Um salto para a performatividade: sentidos atribuidos à qualidade da educação

Talita Vidal Pereira, Luciana Velloso da Silva Seixas

Resumo


Neste artigo procuramos discutir os efeitos da instauração da cultura da performatividade (BALL, 2004) nas escolas da rede municipal de ensino na cidade do Rio de Janeiro, a partir da implementação do Projeto “Salto de Qualidade na Educação Carioca”. Trata-se de um projeto de intervencao que envolve múltiplas acoes desenvolvidas ao longo de 2009 e que tem como objetivo a melhoria da qualidade do ensino oferecido às criancas. Com base na teoria do discurso (LACLAU; MOUFFE, 2004) procuramos problematizar os sentidos atribuidos à qualidade. A analise foi desenvolvida a partir das declaracoes dos gestores da administração municipal, que atraves da midia impressa procuram impor os sentidos que atribuem à educação de qualidade. Analisamos tambem os relatos colhidos em entrevistas em uma escola da rede envolvida no projeto.

Palavras-chave


Performatividade; Cultura escolar; Teoria do Discurso

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