Avaliação de hábitos domésticos de crianças menores de seis anos quanto ao uso de tecnologia
Resumo
Pais, professores e pesquisadores se preocupam em como o mundo digital e tecnológico afeta crianças entre 0 e 6 anos de idade em casa. O objetivo deste estudo é mostrar o uso que as crianças fazem da tecnologia, as características de seu uso e a relação que elas estabelecem com estas, assim como descobrir se há regras para esse uso e quem as determina. Foi usada uma metodologia quantitativa-qualitativa com aplicação de questionários sobre o uso de tecnologia em casa, entrevistas semiestruturadas e análise do Early Childhood Education Assemblies (ECEA), os quais reproduzem resultados significantes. Por exemplo: apesar da rápida incorporação de tablets e videogames, a televisão é ainda o instrumento favorito da população infantil, seguida de perto por telefones celulares. Resultados indicam que as crianças gastam, em média, 92 minutos por dia vendo TV. Além disso, 92% deles têm um tablet, e gastam, em média, 60 minutos por dia usando computador ou tablet. Pode-se concluir que, aos dois anos, as crianças começam a usar tecnologias da informação e comunicação.
Palavras-chave
Referências
BERGER, K. S. The developing person through childhood and adolescence (8th ed.). New York: Worth, 2008.
BREDEKAMP, S. Effective practices in early childhood education: Building a foundation. New Jersey: Pearson, 2011.
BROOKER, L. Starting School Young Children Learning Cultures. Buckingham: Open University Press, 2002.
CLARKE, A. M. ETSI white paper no 2. Young children and ICT: Current issues in provision of ICT technologies and services for young children. Available from: Retrieved October 23, 2016 from: http://www.etsi.org/images/files/ETSIWhitePapers/ETSI-WP2_Children_ICT.pdf Acc
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362019002701752
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2019 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.


Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)
Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)