Detalhes da seção


Artigos

 
Edição Título
 
v. 27, n. 105 (2019): Revista Ensaio Out./Dez. Educação Profissional no Brasil – expansão para quem? Resumo
Guilherme Lins de Magalhães, Remi Castioni
 
v. 27, n. 105 (2019): Revista Ensaio Out./Dez. D. Quixote contra os moinhos: um ensaio sobre o Movimento Escola Sem Partido Resumo
Tiago Ribeiro Santos, Gicele Maria Cervi
 
v. 27, n. 104 (2019): Revista Ensaio Jul./Set. O que mudou no desempenho educacional dos Institutos Federais do Brasil? Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Rogério Severiano Dutra, Giselle Bezerra Mesquita Dutra, Paulo Henrique Nobre Parente, Edilson Paulo
 
v. 27, n. 104 (2019): Revista Ensaio Jul./Set. O uso de indicadores para avaliação qualitativa de projetos educativos socioambientais: a gestão participativa no ambiente escolar Resumo   SciELO   SciELO (English)   SciELO (Español (España))
Renato de Oliveira Brito, Luíz Siveres, Célio da Cunha
 
v. 27, n. 104 (2019): Revista Ensaio Jul./Set. Principais fatores de resistência dos professores às inovações Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Nadezhda Nikolaevna Savina
 
v. 27, n. 104 (2019): Revista Ensaio Jul./Set. Processos de melhoria em centros educacionais: exemplificação de três campos de análise e inovação de profesores Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Francisco Javier Pericacho Gómez, María Vaíllo Rodríguez, Silvia Zamorano Gallego, Nuria Camuñas Sanchez-Paulete
 
v. 27, n. 104 (2019): Revista Ensaio Jul./Set. Percursos escolares de estudantes do ensino médio de escolas públicas do município de São Leopoldo, RS: desempenho escolar, perfil e características Resumo   SciELO   SciELO (English)   SciELO (Español (España))
Rosangela Fritsch, Ricardo Ferreira Vitelli, Cleonice Silveira Rocha, Camila Rivaldo Fensterseifer
 
v. 27, n. 104 (2019): Revista Ensaio Jul./Set. As Educadoras e os Educadores Sociais perante a Sociedade rede Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Marcos Cabezas González, Sonia Casillas Martín
 
v. 27, n. 104 (2019): Revista Ensaio Jul./Set. Jovens universitários em silêncio no mundo das informações: casos de liberação Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Ivar Cesar Oliveira de Vasconcelos, Adriana Lira, Iomar Pirangi Soares
 
v. 27, n. 104 (2019): Revista Ensaio Jul./Set. Retirando das caixas os “nascidos livres”: a liberdade de escolher as identidades Resumo   SciELO   SciELO (English)   SciElo (Español (España))
Saloshna Vandeyar
 
v. 27, n. 104 (2019): Revista Ensaio Jul./Set. Como o acesso à educação desmonta o mito da democracia racial Resumo   SciElo   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Nara Torrecilha Ferreira
 
v. 27, n. 103 (2019): Revista Ensaio Abr./Jun. A individualização dos percursos formativos como princípio organizador das políticas curriculares para o Ensino Médio no Brasil Resumo   SciELO   SciELO (English)   SciELO (Español (España))
Roberto Rafael Dias da Silva
 
v. 27, n. 103 (2019): Revista Ensaio Abr./Jun. A formação prática das vozes do corpo discente da pedagogia Resumo   SciELO   SciELO (English)   SciELO (Español (España))
Omar Turra-Diaz, Carolina Flores-Lueg
 
v. 27, n. 103 (2019): Revista Ensaio Abr./Jun. Implicações da concomitância na educação profissional financiada pelo Pronatec: na rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul (2012-2015). Resumo   SciELO   SciELO (English)   SciELO (Español (España))
Arão Davi Oliveira, Valdivina Alves Ferreira, Celeida Maria Costa de Souza e Silva
 
