Detalhes da seção


Artigos

 
Edição Título
 
v. 28, n. 107 (2020): Revista Ensaio Abr./Jun. Reflexões sobre o impacto da política pública do PNAIC na formação continuada das professoras alfabetizadoras de Lages-SC Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Neusa Maria Arndt Weinrich Araújo Schneider, Maria Selma Grosch, Jaime Farias Dresch
 
v. 28, n. 107 (2020): Revista Ensaio Abr./Jun. Principais rankings acadêmicos internacionais: o caso de Chile Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Francisco Ganga-Contreras, Walter Sáez, Adolfo-Ignacio Calderón, Ángel Calderón, Emilio Rodriguez-Ponce
 
v. 28, n. 107 (2020): Revista Ensaio Abr./Jun. Entre o discurso e a prática docente: interfaces do Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar (Paae) Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Suzana dos Santos GOMES, Alex de Oliveira Fernandes
 
v. 28, n. 107 (2020): Revista Ensaio Abr./Jun. Monitoramento e avaliação da assistência ao estudante universitário: o caso do Programa de Residência Universitária da Universidade Federal Rural de Pernambuco Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Rafael Cipriano de Souza, Maria Aparecida Tenório Salvador da Costa
 
v. 28, n. 107 (2020): Revista Ensaio Abr./Jun. Condições pedagógicas para a formação da competência em línguas estrangeiras de crianças em idade prévia Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Rania Gennadievna Izmailova, Tatyana Gennadievna Sheinova, Ksenia Yurievna Soldatenko
 
v. 28, n. 107 (2020): Revista Ensaio Abr./Jun. Política educacional, violência e convivencia escolar. A experiência em duas escolas Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Adriana Carro Olvera, Jose Alfonso Lima Gutiérrez
 
v. 28, n. 107 (2020): Revista Ensaio Abr./Jun. O que as crianças sabem ao ingressarem na pré-escola na cidade do Rio de Janeiro? Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Tiago Lisboa Bartholo, Mariane Campelo Koslinski, Marcio da Costa, Thaís Mendonça Barcellos
 
v. 28, n. 107 (2020): Revista Ensaio Abr./Jun. Ampliação da obrigatoriedade escolar no Brasil: o que aconteceu com o Ensino Médio? Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Monica Ribeiro da Silva
 
v. 28, n. 106 (2020): Revista Ensaio Jan./Mar. A Transcendência de Sumak kawsay para a nossa compreensão da educação, ética e política Resumo   SciElo (Español (España))   SciElo (English)
Mario Madroñero Morillo, Enma Polonia Campozano Aviles, Julio Uyaguari
 
v. 28, n. 106 (2020): Revista Ensaio Jan./Mar. A gestão democrática nos sistemas municipais de ensino do Paraná: uma análise a partir dos conselhos municipais de educação Resumo   SciELO   SciELO (English)   SciELO (Español (España))
Simone de Fátima Flach
 
v. 28, n. 106 (2020): Revista Ensaio Jan./Mar. Uma boa gestão melhora o desempenho da escola, mas o que sabemos acerca do efeito da complexidade da gestão nessa relação? Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Beatriz Christo Gobbi, Adonai José Lacruz, Bruno Luiz Américo, Hélio Zanquetto Filho
 
v. 28, n. 106 (2020): Revista Ensaio Jan./Mar. Interlocuções e discursos de legitimação em EaD Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Adilson Cristiano Habowski, Elaine Conte, Daniel Felipe Jacobi
 
v. 28, n. 106 (2020): Revista Ensaio Jan./Mar. Políticas públicas para o Ensino Superior a Distância: um exame do papel da Universidade Aberta do Brasil Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
José Ricardo Costa de Mendonça, Danielle Cireno Fernandes, Diogo Henrique Helal, Fernanda Roda de Souza Araújo Cassundé
 
v. 28, n. 106 (2020): Revista Ensaio Jan./Mar. Evaluación educativa y codeterminaciones de la producción escolar Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Juan-Francisco Remolina-Caviedes
 
v. 28, n. 106 (2020): Revista Ensaio Jan./Mar. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e as competências para uma Educação Estatística Crítica Resumo   SciElo   Remoto (English)   SciElo (Español (España))
Justiani Hollas, Luci Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi
 
v. 28, n. 106 (2020): Revista Ensaio Jan./Mar. A autoridade docente e a sociedade da informação: o papel das tecnologias informacionais na docência Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Leonardo Humberto Soares, Carlos Ângelo de Meneses Sousa, Ricardo Spindola Mariz, Jaci Maria Ferraz de Menezes
 
v. 28, n. 106 (2020): Revista Ensaio Jan./Mar. Inovação na era digital: novo mercado de trabalho e mudanças educacionais Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Sidney Luiz de Matos Mello, Nicholas Van Erven Ludolf, Izabela S. Rampasso, Marcelo Jasmin Meiriño
 
