Balanco do programa de supervisao, apoio, acompanhamento e avaliação ao periodo probatorio em Portugal – dos eixos de intervencao a uma visao prospetiva

Maria do Ceu Roldao, Pedro Rocha dos Reis, Nilza Costa

Resumo


Neste artigo faz-se uma analise global do impacto do Programa de Supervisao, Acompanhamento e Avaliação do Periodo Probatorio de Professores (PSAAPPP) no que respeita aos seus principais eixos de intervencao – supervisao, formação e colaboração.

Palavras-chave


Periodo probatorio; Indução; Desenvolvimento profissional; Supervisao

Referências


ALARCAƒO, I.; ROLDAƒO, M. C. SupervisA£o: um contexto de desenvolvimento profissional dos professores. 2. ed. Mangualde: PEDAGO, 2008.

CANARIO, R. A escola: o lugar onde os professores aprendem. In: CONGRESSO DE SUPERVISAƒO, 1., 2009, Aveiro. Atas... Aveiro: Universidade de Aveiro, 2009. p. 11-23.

CANARIO, R. O que A© a escola?: um olhar sociolA³gico. Porto: Porto, 2005.

COSTA, N.; MARTINS, I.; CANDEIAS, I. AvaliaA§A£o e regulaA§A£o do desempenho profissional. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2010. (ColeA§A£o SituaA§Aµes de FormaA§A£o n. 4).

COSTA, J.; NETO-MENDES, A. S.; SOUSA, L. (Orgs.) AvaliaA§A£o das organizaA§Aµes educativas. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2003.

LEITE, T. Planeamento e conceA§A£o da aA§A£o de ensinar. Aveiro: Universidade de Aveiro. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2010. (ColeA§A£o SituaA§Aµes de FormaA§A£o n. 2).

MARCELO, C. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. SA­sifo: Revista de ciAancias da educaA§A£o, Lisboa, n. 8, jan./abr. 2009.

PORTUGAL. MinistA©rio da EducaA§A£o. Decreto Regulamentar nº 4, de 5 de Fevereiro de 2008. O presente decreto regulamentar define a composiA§A£o e o modo de funcionamento do conselho cientA­fico para a avaliaA§A£o de professores. DiA¡rio da RepAºblica, n. 25, de 5 de fevereiro de 2008. SA©rie 1, p. 913-915.

REIS, P. Uma iniciativa de desenvolvimento profissional para a discussA£o de controvA©rsias sociocientA­ficas em sala de aula. InteracA§Aµes, Portugal, v. 2, n. 4, p. 64-107, 2006. DisponA­vel em: . Acesso em: 10 abr. 2012.

REIS, P. A gestA£o do trabalho em grupo. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2011. (ColecA§A£o InduA§A£o e Desenvolvimento Profissional Docente).

ROLDAƒO, M. C. Ensinar e aprender: o saber e o agir distintivos do profissional docente. In: ENS, R. T.; BEHRENS, M. A. (Orgs.). FormaA§A£o do professor: profissionalidade, pesquisa e cultura escolar. Curitiba: Editora Champagnat, 2010. p. 25-42.

_____. FormaA§A£o de professores na investigaA§A£o portuguesa: um olhar sobre a funA§A£o do professor e o conhecimento profissional. FormaA§A£o Docente: Revista brasileira de pesquisa sobre formaA§A£o de professores, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, ago./dez. 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

SCImago Journal & Country Rank