Balanco do programa de supervisao, apoio, acompanhamento e avaliação ao periodo probatorio em Portugal – dos eixos de intervencao a uma visao prospetiva

Maria do Ceu Roldao, Pedro Rocha dos Reis, Nilza Costa

Resumo


Neste artigo faz-se uma analise global do impacto do Programa de Supervisao, Acompanhamento e Avaliação do Periodo Probatorio de Professores (PSAAPPP) no que respeita aos seus principais eixos de intervencao – supervisao, formação e colaboração.

Palavras-chave


Periodo probatorio; Indução; Desenvolvimento profissional; Supervisao

Referências


ALARCÃO, I.; ROLDÃO, M. C. Supervisão: um contexto de desenvolvimento profissional dos professores. 2. ed. Mangualde: PEDAGO, 2008.

CANARIO, R. A escola: o lugar onde os professores aprendem. In: CONGRESSO DE SUPERVISÃO, 1., 2009, Aveiro. Atas... Aveiro: Universidade de Aveiro, 2009. p. 11-23.

CANARIO, R. O que é a escola?: um olhar sociológico. Porto: Porto, 2005.

COSTA, N.; MARTINS, I.; CANDEIAS, I. Avaliação e regulação do desempenho profissional. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2010. (Coleção Situações de Formação n. 4).

COSTA, J.; NETO-MENDES, A. S.; SOUSA, L. (Orgs.) Avaliação das organizações educativas. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2003.

LEITE, T. Planeamento e conceção da ação de ensinar. Aveiro: Universidade de Aveiro. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2010. (Coleção Situações de Formação n. 2).

MARCELO, C. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. Sísifo: Revista de ciAancias da educação, Lisboa, n. 8, jan./abr. 2009.

PORTUGAL. Ministério da Educação. Decreto Regulamentar nº 4, de 5 de Fevereiro de 2008. O presente decreto regulamentar define a composição e o modo de funcionamento do conselho científico para a avaliação de professores. Diário da República, n. 25, de 5 de fevereiro de 2008. Série 1, p. 913-915.

REIS, P. Uma iniciativa de desenvolvimento profissional para a discussão de controvérsias sociocientíficas em sala de aula. Interacções, Portugal, v. 2, n. 4, p. 64-107, 2006. Disponível em: . Acesso em: 10 abr. 2012.

REIS, P. A gestão do trabalho em grupo. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2011. (Colecção Indução e Desenvolvimento Profissional Docente).

ROLDÃO, M. C. Ensinar e aprender: o saber e o agir distintivos do profissional docente. In: ENS, R. T.; BEHRENS, M. A. (Orgs.). Formação do professor: profissionalidade, pesquisa e cultura escolar. Curitiba: Editora Champagnat, 2010. p. 25-42.

_____. Formação de professores na investigação portuguesa: um olhar sobre a função do professor e o conhecimento profissional. Formação Docente: Revista brasileira de pesquisa sobre formação de professores, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, ago./dez. 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Apoio:


Programa de Apoio às Publicacoes Cientificas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e tecnologico (CNPq), Ministerio da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)  

Revista chancelada pela Unesco. Revista parceira da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)

SCImago Journal & Country Rank