v. 27, n. 103 (2019): Revista Ensaio Abr./Jun. Aprendizagem do desenho artístico no ensino superior: concepções de estudantes Resumo   SciELO   SciELO (English)   SciELO (Español (España))
Luiz Gustavo Lima Freire, António Manuel Duarte
 
v. 27, n. 103 (2019): Revista Ensaio Abr./Jun. Avaliação de hábitos domésticos de crianças menores de seis anos quanto ao uso de tecnologia Resumo   SciELO   SciELO (English)   SciELO (Español (España))
Rosalía Romero Tena, Maria Puig Gutierrez, Maria del Carmen Llorente Cejudo
 
v. 27, n. 103 (2019): Revista Ensaio Abr./Jun. Ações de formação docente institucionais: quais as contribuições para a constituição do docente-bacharel? Resumo   SciELO   SciELO (English)   SciELO (Español (España))
Conceição de Maria Pinheiro Barros, Ana Maria Iorio Dias, Augusto Cezar de Aquino Cabral
 
v. 27, n. 103 (2019): Revista Ensaio Abr./Jun. Massificação, equidade, ensino superior: a universalização do ensino superior cubano Resumo   SciELO   SciELO (English)   SciELO (Español (España))
Gerardo Ramos Serpa, Adriana Lopez Falcon
 
v. 27, n. 103 (2019): Revista Ensaio Abr./Jun. As condições de democratização da gestão da escola pública brasileira Resumo   SciELO   SciELO (English)   SciELO (Español (España))
Ângelo Ricardo de Souza
 
v. 27, n. 103 (2019): Revista Ensaio Abr./Jun. Programa nacional de livro didático (PNLD): mudanças nos livros de alfabetização e os usos que os professores fazem desse recurso em sala de aula Resumo   SciELO   SciELO (English)   SciELO (Español (España))
Eliana Borges Correia de Albuquerque, Andrea Tereza Brito Ferreira
 
v. 27, n. 103 (2019): Revista Ensaio Abr./Jun. Uma solução para a divergência de diferentes padrões no SAEB Resumo   SciELO   SciELO (English)   SciELO (Español (España))
Ruben Klein
 
v. 27, n. 102 (2019): Revista Ensaio Jan./Mar. Dos castigos escolares à construção de sujeitos de direito: contribuições de políticas de direitos humanos para uma cultura da paz nas instituições educativas Resumo   SciELO   SciELO (English)   SciELO (Español (España))
Maria Elizete Guimaraes Carvalho, Grinaura Medeiros de Morais, Bruna Katherine Guimaraes Carvalho
 
v. 27, n. 102 (2019): Revista Ensaio Jan./Mar. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em ação: revisão de literatura Resumo   SciELO   SciELO (English)   SciELO (Español (España))
Marcia Aparecida Alferes, Jefferson Mainardes
 
v. 27, n. 102 (2019): Revista Ensaio Jan./Mar. Um modelo de formação orientada ao pessoal de licenciaturas do perfil técnico para as indústrias de alta tecnologia Resumo   SciELO   SciELO (English)   SciELO (Español (España))
Nataliya Nikolaevna Saveleva
 
v. 27, n. 102 (2019): Revista Ensaio Jan./Mar. A experimentação pedagógica territorial e a democratização do sistema educacional. Lições do Plano Experimental de Educação Rural de San Carlos (1944–1947) Resumo   SciELO   SciELO (English)   SciELO (Español (España))
Graciela Alejandra Rubio, Luis Osandon, Francisca Quinteros
 
v. 27, n. 102 (2019): Revista Ensaio Jan./Mar. Rede regionais para acreditação e avaliação da qualidade da educação superior Resumo   SciELO   SciELO (English)   SciELO (Español (España))
Margareth Guerra dos Santos, Denise Leite
 
