Políticas Editoriais

Foco e Escopo

1) A revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação tem por finalidade publicar artigos relacionados à Educação, tendo como temática questões sobre avaliação e políticas públicas em Educação, resultantes de pesquisas, estudos teóricos e ensaios.

2) Os artigos submetidos à revista Ensaio, obrigatoriamente, devem seguir a linha editorial da revista e atender às normas estabelecidas para publicação.

3) A revista ENSAIO só aceita colaborações inéditas, podendo os artigos ser apresentados em português, inglês ou espanhol. A revista ENSAIO não cobra taxa aos autores. Entende-se que um artigo e inédito quando não foi integralmente publicado em nenhuma revista nacional ou estrangeira, em anais de congressos/seminários, em espaços virtuais da internet que tenham a finalidade de divulgação de trabalhos científicos e acadêmicos. Ainda deve originar-se de pesquisa científica na área de educação.

 

Políticas de Seção

Nota da Editora

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Editorial

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Politica padrao de secao

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Pagina Aberta

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Pesquisa em Síntese

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Informes e Participações

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Preito

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Errata

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Agradecimentos

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A imparcialidade, uma das características básicas da revista Ensaio, tem por propósito evitar conflito potencial de interesse. A apreciação dos textos enviados se processa em dois momentos: primeiramente é feita a apreciação pelo Comitê Editorial, que examina a adequação do trabalho à linha editorial da Revista. A seguir, o texto é encaminhado a, pelo menos, dois especialistas, que devem pronunciar-se por escrito, emitindo pareceres sobre a conveniência ou não de sua aceitação. Dos pareceres emitidos, podem constar sugestões de alterações, acréscimos ou adaptações necessárias ao aprimoramento do texto examinado (que deverão ser efetuados segundo a concordância do autor), com vista à possível publicação. Os autores deverão acompanhar o processo editorial através do site da revista. Nele é possível observar os pareceres emitidos. Nesse processo, os nomes dos pareceristas e os nomes dos autores permanecerão às cegas (em sigilo), garantindo a imparcialidade no julgamento dos critérios de aceitação.

 

Periodicidade

A revista é publicada trimestralmente. Os períodos são Jan./Mar., Abr./Jun., Jul./Set. e Out./Dez.

Além do tradicional modo impresso publicamos em Ahead Of Print.

 

Política de Acesso Livre

Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação utiliza o modelo open access (acesso aberto) de publicação e é, portanto, livre para qualquer pessoa ler e baixar, e para copiar e divulgar para fins educacionais. Copyright CC-BY-NC.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuido entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservacao e restauracao. Saiba mais...

 

Ficha Catalográfica

 

Portais Especializados

BBE - Bibliografia Brasileira de Educação (Brasília, INEP)

CLASE - Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades (México, UNAM)

Ebsco - https://www.ebscohost.com/titleLists/foh-coverage.htm (Massachusetts, United States)

Oasis - Portal brasileiro de publicações científicas em acesso aberto do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia-IBICT (Brasília, DF)

Qualis/CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Brasília, DF)

SIBE - Sistema de Informações Bibliográficas em Educação (Brasília, INEP)

ERIHPLUS - ERIHPLUS é um índice que contém informações bibliográficas sobre periódicos acadêmicos nas ciências humanas e sociais.

 

Buscadores de Literatura científica (Open access)

Aura - é uma iniciativa cooperativa e multi-institucional criada com o objetivo de reunir as políticas editoriais das revistas científicas publicadas na América Latina. O Diretório visa reunir informações relativas ao tipo de acesso permitido, licença Creative Commons adotada, permissão ou não de auto-arquivamento etc.

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...da AmeliCA es una infraestructura de comunicación para la publicación académica y la ciencia abierta. Es una iniciativa sostenida de forma cooperativa y centrada en el modelo de publicación sin fines de lucro para conservar la naturaleza académica y abierta de la comunicación científica. Su lema es "Conocimiento Abierto sin multas de lucro propiedad de la academia "

DIADORIM - Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia-IBICT (Brasília, DF)

DOAJ - Directory of Open Accsess Journals