- Foco e Escopo
- Políticas de Seção
- Processo de Avaliação pelos Pares
- Periodicidade
- Política de Acesso Livre
- Arquivamento
- Ficha Catalográfica
- Base de dados
- Portais Especializados
- Buscadores de Literatura científica (Open access)
- Avaliadores ad hoc por número
Foco e Escopo
1) A revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação tem por finalidade publicar artigos relacionados à Educação, tendo como temática questões sobre avaliação e políticas públicas em Educação, resultantes de pesquisas, estudos teóricos e ensaios.
2) Os artigos submetidos à revista Ensaio, obrigatoriamente, devem seguir a linha editorial da revista e atender às normas estabelecidas para publicação.
3) A revista ENSAIO só aceita colaborações inéditas, podendo os artigos ser apresentados em português, inglês ou espanhol. A revista ENSAIO não cobra taxa aos autores. Entende-se que um artigo e inédito quando não foi integralmente publicado em nenhuma revista nacional ou estrangeira, em anais de congressos/seminários, em espaços virtuais da internet que tenham a finalidade de divulgação de trabalhos científicos e acadêmicos. Ainda deve originar-se de pesquisa científica na área de educação.
Políticas de Seção
Nota da Editora
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Editorial
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Artigos
Politica padrao de secao
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Informes e Participações
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Preito
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Agradecimentos
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Processo de Avaliação pelos Pares
A imparcialidade, uma das características básicas da revista Ensaio, tem por propósito evitar conflito potencial de interesse. A apreciação dos textos enviados se processa em dois momentos: primeiramente é feita a apreciação pelo Comitê Editorial, que examina a adequação do trabalho à linha editorial da Revista. A seguir, o texto é encaminhado a, pelo menos, dois especialistas, que devem pronunciar-se por escrito, emitindo pareceres sobre a conveniência ou não de sua aceitação. Dos pareceres emitidos, podem constar sugestões de alterações, acréscimos ou adaptações necessárias ao aprimoramento do texto examinado (que deverão ser efetuados segundo a concordância do autor), com vista à possível publicação. Os autores deverão acompanhar o processo editorial através do site da revista. Nele é possível observar os pareceres emitidos. Nesse processo, os nomes dos pareceristas e os nomes dos autores permanecerão às cegas (em sigilo), garantindo a imparcialidade no julgamento dos critérios de aceitação.
Periodicidade
A revista é publicada trimestralmente. Os períodos são Jan./Mar., Abr./Jun., Jul./Set. e Out./Dez.
A Ensaio é uma revista de Publicação Contínua.
Política de Acesso Livre
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação utiliza o modelo open access (acesso aberto) de publicação e é, portanto, livre para qualquer pessoa ler e baixar, e para copiar e divulgar para fins educacionais. Copyright licença CC BY 4.0
Arquivamento
Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuido entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservacao e restauracao. Saiba mais...
Ficha Catalográfica
Base de dados
Educ@ - Periódicos online de Educação
EDUBASE - Base de Dados da Faculdade de Educação (Campinas/SP, UNICAMP)
OEI - Organización de Estados Iberoamericanos (Madri, Espanha, CREDI)
Redalyc - Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal da Universidad Autónoma del Estado de México-UAMEX (México)
SciELO Brasil - Scientifi c Electronic Library Online (a partir de agosto de 2005) - Métricas
SCOPUS - Scopus Preview ou SJR (gráficos)
Sumários.org - Sumários de Revistas Brasileiras da Fundação de Pesquisas Científicas de Ribeirão Preto-FUNPEC-RP (Ribeirão Preto, SP)
Portais Especializados
BBE - Bibliografia Brasileira de Educação (Brasília, INEP)
CLASE - Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades (México, UNAM)
Ebsco - https://www.ebscohost.com/titleLists/foh-coverage.htm (Massachusetts, United States)
ERIHPLUS - ERIHPLUS é um índice que contém informações bibliográficas sobre periódicos acadêmicos nas ciências humanas e sociais.
Oasis - Portal brasileiro de publicações científicas em acesso aberto do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia-IBICT (Brasília, DF)
Qualis/CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Brasília, DF)
SIBE - Sistema de Informações Bibliográficas em Educação (Brasília, INEP)
Buscadores de Literatura científica (Open access)
Aura- é uma iniciativa cooperativa e multi-institucional criada com o objetivo de reunir as políticas editoriais das revistas científicas publicadas na América Latina. O Diretório visa reunir informações relativas ao tipo de acesso permitido, licença Creative Commons adotada, permissão ou não de auto-arquivamento etc.
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...da AmeliCA es una infraestructura de comunicación para la publicación académica y la ciencia abierta. Es una iniciativa sostenida de forma cooperativa y centrada en el modelo de publicación sin fines de lucro para conservar la naturaleza académica y abierta de la comunicación científica. Su lema es "Conocimiento Abierto sin multas de lucro propiedad de la academia "
DIADORIM - Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia-IBICT (Brasília, DF)
DOAJ - Directory of Open Accsess Journals
Avaliadores ad hoc por número
Volume: 28, ano: 2020.
106 jan./mar.
107 abr./jun.
108 jul./set.
109 out./dez.
Volume: 29, ano: 2021.
110 jan./mar.
111 abr./jun.
112 jul./set.
113 out/dez https://www.scielo.br/j/ensaio/a/ZfMcDrfCXwQZjPgJKGN67sy/?lang=pt