v. 27, n. 102 (2019): Revista Ensaio Jan./Mar. Modelos para a integração pedagógica de tecnologias de informação e comunicação: uma revisão da literatura. Resumo   SciELO   SciELO (English)   SciELO (Español (España))
Olga Gonzalez Sosa, Cristina Hennig Manzuoli
 
v. 27, n. 102 (2019): Revista Ensaio Jan./Mar. Taxas longitudinais de retenção e evasão: uma metodologia para estudo da trajetória dos estudantes na educação superior Resumo   SciELO   SciELO (English)   SciELO (Español (España))
Paulo Lima Junior, Cynthia Bisinoto, Nilce Santos de Melo, Mauro Rabelo
 
v. 27, n. 102 (2019): Revista Ensaio Jan./Mar. Professores: quem são, onde trabalham, quanto ganham Resumo   SciELO   SciELO (English)   SciELO (Español (España))
Guilherme Hirata, João Batista Araujo e Oliveira, Talita de Moraes Mereb
 
v. 27, n. 102 (2019): Revista Ensaio Jan./Mar. “Escola sem Partido” para quem? Resumo   SciELO   SciELO (English)   s (Español (España))
Caroline Bastos Capaverde, Bruno de Souza Lessa, Fernando Dias Lopes
 
v. 27, n. 102 (2019): Revista Ensaio Jan./Mar. Conflitos em escolas públicas em Portugal: análise de um programa de governo Resumo   SciELO   SciELO (English)   SciELO (Español (España))
Ângela Maria Martins, Mariana Gaio Alves
 
v. 26, n. 101 (2018): Revista Ensaio Out./Dez. O Sistema Municipal de Ensino em analise: avancos e desafios Resumo   SciELO   SciELO (English)   SciELO (Español (España))
Sueli Menezes Pereira
 
v. 26, n. 101 (2018): Revista Ensaio Out./Dez. Famílias que educam em casa com TIC: um estudo qualitativo de múltiplos casos Resumo   SciELO   SciELO (English)   SciELO (Español (España))
Angélica Pineda Franky, Andrés Chiappe
 
v. 26, n. 101 (2018): Revista Ensaio Out./Dez. Vem educar com a gente: o incentivo de governo e escolas à coprodução da educação por familiares de alunos Resumo   SciELO   SciELO (English)   SciELO (Español (España))
Guilherme Ferreira Soares, Josivania Silva Farias
 
v. 26, n. 101 (2018): Revista Ensaio Out./Dez. A utilização do modelo multifacetas de Rasch na análise das influências dos avaliadores sobre as avaliações com itens abertos Resumo   SciELO   SciELO (English)   SciELO (Español (España))
Sonia Ferreira Lopes Toffoli, Cristina Valeria Bulhoes Simon
 
v. 26, n. 101 (2018): Revista Ensaio Out./Dez. O Plano Nacional de Educação 2014–2024 e os desafios para a Educação Especial na perspectiva de uma Cultura Inclusiva Resumo   SciELO   SciELO (English)   SciELO (Español (España))
Janaina de Oliveira Macena, Laura Regina Paniagua Justino, Vera Lúcia Messias Fialho Capellini
 
v. 26, n. 101 (2018): Revista Ensaio Out./Dez. Autoavaliação das escolas em Portugal: resposta emancipatoria ou resposta legal? Resumo   SciELO   SciELO (English)   SciELO (Español (España))
Maria Joao de Carvalho, Helena Correia
 
v. 26, n. 101 (2018): Revista Ensaio Out./Dez. Ensinar e pesquisar indicadores de qualidade: uma parceria com estudantes do ensino fundamental Resumo   SciELO   SciELO (English)   SciELO (Español (España))
Sandra Lúcia Ferreira, Margaréte May Berkenbrock-Rosito, Julio Gomes Almeida
 
