Uma nova maneira de avaliar as competencias escritoras na redação do ENEM

Ruben Klein, Nilma Fontanive

Resumo


O artigo apresenta um estudo realizado com a correcao da redação do ENEM 2008 adotando-se uma nova forma de avaliar o dominio das competencias escritoras do exame. Cada competencia e seus criterios de correcao foram tratados como 5 itens politomos com ordenação de resposta de 1 a 7 . Essa metodologia possibilita que se obtenha para cada competencia/item politomo as estatisticas classicas, percentuais de resposta por categoria, coeficientes ponto-polisseriais e ponto-bisseriais por categoria de resposta. Permite tambem o uso da Teoria da Resposta ao Item-Tri para obter-se uma escala de proficiencias de Redação no ENEM. A adocao de metodologia de interpretação de escalas permite descrever as competencias e habilidades dominadas pelos candidatos nos diferentes niveis da escala, possibilitando definir os pontos nos quais as categorias de resposta das competencias sao dominadas. O uso dessa metodologia pode aperfeicoar a apresentação dos resultados do ENEM e ser útil para maior aprofundamento dos resultados da redação. Com esse trabalho os autores pretendem introduzir uma discussao do uso da TRI na correcao da redação do ENEM.

Palavras-chave


ENEM; Correcao de redação e avaliação de competencias escritoras; Teoria da Resposta ao Item e interpretação de escala

Referências


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