Uma analise da progressao dos alunos cotistas sob a primeira ação afirmativa brasileira no ensino superior: o caso da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Alvaro Alberto Ferreira Mendes Junior

Resumo


Este artigo examina a progressao de candidatos cotistas e nao cotistas ingressantes em 2005 na instituicao responsavel pela primeira ação afirmativa no ensino superior brasileiro. Os resultados foram reveladores. Em relação aos coeficientes de rendimento (CR), foi possivel perceber um pior desempenho entre os cotistas. Alem disto, mostramos que a diferenca entre os nao cotistas e cotistas e maior em cursos com alta dificuldade relativa, e que os diferenciais de CR nao tem diminuido significativamente ao longo do curso. Quando o foco da analise se direciona para as taxas de graduação e evasao, notamos um melhor desempenho entre os cotistas. A partir da analise da coorte definida, mostramos que os cotistas apresentam maiores taxas de graduação em 2009, 2010 e 2011. Tambem apresentam menores evasoes durante o primeiro ano e ao restante do curso. Esta pesquisa conclui que os cotistas matriculados na UERJ tendem a atribuir um alto valor ao curso em que ingressam. Por isto, persistem em uma maior proporcao na universidade a despeito de menores coeficientes de rendimento medios.

Palavras-chave


Acao Afirmativa; Cotas; Progressao; UERJ

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