v. 28, n. 106 (2020): Revista Ensaio Jan./Mar. Remuneração docente: efeitos do plano de cargos, carreira e remuneração em contexto municipal Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Maria Dilnéia Espíndola Fernandes, Solange Jarcem Fernandes, Viviane Gregório de Campos
 
v. 28, n. 106 (2020): Revista Ensaio Jan./Mar. Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio – PNEM: A formação continuada na Gered de Chapecó Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Sandra Maria Zardo Morescho, Nadir Castilho Delizoicov
 
v. 28, n. 106 (2020): Revista Ensaio Jan./Mar. Algo de novo sob o sol no Ensino Médio: um estudo de caso Resumo   SciElo (English)   SciElo   SciElo (Español (España))
Silvia Regina dos Santos Coelho, Candido Alberto Gomes
 
v. 27, n. 105 (2019): Revista Ensaio Out./Dez. A gestão de centros de educação infantil na região do Maule (Chile): visões da prática educacional Resumo
Nibaldo Enrique Benavides-Moreno, Sebastian Enrique Donoso-Díaz, Daniel Eduardo Reyes Araya, Tomás Neira Iturrieta
 
v. 27, n. 105 (2019): Revista Ensaio Out./Dez. A qualidade da mobilidade de estudantes de graduação no “Ciências sem Fronteiras” Resumo
Caterine Vila Fagundes, Maria Beatriz Luce, Paloma Dias Silveira
 
v. 27, n. 105 (2019): Revista Ensaio Out./Dez. O trabalho educativo entre metas e produtividade: o acordo de resultados em Minas Gerais Resumo
Abelardo Bento Araújo
 
v. 27, n. 105 (2019): Revista Ensaio Out./Dez. Programa de educação ambiental no Equador: teoria, prática e políticas públicas para enfrentar a mudança global do Antropoceno Resumo
Fander Falconí Benítez, Mónica Elizabeth Reinoso Paredes, Javier Collado-Ruano, Edwin Fernando Hidalgo Terán, Gelson David León Ibarra
 
v. 27, n. 105 (2019): Revista Ensaio Out./Dez. Fatores de qualidade determinando a formação prática de estudantes de educação Resumo
Sara Serrate González, Sonia Casillas Martín, Marcos Cabezas González
 
v. 27, n. 105 (2019): Revista Ensaio Out./Dez. Avaliação da implementação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec): um estudo de caso no município de Picuí-PB Resumo
Thiago da Silva Laurentino, Jomária Mata de Lima Alloufa
 
v. 27, n. 105 (2019): Revista Ensaio Out./Dez. Alfabetização e letramento nas políticas públicas: convergências e divergências com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)* Resumo
Ieda Pertuzatti, Ivo Dickmann
 
v. 27, n. 105 (2019): Revista Ensaio Out./Dez. Vozes de outras pessoas: uma investigação reflexiva sobre o poder e a voz dentro da sala de aula e as implicações de pesquisar a própria prática Resumo
Melanie Santamaria, Gordon Ade-Ojo
 
v. 27, n. 105 (2019): Revista Ensaio Out./Dez. Educação Profissional no Brasil – expansão para quem? Resumo
Guilherme Lins de Magalhães, Remi Castioni
 
v. 27, n. 105 (2019): Revista Ensaio Out./Dez. D. Quixote contra os moinhos: um ensaio sobre o Movimento Escola Sem Partido Resumo
Tiago Ribeiro Santos, Gicele Maria Cervi
 
v. 27, n. 104 (2019): Revista Ensaio Jul./Set. O que mudou no desempenho educacional dos Institutos Federais do Brasil? Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Rogério Severiano Dutra, Giselle Bezerra Mesquita Dutra, Paulo Henrique Nobre Parente, Edilson Paulo
 
v. 27, n. 104 (2019): Revista Ensaio Jul./Set. O uso de indicadores para avaliação qualitativa de projetos educativos socioambientais: a gestão participativa no ambiente escolar Resumo   SciELO   SciELO (English)   SciELO (Español (España))
Renato de Oliveira Brito, Luíz Siveres, Célio da Cunha
 
v. 27, n. 104 (2019): Revista Ensaio Jul./Set. Principais fatores de resistência dos professores às inovações Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Nadezhda Nikolaevna Savina
 
v. 27, n. 104 (2019): Revista Ensaio Jul./Set. Processos de melhoria em centros educacionais: exemplificação de três campos de análise e inovação de profesores Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Francisco Javier Pericacho Gómez, María Vaíllo Rodríguez, Silvia Zamorano Gallego, Nuria Camuñas Sanchez-Paulete
 
