Educação, Institucionalização e Legitimação: novas arquiteturas educativas à luz do modelo neo-institucional em Portugal

Daniela Vilaverde e Silva

Resumo


Na alvorada do novo milenio esbocou-se em Portugal uma nova arquitetura na promocao do direito à educação destinada aos adultos: os processos de reconhecimento, validação e certificação de competencias (RVCC), conferindo aos adultos certificação escolar e profissional. Neste artigo, pretendemos refletir sobre a) a importância das dimensoes simbolicas no seio da sociologia organizacional, tendo em conta os contributos teoricos do modelo neo-institucional; b) o papel do avaliador externo no júri de certificação no processo de RVCC a partir do olhar dos diferentes atores num Centro Novas Oportunidades (CNO), do distrito de Braga e da aplicação de um questionario aos diretores/coordenadores dos CNO do norte de Portugal. Os dados obtidos na investigação denunciam que a figura do avaliador externo nos processos de RVCC e relevante sociologicamente sobretudo pela sua dimensao simbolica.


Palavras-chave


Modelo neo-institucional; Certificação escolar; Avaliador

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DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-403620180026001177

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