v. 26, n. 101 (2018): Revista Ensaio Out./Dez. Assessoria a equipes de gestão e liderança educacional a partir da abordagem de competências funcionais Resumo   SciELO   SciELO (English)   SciELO (Español (España))
Carolina Iturra Herrera, Vìctor Eduardo Cancino Cancino
 
v. 26, n. 101 (2018): Revista Ensaio Out./Dez. Educação, Institucionalização e Legitimação: novas arquiteturas educativas à luz do modelo neo-institucional em Portugal Resumo   SciELO   SciELO (English)   SciELO (Español (España))
Daniela Vilaverde e Silva
 
v. 26, n. 101 (2018): Revista Ensaio Out./Dez. O projeto da MP nº 746: entre o discurso e o percurso de um novo ensino médio Resumo   SciELO   SciELO (English)   SciELO (Español (España))
Rosilda Arruda Ferreira, Luiza Olívia Lacerda Ramos
 
v. 26, n. 100 (2018): Revista Ensaio Jul./Set. Avaliação de processos para a formação docente fundamentados na perspectiva dialogico-problematizadora: categorias de analise Resumo   SciELO   SciElo (English)   SciElo (Español (España))
Marcelo Lambach, Carlos Alberto Marques, Antônio Fernando Gouvea da Silva
 
v. 26, n. 100 (2018): Revista Ensaio Jul./Set. Plano de Desenvolvimento da Educação e Plano de Acoes Articuladas: interferencias e contradicoes do Plano de Acoes Articuladas na gestao dos sistemas municipais de ensino em Goias Resumo   SciELO   SciELO (English)   SciELO (Español (España))
Luis Gustavo Alexandre Silva, Suely Ferreira
 
v. 26, n. 100 (2018): Revista Ensaio Jul./Set. Egressos: um olhar sobre as trajetorias de graduados em Pedagogia do Instituto Nacional de Educação de Surdos Resumo   SciELO   SciELO (English)   SciELO (Español (España))
Marcia Moraes, Bruno Galasso, Ricardo Janoario, Dirceu Esdras
 
v. 26, n. 100 (2018): Revista Ensaio Jul./Set. O “Programa Mulheres Mil” no Espirito Santo: uma politica pública educacional de equidade de genero? Resumo   SciELO   SciELO (English)   SciELO (Español (España))
Elisabete Corcetti, Susane Petinelli Souza, Maria das Dores Saraiva de Loreto
 
v. 26, n. 100 (2018): Revista Ensaio Jul./Set. A eficácia dos programas de educação compensatória nos resultados escolares: analise do programa nacional portugues de educação compensatória ao longo de 13 anos Resumo   SciELO   SciELO (English)   SciELO (Español (España))
Helder Ferraz, Tiago Neves, Gil Nata
 
v. 26, n. 100 (2018): Revista Ensaio Jul./Set. Educação Comparada Brasil–Espanha: Estado da Arte 1990–2014 Resumo   SciELO   SciELO (English)   SciELO (Español (España))
Donaldo Bello de Souza, Neusa Chaves Batista
 
v. 26, n. 100 (2018): Revista Ensaio Jul./Set. Uso de indicadores para diagnostico situacional de Instituicoes de Ensino Superior Resumo   SciELO   SciELO (English)   SciELO (Español (España))
Wagner Bandeira Andriola, Adriana Castro Araújo
 
v. 26, n. 100 (2018): Revista Ensaio Jul./Set. Avaliação institucional de escolas de Educação Basica em Portugal: politicas, processos e práticas Resumo   SciELO   SciELO (English)   SciELO (Español (España))
Virginio Sa
 
v. 26, n. 100 (2018): Revista Ensaio Jul./Set. Concepcoes de aprendizagem em estudantes do ensino superior: Reanalise do COLI (Inventario de Concepcoes de Aprendizagem) Resumo   SciELO   SciELO (English)   SciELO (Español (España))
Maria Elisa Chaleta
 
251 a 300 de 732 itens << < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>