v. 27, n. 104 (2019): Revista Ensaio Jul./Set. Percursos escolares de estudantes do ensino médio de escolas públicas do município de São Leopoldo, RS: desempenho escolar, perfil e características Resumo   SciELO   SciELO (English)   SciELO (Español (España))
Rosangela Fritsch, Ricardo Ferreira Vitelli, Cleonice Silveira Rocha, Camila Rivaldo Fensterseifer
 
v. 27, n. 104 (2019): Revista Ensaio Jul./Set. As Educadoras e os Educadores Sociais perante a Sociedade rede Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Marcos Cabezas González, Sonia Casillas Martín
 
v. 27, n. 104 (2019): Revista Ensaio Jul./Set. Jovens universitários em silêncio no mundo das informações: casos de liberação Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Ivar Cesar Oliveira de Vasconcelos, Adriana Lira, Iomar Pirangi Soares
 
v. 27, n. 104 (2019): Revista Ensaio Jul./Set. Retirando das caixas os “nascidos livres”: a liberdade de escolher as identidades Resumo   SciELO   SciELO (English)   SciElo (Español (España))
Saloshna Vandeyar
 
v. 27, n. 104 (2019): Revista Ensaio Jul./Set. Como o acesso à educação desmonta o mito da democracia racial Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Nara Torrecilha Ferreira
 
v. 27, n. 103 (2019): Revista Ensaio Abr./Jun. A individualização dos percursos formativos como princípio organizador das políticas curriculares para o Ensino Médio no Brasil Resumo   SciELO   SciELO (English)   SciELO (Español (España))
Roberto Rafael Dias da Silva
 
v. 27, n. 103 (2019): Revista Ensaio Abr./Jun. A formação prática das vozes do corpo discente da pedagogia Resumo   SciELO   SciELO (English)   SciELO (Español (España))
Omar Turra-Diaz, Carolina Flores-Lueg
 
v. 27, n. 103 (2019): Revista Ensaio Abr./Jun. Implicações da concomitância na educação profissional financiada pelo Pronatec: na rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul (2012-2015). Resumo   SciELO   SciELO (English)   SciELO (Español (España))
Arão Davi Oliveira, Valdivina Alves Ferreira, Celeida Maria Costa de Souza e Silva
 
v. 27, n. 103 (2019): Revista Ensaio Abr./Jun. Aprendizagem do desenho artístico no ensino superior: concepções de estudantes Resumo   SciELO   SciELO (English)   SciELO (Español (España))
Luiz Gustavo Lima Freire, António Manuel Duarte
 
v. 27, n. 103 (2019): Revista Ensaio Abr./Jun. Avaliação de hábitos domésticos de crianças menores de seis anos quanto ao uso de tecnologia Resumo   SciELO   SciELO (English)   SciELO (Español (España))
Rosalía Romero Tena, Maria Puig Gutierrez, Maria del Carmen Llorente Cejudo
 
v. 27, n. 103 (2019): Revista Ensaio Abr./Jun. Ações de formação docente institucionais: quais as contribuições para a constituição do docente-bacharel? Resumo   SciELO   SciELO (English)   SciELO (Español (España))
Conceição de Maria Pinheiro Barros, Ana Maria Iorio Dias, Augusto Cezar de Aquino Cabral
 
v. 27, n. 103 (2019): Revista Ensaio Abr./Jun. Massificação, equidade, ensino superior: a universalização do ensino superior cubano Resumo   SciELO   SciELO (English)   SciELO (Español (España))
Gerardo Ramos Serpa, Adriana Lopez Falcon
 
v. 27, n. 103 (2019): Revista Ensaio Abr./Jun. As condições de democratização da gestão da escola pública brasileira Resumo   SciELO   SciELO (English)   SciELO (Español (España))
Ângelo Ricardo de Souza
 
v. 27, n. 103 (2019): Revista Ensaio Abr./Jun. Programa nacional de livro didático (PNLD): mudanças nos livros de alfabetização e os usos que os professores fazem desse recurso em sala de aula Resumo   SciELO   SciELO (English)   SciELO (Español (España))
Eliana Borges Correia de Albuquerque, Andrea Tereza Brito Ferreira
 
v. 27, n. 103 (2019): Revista Ensaio Abr./Jun. Uma solução para a divergência de diferentes padrões no SAEB Resumo   SciELO   SciELO (English)   SciELO (Español (España))
Ruben Klein
 
v. 27, n. 102 (2019): Revista Ensaio Jan./Mar. Dos castigos escolares à construção de sujeitos de direito: contribuições de políticas de direitos humanos para uma cultura da paz nas instituições educativas Resumo   SciELO   SciELO (English)   SciELO (Español (España))
Maria Elizete Guimaraes Carvalho, Grinaura Medeiros de Morais, Bruna Katherine Guimaraes Carvalho
 
251 a 300 de 760 itens << < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>