Entre o discurso e a prática docente: interfaces do Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar (Paae)

Suzana dos Santos GOMES, Alex de Oliveira Fernandes

Resumo


Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre o Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar (Paae) implementado na Rede Pública Estadual de Ensino de Minas Gerais. Utilizou-se da pesquisa bibliográfica e documental, além de uma pesquisa de campo, que envolveu, na coleta de dados, a aplicação de questionário estruturado junto a professores de História do Ensino Médio. Na organização do texto, descreve-se e analisa-se o processo de implementação do Paae, ocorrido entre 2005 e 2016, as especificidades do programa, a metodologia empregada e a análise crítica das categorias avaliação, currículo e prática docente. Os resultados revelam uma assimetria entre o discurso e a prática. Embora a maioria dos professores utilize o Paae, no papel de política pública de avaliação, ele não tem alcançado os resultados esperados pelos gestores e idealizadores.


Palavras-chave


Políticas Públicas; Avaliação Educacional; Avaliação Externa; Ensino Médio

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DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362020002801613

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