional e Inspeção: perspetivas teórico-conceptuais. Porto: Porto Editora, 2020. p. 63-100.
GONÇALVES, E.; LEITE, C.; FERNANDES, P. Programa de avaliação externa das escolas em Portugal: uma análise focada na satisfação de líderes/gestores. Acta Scientiarum. Education, Maringá, v. 37, n. 3, p. 289-300, 2015. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v37i3.26377
GUSTAFSSON, J. E. et al. From inspection to quality: ways in which school inspection influences change in schools. Studies in Educational Evaluation, s.l., v. 47, p. 47-57, 2015. https://doi.org/10.1016/j.stueduc.2015.07.002
GUZMÁN-CALLE, E.; MARTÍN-ALONSO, D.; RODRÍGUEZ-MARTÍNEZ, C. Las evaluaciones externas en España y sus consecuencias en las prácticas escolares y en la equidad. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 31, n. 119, p. 1-22, 2023. https://doi.org/10.1590/S0104-40362023003103821
HOPKINS, E. et al. Teachers’ views of the impact of school evaluation and external inspection processes. Improving Schools, s.l., v. 19, n. 1, p. 52-61, 2016. https://doi.org/10.1177/1365480215627894
IGEC – Inspeção-Geral da Educação e Ciência. Terceiro ciclo de Avaliação Externa das Escolas. Âmbito, Princípios e Objetivos. 2019. Disponível em: https://www.igec.mec.pt/upload/AEE3_2018/AEE_3_Amb_princ_objetivos.pdf. Acesso: 02 Março 2024.
IGEC – Inspeção-Geral da Educação e Ciência. Terceiro ciclo de Avaliação Externa das Escolas. Metodologia. 2022. Disponível em: https://www.igec.mec.pt/upload/AEE3_2018/AEE_3_Metodologia_I.pdf Acesso: 02 Março 2024.
IGEC – Inspeção-Geral da Educação e Ciência. Terceiro ciclo de Avaliação Externa das Escolas. Quadro de Referência. 2023. Disponível em: https://www.igec.mec.pt/upload/AEE3/AEE_QR_2023.pdf
Acesso: 02 Março 2024.
JONES, K. et al. The unintended consequences of school inspection: the prevalence of inspection side-effects in Austria, the Czech Republic, England, Ireland, the Netherlands, Sweden, and Switzerland. Oxford Review of Education, United Kingdom, v. 43, n. 6, p. 805-822, 2017. https://doi.org/10.1080/03054985.2017.1352499
LANKES, E. M.; VACCARO, D.; GEGENFURTNER, A. Which information sources do evaluation teams use for estimating instructional quality in external evaluations? Unterrichtswissenschaft, s.l., v. 41, n. 3, 197-215, 2013. https://www.researchgate.net/publication/288366194
LOPES, J. L.; OLIVEIRA, C. R. Inclusive education in Portugal: teachers’ professional development, working conditions, and instructional efficacy. Education Sciences, s.l., v. 11, n. 4, p. 1-15, 2021. https://doi.org/10.3390/educsci11040169
MIRANDA, H. M. C. G.; SEABRA, F.; PACHECO, J. A. Avaliação externa das escolas, regulação por pares, trabalho colaborativo e qualidade educativa: qual a relação? Praxis Educativa, Ponta Grossa, v. 18, p. 1-18, 2023. https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21863.065
NOGUEIRA, A.; GONÇALVES, M.; COSTA, J. A. Inspectorate’s intervention in external school assessment: a study based on school principals perceptions. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 32, n. 2, p. 171-187, 2019. https://doi.org/10.21814/RPE.14812
ÓLAFSDÓTTIR, B.; JÓNASSON, J. T.; SIGURDARDÓTTIR, A. K. Use and impact of external evaluation feedback in schools. Studies in Educational Evaluation, s.l., v. 74, p. 1-15, 2022a. https://doi.org/10.1016/j.stueduc.2022.101181
ÓLAFSDÓTTIR, B. et al. The mechanisms by which external school evaluation in Iceland influences internal evaluation and school professionals’ practices. Nordic Journal of Studies in Educational Policy, s.l., v. 8, n. 3, p. 209-224, 2022b. https://doi.org/10.1080/20020317.2022.2076376
OLIVEIRA, D. S. Qualidade da educação em Portugal: o papel da avaliação externa de escolas. Tese (Doutorado) – Universidade de Aveiro, Aveiro, 2017. https://ria.ua.pt/handle/10773/41442
OLIVEIRA, D.; VENTURA, A. Qualidade da educação em Portugal: o papel da AEE. In: MOURAZ, A.; PACHECO, J. A.; VALADAS, S. T. (Orgs.). Avaliação externa de escolas do ensino não superior: coordenadas e processos de um projeto de investigação. Porto: Universidade do Porto, 2015. p. 39-46.
