O trabalho educativo entre metas e produtividade: o acordo de resultados em Minas Gerais
Resumo
Neste artigo, analisa-se a contratualização de resultados na educação, que submete o trabalho educativo a determinado conceito de produtividade, impondo metas para a aferição dessa produtividade. A pesquisa qualitativa foi realizada em escola pública da rede estadual, com 15 profissionais, entre professores, coordenadores pedagógicos e diretor escolar. A discussão se pauta em dois conceitos fundamentais: o de trabalho educativo e o de produtividade do trabalho educativo, ambos decorrentes da concepção de educação como apropriação da cultura, processo de formação do humano-histórico. Assim, revela-se o Acordo de Resultados como política que atravessa o Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (Simave), mudando o modo como se compreende a produtividade da escola, ditando formas de controle do trabalho educativo e conformando práticas curriculares.
Palavras-chave
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DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362019002701372
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