Uma nova maneira de avaliar as competencias escritoras na redação do ENEM

Ruben Klein, Nilma Fontanive

Resumo


O artigo apresenta um estudo realizado com a correcao da redação do ENEM 2008 adotando-se uma nova forma de avaliar o dominio das competencias escritoras do exame. Cada competencia e seus criterios de correcao foram tratados como 5 itens politomos com ordenação de resposta de 1 a 7 . Essa metodologia possibilita que se obtenha para cada competencia/item politomo as estatisticas classicas, percentuais de resposta por categoria, coeficientes ponto-polisseriais e ponto-bisseriais por categoria de resposta. Permite tambem o uso da Teoria da Resposta ao Item-Tri para obter-se uma escala de proficiencias de Redação no ENEM. A adocao de metodologia de interpretação de escalas permite descrever as competencias e habilidades dominadas pelos candidatos nos diferentes niveis da escala, possibilitando definir os pontos nos quais as categorias de resposta das competencias sao dominadas. O uso dessa metodologia pode aperfeicoar a apresentação dos resultados do ENEM e ser útil para maior aprofundamento dos resultados da redação. Com esse trabalho os autores pretendem introduzir uma discussao do uso da TRI na correcao da redação do ENEM.

Palavras-chave


ENEM; Correcao de redação e avaliação de competencias escritoras; Teoria da Resposta ao Item e interpretação de escala

Referências


BAKER, F. B Item Response Theory: parameter estimation techniques. New York: MarcelDekker, 1992.

BOCK, D.; MURAKI, E. Parscale irt scaling, item analysis, and scoring or rating scale data. Lincolnwood, IL: SSI, 2003.

CESPE; FUNDACAO CESGRANRIO. Relatorio do ENEM 2008. Rio de Janeiro, 2008. v. 1.

KLEIN, R. Utilizacao da Teoria de Resposta ao Item no Sistema Nacional de Avaliacao da Educação Basica (SAEB). Ensaio: avaliacao e politicas públicas em educacao, Rio de Janeiro, v. 11, n. 40, p. 283-296, jul./set. 2003.

KLEIN, R.; FONTANIVE, N. Avaliacao em larga escala. Em Aberto, Brasilia, DF, v. 15, n. 66, p. 29-34, 1995.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Apoio:


Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)  

Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)

SCImago Journal & Country Rank