PAGE, M. J. et al. The PRISMA 2020 statement: An updated guideline for reporting systematic reviews. The BMJ, v. 372, n. 71, p. 1-9, 2021. https://doi.org/10.1136/bmj.n71
PIEZUNKA, A. Struggle for acceptance - Maintaining external school evaluation as an institution in Germany. Historical Social Research, Germany. v. 44, n. 2, p. 270-287, 2019. https://doi.org/10.12759/hsr.44.2019.2.270-287
PORTUGAL. Decreto-Lei n.º 54/2018 da Presidência do Conselho de Ministros. Diário da República: I série, n.º 129, 2018. Disponível em: https://dre.pt/dre/detalhe/decreto-lei/54-2018-115652961. Acesso: 25 Fevereiro 2024.
PORTUGAL. Despacho n.º 6478/2017 do Gabinete do Secretário de Estado da Educação. Diário da República: II série, n.º 143, 2017. Disponível em: https://dre.pt/dre/detalhe/despacho/6478-2017-107752620. Acesso: 25 Fevereiro 2024.
PORTUGAL. Lei n. º 31/2002 da Assembleia da República. Diário da República: I série - A, n.º 294, 2002. Disponível em: https://dre.pt/dre/detalhe/lei/31-2002-405486. Acesso: 07 Janeiro 2024.
QUINTAS, H.; GONÇALVES, J. A.; VALADAS, S. Academic success in schools in the Algarve: when leadership is part of the solution and not of the problem. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 22, n. 71, p. 1-23, 2017. https://doi.org/10.1590/S1413-24782017227156
ROCHA, L. Avaliação externa de escolas: liderança(s) e autoavaliação que relação? Eduser: Revista de Educação, Bragança, v. 4, n. 2, p. 44-64, 2012. https://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/49/50
SEABRA, F.; PACHECO, J. A. Avaliação externa de escolas: perspetivas dos diretores da região norte de Portugal. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, Coruña, v. 10, p. 6-10, 2015. https://doi.org/10.17979/reipe.2015.0.10.111
SEABRA, F. et al. Policies and practices of external evaluation of schools: spaces for teacher collaboration? Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 30, n. 116, p. 644-668, 2022. https://doi.org/10.1590/S0104-40362022003003442
SEABRA, F. et al. Equidade e inclusão nas políticas de educação: perspetivas a partir dos relatórios de avaliação externa de escolas. Indagatio Didactica, Aveiro, v. 12, n. 5, p. 99-117, 2020. https://doi.org/10.34624/id.v12i5.23445
SOUSA, J.; PACHECO, J. A. Perceções dos docentes sobre a avaliação externa das escolas em Portugal. Roteiro, Santa Catarina, v. 43, n. 1, p. 237-258, 2018. https://doi.org/10.18593/r.v43i1.15852
SOUSA, J. et al. Avaliação externa de escolas: um meta-estudo. Educação, Sociedade & Culturas, Porto, n. 47, p. 53-72, 2016. https://doi.org/10.34626/esc.vi47.187
TAUT, S.; RAKOCZY, K. Observing instructional quality in the context of school evaluation. Learning and Instruction, s.l., v. 46, p. 45-60, 2016. https://doi.org/10.1016/j.learninstruc.2016.08.003
VENTURA, A. A avaliação e inspeção das escolas: estudo de impacte do Programa de Avaliação Integrada. Tese (Doutorado) – Universidade de Aveiro, Aveiro, 2006. https://ria.ua.pt/handle/10773/1102
VILELAS, J. Investigação - O processo de construção do conhecimento. Lisboa: Edições Sílabo, 2022.
WAGNER, I. Effectiveness and perceived usefulness of follow-up classroom observations after school inspections in Northern Germany. Studies in Educational Evaluation, s.l., v. 67, p. 1-9, 2020. https://doi.org/10.1016/j.stueduc.2020.100913
XIAO, Y.; WATSON, M. Guidance on conducting a systematic literature review. Journal of Planning Education and Research, s.l., v. 39, n. 1, p. 93-112, 2019. https://doi.org/10.1177/0739456X17723971
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2025 Jennifer Silva, Alexandre Ventura, Diana Oliveira

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.




Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)
Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação


