A Transcendência de Sumak kawsay para a nossa compreensão da educação, ética e política

Mario Madroñero Morillo, Enma Polonia Campozano Aviles, Julio Uyaguari

Resumo


‘Sumak kawsay’ é uma concepção que ao longo dos últimos anos gerou considerável interesse em contextos políticos, econômicos, educacionais e de pesquisa, recebendo atenção de ativistas e acadêmicos devido à ‘ruptura’ que causa na concepção atual da ordem mundial. Em diferentes contextos, assume-se, como algo que deve ser alcançado através de um processo de transformação sobre o modo como as representações sociais são construídas a nível singular, comunitário e planetário, propondo “pensar de outra maneira” sobre os conceitos de modernidade que tomamos como certo, e promovendo um chamado para a restauração ou invenção do sentido da experiência, cultura, vida, a harmonia possa existir, bem como o respeito pela natureza.


Palavras-chave


Suma kawsay; Ética; Política; Educação; Transformação

Referências


ACOSTA, A. El Buen Vivir, una oportunidad para construir. Ecuador Debate, Quito, n. 75, p. 33-47, 2008.

AGAMBEN, G. El reino y la gloria: por una genealogía teológica de la economía y del gobierno. Valencia: Pre-textos, 2008.

BETASAMOSAKE-SIMPSON, L. Land as pedagogy: Nishnaabeg intelligence and rebellious transformation. Decolonization: Indigenity, Education and Society, v. 3, n. 3, p. 1-25, 2014.

CLASTRES, P. Investigaciones en antropología política. Barcelona: Gedisa, 1981.

CORTEZ, D. La construcción social del Buen Vivir (Sumak Kawsay) en Ecuador: Genealogía del diseño y gestión política de la vida. Plataforma del Buen Vivir. 2011. Disponible en: . Acesso en 25 abril 2018.

DERRIDA, J. Fuerza de ley. El “fundamento místico de la autoridad”. Madrid: Tecnos, 2008.

ECUADOR. Ministerio de Educación Nacional. Currículo de los niveles de educación obligatoria. Quito: Ministerio de Educación, 2016.

GROSFOGUEL, R. Del extractivismo económico al “extractivismo epistémico” y “extractivismo ontológico”. Tabula Rasa, Bogotá, v. 1, n. 4, p. 33-45, 2016. https://doi.org/10.15304/ricd.1.4.3295

GUDYNAS, E. Buen Vivir: germinando alternativas al desarrollo.. La Paz: ALAI, 2011.

HERDOIZA, M. Construyendo Igualdad en la Educación Superior: fundamentación y lineamientos para transversalizar los ejes de igualdad y ambiente. Quito: Senescyt/Unesco, 2015.

KONTOPOULOS, K. The logics of social structure. London: Routeledge, 1993.

LAJO, J. Un modelo sumaq kawsay de gobierno. Socios, 29 ago. 2011. Disponible en: . Acesso en 8 maio 2018.

LIU-SHING, I. El principio de reciprocidad y la globalización del derecho desde la perspectiva de la regla de oro. Persona y Derecho, v. 60, p. 19-27, 2009.

MACAS, L. Sumak kawsay: recuperar el sentido de vida. En: El Buen Vivir de los pueblos indígenas andinos. Plataforma del Buen Vivir. 2010. Disponível em: . Acesso en 10 maio 2018.

MADROÑERO-MORILLO, M. Flujos de ingobernabilidad: don y derecho alter-nativo. FLACSO, Quito, v. 2, n. 2, p. 71-92, 2015.

RIVERA-CUSICANQUI, S. Ch’ixinakax utxiwa: una reflexión sobre prácticas y discursos descolonizadores. Buenos Aires: Tinta Limón y Retazos, 2010.

RUANO COLLADO, J.; MORILLO MADROÑERO, M.; GONZÁLES ÁLVAREZ, F. Educación transdisciplinar: formando en competencias para el buen vivir. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Río de Janeiro, v. 26, n. 100, p. 619-44, jul./set. 2018. https://doi.org/10.1590/s0104-40362018002601487

STIEGLER, B. Taking care of youth and the generations. Palo Alto: Stanford University Press, 2010.

TROUILLOT-ROLPH, M. Transformaciones globales: la antropología y el mundo moderno. Popayán: Universidad del Cauca, 2011.

VIVEIROS-DE-CASTRO, E. A inconstancia da alma selvagem e outros ensaios de antropología. São Paulo: Cosac Naify, 2002.




DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362019002701717

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Apoio:


Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)  

Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)

SCImago Journal & Country Rank